Como comprar peixe para sashimi?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Como escolher peixe para sushi e sashimi

  1. Os olhos devem estar claros e transparentes. ...
  2. As guelras devem estar vermelhas, de cor forte. ...
  3. A carne deve ser firme: ao ser apertada com o dedo, precisa “voltar para o lugar”;
  4. A barriga também deve ter firmeza, não pode estar muito mole;

Em resumo, acho que há diferenças nos sabores e consistências de peixes congelados comparados a de um peixe fresco, mas, se o processo de congelamento e descongelamento for feito corretamente, com a manipulação for adequada, você pode comer como sashimi ou sushi.

Na hora de escolher seu salmão para o seu sushi ou sashimi os seguintes pontos devem ser considerados:

  1. O peixe deve possuir uma espessura alta e a carne firme.
  2. Os olhos do peixe devem estar úmidos, com o aspecto brilhante.
  3. O peixe deve ter a pele brilhante (prateado claro).

A truta salmonada, também conhecida como truta salmão, possui algumas pintas avermelhadas, ao contrário do salmão. A coloração da carne do peixe também ajuda na diferenciação. Enquanto a truta salmonada possui uma tonalidade mais intensa, o salmão apresenta um tom mais suave.

atum

“É normal que os restaurantes substituam o salmão selvagem e o atum por outros tipos de peixes, como a Truta Salmonada (no lugar do salmão) e a Albacora (uma das espécies do atum de menor classificação).

Tilápia: é um peixe branco com carne macia, opaca e com sabor sutil. É muito usado em ceviches e sashimis, em preparos crus, ou filés, na modalidade assada.

Para fazer um sashimi, coloque o filé de peixe à sua frente. Lembre-se de cobrir sua mesa com uma tábua de qualidade. O peixe deve ficar na horizontal na sua frente para que o corte das fatias aconteça de maneira perpendicular à carne do peixe. Use as pinças para remover os últimos espinhos, se você os vir.

Sempre que tiver tempo, opte por descongelar o peixe na geladeira. A melhor maneira de manter o sabor original do peixe é colocando-o na geladeira durante toda a noite anterior ao dia de preparo. Assim, você consegue mantê-lo em baixa temperatura e ele vai descongelando gradualmente.

Para aproveitar melhor o sabor desses alimentos e garantir um sushi seguro, esses ingredientes devem ser mantidos no refrigerador por até 24 horas e, caso não sejam utilizados, descartados.

Peixes que podem ser consumidos crus
De maneira geral, aposte em tipos como o salmão, o atum, a tilápia, o arenque e o linguado ao comer peixe cru.

Elas devem estar bem uniformes, sem soltar com facilidade. A “babinha” sobre a pele, o muco protetor do peixe, indica que ele está bem fresco também. No caso de salmão já aberto, verificar a coloração dele: tem que estar uma cor laranja bem viva. O peixe não pode ter um cheiro forte.

- Limpe bem seu salmão em água corrente! Peixe fresco é a única carne que devemos lavar!!! (Existe uma polêmica em torno disso, porém é muito provável que seu filé venha com escamas soltas. Dele próprio ou dos outros peixes que estavam em contato com ele.

Como reconhecer o verdadeiro salmão? Quando os peixes são servidos com a pele é possível identificar facilmente a diferença. A truta salmonada, também conhecida como truta salmão, possui algumas pintas avermelhadas, ao contrário do salmão. A coloração da carne do peixe também ajuda na diferenciação.

No Brasil, o filé de peixe Merluza, proveniente da Argentina, está perdendo mercado para o filé de peixe Polaca do Alasca, importado da China e pescado na costa americana, pela semelhança e preço mais atraente aos consumidores.

A chef Cyntia explica que tilápia, pacu e pintado lideram a lista dos mais baratos, mas há ainda outras opções que podem ser econômicas.

Merluza. Parecida com a tilápia, a merluza também possui carne branca, magra e poucas espinhas. Possui um preço acessível e sabor um pouco mais marcante. Rica em proteína, é uma boa opção para quem quer perder peso ou se preocupa com a quantidade de gorduras.

Para quem está iniciando no mundo culinário japonês, o primeiro sabor indicado para provar é o Califórnia, composto por arroz, nori, manga, pepino e saquê. Isso mesmo, nada de peixe cru!

Os variados peixes e frutos do mar para sushi
O sushi é um prato de origem Japonesa que leva peixes de variados tamanhos e espécies em sua composição, além de arroz japonês, algas marinhas e molho shoyu (opcional). O prato pode ser servido com o peixe cru ou frito.

Peixe Salmão em Cubos Carrefour Aprox.
Regiões metropolitanas: 3004-2222. Demais regiões: 0800-718-2222.

Na verdade, o Saint Peter é a tilápia vermelha, de origem israelense. Já a tilápia cinza é africana. Mas a característica mais importante na hora fazer a diferenciação é que a Saint Peter geralmente é criada em cativeiro e alimentada com ração, o que não deixa que a carne fique com o gosto de terra.