Como comprar passagens de ônibus para outra pessoa?

Perguntado por: zcurado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Posso comprar passagem para outra pessoa viajar? Sim, desde que o beneficiado (quem vai viajar) seja identificado no campo "Nome", da etapa "Identificação" do processo de compra on-line.

Sobre os documentos necessários, todos precisam apresentar RG ou outro documento de identificação com foto para conseguir viajar normalmente.

A passagem aérea é pessoal e intransferível; ou seja, somente você poderá utilizá-la e embarcar no avião com ela. Isso acontece por motivos de segurança.

Tais políticas se baseiam na Resolução 138/2010 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que proíbe a transferência de passagem aérea por ser considerada pessoal e intransferível.

Em cumprimento à Resolução ANAC nº 595/2020 que alterou a Resolução ANAC nº 255/2012, a partir de nov/2021, passará a ser obrigatório no momento da venda da passagem aérea as informações sobre o número de CPF e dados de contato (telefone e/ou e-mail) de todos os passageiros embarcando em voos domésticos.

Remarcação. A compra de passagens rodoviárias garante a partida do ônibus, ainda que outros bilhetes não sejam vendidos para aquele horário. Por isso, os especialistas aconselham que aquele que planeja uma viagem, mesmo sem data definida, já aproveite para adquirir a passagem antecipadamente.

A boa notícia é que a maioria dos brasileiros tem o mais comum entre os documentos para viagem nacional no bolso: o documento de identidade, ou RG. Caso você tenha perdido a sua carteira de identidade e queira utilizar o seu CPF, porém, não será possível.

Então, basta portar o RG ou outro documento de identificação com foto. Caso a criança seja muito pequena, pode ser a Certidão de Nascimento.

Em primeiro lugar, o passageiro deve baixar um aplicativo no smartphone. Assim, já consegue ter acesso à função. O próximo passo é fazer um cadastro. Depois, o passageiro deve comprar créditos, que são as passagens.

Comprar passagem de ônibus pelo celular é possível por meio do aplicativo Buson (antigo Guichê Virtual), disponível para Android e iPhone (iOS). A plataforma possibilita a compra de tíquetes para mais de 70 mil rotas intermunicipais e interestaduais, oferecidas por mais de 250 empresas parceiras.

Os melhores lugares para comprar passagens baratas são o ClickBus, a Buser e a Quero Passagem.

Quando comprar passagem de ônibus. Não existe uma data específica ideal para adquirir a passagem de ônibus. Você pode reservar o seu bilhete com um mês de antecedência ou no dia em que irá embarcar. Entretanto, é importante notar que, quanto mais próximo do dia da saída, menor será a disponibilidade de assentos.

A ANAC possui uma resolução que garante a correção de dados e erros de grafia de nomes e sobrenomes em bilhetes aéreos. Segundo a resolução n° 400/2016, é obrigação do passageiro solicitar a correção dos dados da passagem e o prazo máximo para isso acontecer é até o momento do check-in.

Bilhete Único cadastrado
A Tarifa Integrada Comum de R$ 7,65 permite até três embarques em ônibus diferentes, no período de 3 horas e um embarque no sistema de trilhos, nas duas primeiras horas.

Para solicitar a autorização, é necessário apresentar documento de identificação da criança - certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) ou carteira de identidade - e dos pais ou responsáveis - carteira de identidade ou outro documento que tenha validade por força de lei.

Para isso, clique em “adicionar mais passageiros” e preencha com as informações da outra pessoa que irá viajar com você. Importante: você deve selecionar todos os passageiros que irão viajar antes de seguir para a etapa de pagamento.

Passagem aérea
É preciso apresentar alguns dados, como RG e CPF. Para comprar pela internet, é preciso ter um cartão de crédito. Os valores podem variar de acordo com horário e época do ano, por isso, comprar com antecedência pode garantir bons descontos.

O comprovante de compra da passagem aérea deve conter as seguintes informações: valor total da passagem aérea, com a discriminação dos seus itens; regras e eventuais multas; tempo de conexão e troca de aeroportos, quando houver; regras e valores do transporte de bagagem; nome e sobrenome do passageiro; horário e data ...

Carteira de identidade emitida por órgãos de identificação; Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS; Carteira Nacional de Habilitação (CNH);