Como comer sushi com molho shoyu?

Perguntado por: rcruz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Para isso, basta colocar um palitinho sobre o peixe e o outro sobre o fundo do sushi. Aí é só dar uma leve virada com a mão para molhar apenas o peixinho e voilà: um sushi inteiro e temperadinho com shoyu na medida certa!

Molho shoyu combina com comida asiática
Já percebeu que ele cai muito bem com sushis, sashimis e outras comidas japonesas? Pois é, ele é perfeito para deixar o alimento cru com um gostinho a mais, já que é bem salgado.

O Sushi é tradicionalmente comido com as mãos. É mais comum, pelo menos no Brasil, apreciar o sushi com Hashi (pauzinhos), mas se estiver em um restaurante onde haja aqueles paninhos quentes na mesa, fiquei tranquilo para comer com suas mãos.

Para quem não consegue retirar o molho do cardápio, a recomendação é misturar o Shoyu light com limão e azeite, pois reduz a quantidade de sódio pela metade, sem falar que o limão ajuda nos processos digestivos.

E para saborear a comida japonesa, preparada com tanta técnica, o ideal é molhar com shoyu apenas as carnes sem tempero, como os sashimis ou a parte de cima dos niguiris. Além disso, o shoyu deve ser usado em pequena quantidade (sem mergulhar o sashimi inteiro no molho).

O molho shoyu é ideal pra acompanhar temperos de saladas, tofu, proteína texturizada de soja, peixes, frutos do mar e legumes. Também fica ótimo em marinadas de carnes bovinas e frango.

O segredo aqui é molhar apenas um pedaço do peixe. Para isso, basta colocar um palitinho sobre o peixe e o outro sobre o fundo do sushi. Aí é só dar uma leve virada com a mão para molhar apenas o peixinho e voilà: um sushi inteiro e temperadinho com shoyu na medida certa!

Logo, nota-se que o consumo do shoyu é benéfico para saúde, porém, sem exageros. Além desses benefícios, o molho shoyu também é recomendado para as pessoas que estão em dieta pelo fato de apresentar a capacidade de enriquecer o sabor dos alimentos com baixas calorias e pouquíssimo amido.

Se você adora comida asiática, o shoyu é o condimento ideal pra você! O sabor agridoce puxado pro salgado destaca o gosto de receitas cruas, como o sushi e o sashimi! Já o molho inglês é agridoce e também um pouquinho picante.

Shoyu. Esse pode ficar sempre fora da geladeira. A quantidade de sódio é muito alta, impossibilitando que desenvolva qualquer tipo de microrganismo. É muito difícil que o molho de soja desenvolva algum problema se mantido fora da geladeira.

O Shoyu de Coco Copra é bem mais saudável porque é elaborado com açúcar de coco, sal rosa do Himalaia e adição de aminoácidos. Versátil, pode ser usado como ingrediente culinário, molho para saladas e para finalizar diversos pratos.

molho Shoyu

Shoyu. O famoso molho rarefeito salgado japonês, o molho Shoyu possivelmente é o mais conhecido dentre os três.

médio. Caso, após cortar, o meio do seu hot roll esteja frio, coloque 40 segundos no microondas. Você também pode preparar no forno ou na air fryer.

2) Comer com as mãos: quando se fala de sushi de certeza que lhe vem logo à cabeça os tradicionais pauzinhos (ou hashi, se quiser usar o nome japonês). Mas a verdade é que pode (e deve) comer com as mãos. Pelo menos as peças de sushi enrolada (os makis).

O sal é um dos componentes que desempenha importante papel no preparo do shoyu. A salmoura adicionada no início da fermentação contribui para o paladar salgado; a concentração final em sal é de 12% a 18%. Mas o sal não é usado somente pelo sabor que proporciona, mas também por ser um componente essencial no processo.

Os açúcares do milho são transformados em álcool e ácido lático. Os microorganismos também secretam enzimas que quebram as proteínas da soja em pequenos aminoácidos. Com o passar do tempo, a mistura vai adquirindo a cor característica do shoyu, um líquido quase preto.

Para quem não consegue retirar o molho do cardápio, a recomendação é misturar o Shoyu light com limão e azeite, pois reduz a quantidade de sódio pela metade, sem falar que o limão ajuda nos processos digestivos.