Como comer pitaya para curar anemia?

Perguntado por: ipires . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O recomendado para conseguir os benefícios é consumir meia fruta por dia.

Essa fruta ainda protege as células, ajuda na digestão, na pressão e combate a anemia porque é rica em vitaminas e minerais. A pitaya tem sua origem na América Latina e é o fruto de um tipo de cacto, sendo considerada uma fruta tropical de sabor suave, como uma mistura de kiwi e melão.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

Promove o bom funcionamento do intestino, por ser uma fonte de fibras; Colabora com a prevenção da anemia e osteoporose, pois contém vitaminas e minerais importantes como ferro, fósforo, vitaminas B, C e E.

Tanto a polpa quanto a casca da pitaya são ricas em polifenóis, que têm ação antioxidante e contribui no combate dos radicais livres. Além disso, a casca possui um fitoquímico, que exerce a função de impedir o crescimento de células que podem causar o câncer.

A casca tem mais de 4% de fibras e as sementes são ricas em ácidos graxos, linoleico – 48% e ácido linoleico – 1,5%. Ainda pouco produzida e comercializada. Minerais – 6-7,5 mg de cálcio;19-33 mg de fósforo; 0,4-0,60 mg de ferro; potássio – 20 mg; zinco – 250 mg.

A pitaya, assim como as outras frutas, deve fazer parte da rotina alimentar, devendo ser incluída com frequência nas refeições. A recomendação do consumo de frutas seria de 3 a 5 porções no dia, devendo ser variadas, para atingir a recomendação de vitamina, minerais e fibras diárias.

Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro. Por outro lado, o sumo de citrinos ou alimentos ricos em vitamina C (cenouras, couve-flor ou repolho) melhoram a sua absorção.

damasco

As frutas secas são especialmente ricas em ferro, como o damasco (2,7 mg/100 g) ou a ameixa seca (0,90 mg/100g). O caqui também se destaca por sua quantidade de ferro. Esta deliciosa fruta contém 2,5 mg de ferro a cada 100 g. Além disso, tem muita vitamina C, que favorece a absorção desta mineral.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

Sintomas de anemia profunda

  • palidez (pele ou mucosas - muito comum fazer o teste puxando a pálpebra inferior dos olhos para verificar se a mucosa está pálida);
  • fraqueza;
  • cansaço / indisposição;
  • sonolência;
  • tontura;
  • dores de cabeça.

- Carnes vermelhas: elas promovem um aumento mais rápido dos níveis da proteína ao organismo. O fígado é a mais rica delas; - Ovos, espinafre, agrião, leguminosas como a lentilha, brócolis, nozes, sementes de abóbora, soja e outros da família; - Frutas vermelhas como amoras, morango, mirtilo, melancia, tâmaras e romã.

Cada uma delas com sua particularidade, de acordo com o professor: “A pitaia de casca vermelha e polpa branca e a vermelha de polpa vermelha possuem um mercado equilibrado entre si, contudo a de casca amarela e polpa branca pode apresentar tem o dobro do preço”.

Contraindicações. Não existem contraindicações para ingestão de pitaya.

Maracujá. Limão – além de ferro, contém vitamina C. Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco.