Como comer muito e não ficar cheio?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Reserva cerca de quatro a seis horas entre a última vez que comeste e a tão desejada refeição. Por exemplo, se almoçaste às 14 horas, até às 20 não comas mais nada. Passadas as horas em jejum, a expressão “vontade de comer um cavalo” nunca teve tanto sentido.

Beba muita água
Beber água após uma grande refeição vai ajudar na digestão. Isso porque a bebida pode também prevenir a constipação, especialmente se sua refeição incluir alimentos ricos em fibras.

Por alguns dias, um cardápio mais saudável, beber bastante água, evitar doces e bebidas alcóolicas podem ajudar a desintoxicar o organismo. Não há quem resista a um exagero à mesa de vez em quando.

Isso também ocorre com o sistema digestório e é por isso que se recomenda ingerir alimentos pelo menos duas horas antes de deitar. O processo de digestão lento pode desencadear problemas no sono e, consequentemente, indisposição no dia posterior.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

Comer devagar emagrece porque dá tempo de a sensação de saciedade chegar até ao cérebro, indicando que o estômago está cheio e que é o momento de parar de comer.

É que o cérebro demora em média 20 minutos para enviar uma mensagem de saciedade ao hipotálamo, região do cérebro que controla a fome, avisando que está satisfeito. Por isso, além de causar problemas na digestão, comer muito rápido também pode causar excesso de peso.

Má digestão
O risco de indigestão também aumenta quando a comida é ingerida rápido demais. Isso porque, sem a mastigação correta, o estômago precisa trabalhar mais, levando mais tempo. Como consequências, pode haver queimação, azia e sensação de estômago pesado.

Abacaxi. Com 52 calorias a cada 100 gramas, o abacaxi ajuda a emagrecer porque tem efeito diurético, ajudando a eliminar a retenção de líquido e as toxinas do nosso organismo. Ademais, essa fruta também contém muitas fibras, que prolongam a saciedade e estimulam o bom funcionamento do intestino.

Se você comparar, 90 gramas de miojo contém 421 calorias. A mesma quantidade de macarrão, contém 316 calorias.

Consumir mais proteína
Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovos, são mais difíceis de serem digeridos do que hidratos de carbono e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo. A recomendação é ingerir entre 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso.

"O ideal é beber 30 minutos antes de comer ou 1 hora após uma refeição, pois a maior preocupação é a digestão, a absorção correta de nutrientes, que pode gerar problemas estomacais, como gases e flatulências", disse Rossana, explicando como os líquidos interferem nesse processo.

Só a temperatura da água (e não a quantidade de tempo depois de uma refeição) pode gerar o desconforto no estômago e a azia a que chamamos indigestão.

No entanto, não há contraindicação em tomar banho depois das refeições, pois o banho não requer nenhum esforço físico relevante. Também não há problema em nadar após ingerir alimentos leves e pouco volumosos, como sorvetes e frutas, por exemplo.

A água com limão é uma ótima ferramenta para ajudar a emagrecer, pois tem poucas calorias e é fonte de fibras, contribuindo para o controle da fome. É também uma bebida diurética, o que faz com que o organismo elimine o acúmulo de líquidos, ajudando a desinchar.