Como comer caju fresco?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Modo de preparar

  1. Retire a castanha do caju gaia e corte a pontinha do outro lado.
  2. Fure os cajus com um garfo e aperte levemente para tirar uma parte do suco (aproveite para fazer um refresco).
  3. Em seguida, corte os cajus em fatias de 1 cm, mais ou menos.
  4. Tempere com suco de limão, sal, pimenta, coentro e cebola.

Além dos benefícios para a saúde, a possibilidade de usar a polpa do caju em vários preparos de pratos torna a fruta muito atraente. No Norte e Nordeste do Brasil, por exemplo, são preparados o suco fresco, a cajuada e a cajuína, que é o suco engarrafado e pasteurizado.

1- Lave o caju em água corrente e corte-o em rodelas descartando a castanha. Coloque no liquidificador com 150ml de água e bata bastante. 2- Depois de bem batido, coe em uma jarra, lave o copo do liquidificador e bata novamente o suco coado, açúcar, sumo do limão e gelo. Bata até o gelo dissolver.

Benefícios do caju em nossa alimentação
O caju é uma excelente opção para agregar nutrientes à dieta, seja ela de perda de peso e/ou emagrecimento, e pode ser consumido de diversas formas: fresco, como suco, cozido com curry, fermentado em vinagre, em forma de molho-tipo chutney – e até mesmo, acompanhando drinques.

Conforme a pesquisadora, a partir desses estudos, pode-se concluir que o bagaço de caju integral deve ser consumido com cautela. “Para que se tenha um efeito funcional na redução de peso, é necessário submeter a fibra a um tratamento”, frisa.

Em excesso, a castanha de caju pode causar diarreias e aumentar os níveis de açúcar no sangue, além de ser extremamente calórica. Já o pseudofruto do caju, embora pouco calórico, é rico em frutose, por isso, requer consumo moderado por quem tem diabetes.

A partir da casca de cajueiro é extraído diversos benefícios para a saúde e para a produção de cosméticos. Sabe-se que ele é muito eficaz para limpar a pele pois age retirando as células mortas, tonificando e fechando os poros. Seu nome científico é Anacardium occidentale e sua árvore vem do nordeste Brasileiro.

Antes de conhecer todos os benefícios dessa delícia brasileira, é importante destacar que, apesar de muito saudável, o consumo das castanhas-de-caju deve ser moderado. A porção recomendada para o dia a dia não deve ultrapassar as 10 g (ou cinco unidades), totalizando 55 calorias.

A sensação ao morder uma banana verde ou um caju é conhecida popularmente como a sensação de “amarrar a boca”, efeito que é causado pela presença do adstringente. Uma das principais aplicações dos adstringentes está na indústria de cosméticos. Sua função é reduzir o tamanho dos poros e diminuir a oleosidade da pele.

Como deve-se conservar o caju: Ele deve ser guardado em geladeira, envolto em filme plástico, dura até uma semana. Se for congelado, o caju se conserva por até 80 dias e pode ser usado para sucos e doces.

Os resultados dos ensaios anti-inflamatório e cicatrizante mostraram que o suco de caju verde reduziu eficientemente a inflamação e acelerou a cicatrização de feridas durante a fase intermediária desse processo quando comparado ao suco de caju maduro.

A fruta deve estar fria. Se for necessário lavar, temos que usar a água do próprio caju. Da mesma forma, as mãos de quem trabalha e os objetos que serão usados durante o preparo, também devem ser lavados com a água do caju. Depois de pronto, o caju deve ser espremido dentro de uma vasilha de plástico ou alumínio.

Para esse método lave, descasque e tirar os caroços das frutas, depois coloque-as em sacos plásticos, de preferência a vácuo para melhor conservação. Nesse processo, o congelamento pode ser mantido por 3 a 4 meses.

A castanha de caju apresenta uma toxina em sua composição que somente é eliminada quando aquecida em altas temperaturas. Essa toxina é capaz de provocar grandes irritações e queimaduras graves na pele. Antes do aquecimento da castanha é necessário retirar a casca para que a polpa seja aquecida.

Auxilia no controle da pressão arterial
As castanhas de caju também possuem uma boa quantidade de magnésio em sua composição, ajudando a controlar os níveis da pressão arterial, prevenindo crises de enxaquecas e dores de cabeça, além de beneficiar a saúde muscular, aliviando as tensões.

Para os diabéticos, é importante saber que o caju possui baixa quantidade de açúcares, não aumentando a quantidade de açúcar no sangue rapidamente e também ajuda no combate de diabetes tipo 2.

Na verdade, o fruto é apenas a castanha do caju; a parte comestível vendida comumente como fruta é o seu pedúnculo floral, esse é carnoso, amarelo, rosado ou vermelho, suculento e comestível.