Como comer 150 gramas de proteína por dia?

Perguntado por: areis . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Ingestão de proteína é uma das coisas mais importantes para quem treina.
...
Alimentos ricos em proteína de origem animal

  1. 1 – Leite integral/desnatado. O leite é altamente nutritivo. ...
  2. 2 – Queijo cottage. ...
  3. 3 – Iogurte natural. ...
  4. 4 – Ovos inteiros. ...
  5. 5 – Carne vermelha (magra) ...
  6. 6 – Peito de frango. ...
  7. 7 – Peixes. ...
  8. 8 – Peito de peru.
  • Opção 1: 1 filé (120 g) de frango grelhado + Salada mista: agrião, alface, espinafre, pepino, rabanete e brotos de feijão e alfafa, à vontade.
  • Opção 2: 1 filé (120 g) de filé-mignon grelhado + Salada verde: alface, rúcula e agrião, à vontade.
  • Opção 3: Salada completa: 4 col. (

Frango

Corte de carne (100 g)Quantidade de proteína (g)
Peito de frango grelhado31,8
Sobrecoxa sem pele assada29
Coxa de frango sem pele cozida26,8
Coração de galinha grelhado22,3
  • Frango. Com 23 g de proteína a cada 100 g, o frango é uma das melhores fontes de proteína magra de origem animal. ...
  • Salmão. Outra fonte importante de proteína magra de origem animal é o salmão. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Grão-de-bico. ...
  • Quinoa. ...
  • Ovos. ...
  • Feijão.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Falando de níveis proteicos, o ovo de codorna é o campeão entre as três opções.

Em muitas frutas também é possível encontrar quantidades consideráveis de proteínas, como: abacate, amora, goiaba, ameixa, jaca, banana e maracujá. O mesmo é válido para alguns vegetais, por exemplo, brócolis, espinafre, couve e tomate.

Os grãos pretos e os de coloração bege com listras marrons da variedade carioca, apresentam maior concentração de proteína e o seu consumo contribui para a redução do colesterol e para a diminuição de doenças cardiovasculares. Já a proteína contida nos grãos rajados, possuem mais qualidade.

Quantas gramas de proteína tem um ovo? A quantidade de proteína no ovo é de 6 gramas. Ele pesa em média 50 gramas, sendo 3 gramas de proteína na parte amarela (gema) e 3 gramas na clara do ovo. A gema é responsável por aproximadamente 30,9% do peso do alimento e possui maior valor calórico, contendo proteína e gordura.

É recomendável ingerir entre 1,3 a 2g de proteína por quilo de peso corporal. Por exemplo: uma pessoa de 80kg deve ingerir até 160g de proteína por dia (80kg vezes 2g de proteína = 160g). Mas não basta apenas ingerir proteínas. A fonte dessas proteínas também importa.

Para isso basta multiplicar o seu peso corporal por 1,5. O número obtido é uma meta razoável para a quantidade de proteína, em gramas, que você deve comer todos os dias.

Por exemplo, 200 gramas de peito de frango cru, equivalem à aproximadamente 136 gramas de peito de frango cozido/grelhado/assado.

Enquanto que 100 g de ovo, cerca de 11 g de proteínas.

Peito de frango
Além disso, há um pouco mais de proteínas e um pouco menos de gordura. Assim, o peito de frango aparece ligeiramente à frente como a melhor alternativa.

Entenda se o ovo é proteína
O ovo é uma fonte proteica de valor biológico 100. Isso significa que quase todas as proteínas contidas nele serão aproveitadas pelo organismo. Para você ter uma ideia, as proteínas da carne têm valor biológico 80, enquanto as do leite de vaca têm 92.

Uma dose de Whey Protein possui em média 24g de proteína, já um ovo cozido tem 6,7g de proteína, fazendo o cálculo de quatro ovos por dia você obterá a mesma quantidade de proteína, por um valor mais acessível.

  • Fadiga. A fadiga excessiva ou crônica é o primeiro sinal de falta de proteína. ...
  • Fraqueza de cabelo e pele. Um segundo alerta sobre a falta de proteína no corpo é queda ou enfraquecimento do cabelo. ...
  • Perda de massa muscular. Um terceiro sintoma está relacionado aos músculos. ...
  • Doente com frequência. ...
  • Digestão problemática.

Mas não é só: ele também tem maior quantidade de fósforo e ferro do que seu concorrente e só perde no quesito vitamina A.

É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.

Spirulina: apenas duas colheres de sopa da alga seca contêm 8 gramas de proteínas em apenas 40 calorias. O pó pode ser consumido adicionado a sucos, shakes, smoothies ou até mesmo sem saladas de fruta. Soja torrada: ¼ de xícara do alimento conta com 15 gramas de proteínas, além de ser boa fonte de fibras e potássio.