Como começar uma redação sobre desemprego?

Perguntado por: emello . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Prezado(a) candidato(a), Sabe-se que os brasileiros estão vivenciando, atualmente, uma crise econômica que tem impactos na vida do trabalhador. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo trimestre de 2019, eram 12,6 milhões de desempregados no país.

Desemprego no Brasil
No Brasil, a PEA é de cerca de 100 milhões de pessoas, segundo o IBGE (2020). As taxas de desemprego no Brasil, no início do ano de 2020, apresentaram uma suave queda. Dados do IBGE apontaram para uma queda no número de pessoas desocupadas de 0,4%.

O ideal é falar sobre trabalho – sua área de atuação, sua carreira, a empresa e seu desempenho no segmento em que ela atua. É importante escolher um assunto que você conheça bem e, se possível, possa expor alguma experiência pessoal.

Segundo ele, a taxa de desocupação ajustada sazonalmente deve terminar 2022 em 8,3%. O indicador deve subir "moderadamente" no próximo ano, encerrando 2023 em 8,8%, acrescentou.

Causas do desemprego
diminuição do poder aquisitivo do brasileiro, o que o obriga a consumir menos e reduzir a circulação de dinheiro no país; substituição de mão de obra por máquinas; baixa capacitação da população (o que é agravado quando os habitantes não têm acesso a uma educação pública de qualidade).

Esses termos são usados para conectar frases, orações, expressões ou parágrafos.

  • De acordo com.
  • Por outro lado.
  • Em síntese.
  • Antes de mais nada.
  • Sob o mesmo ponto de vista.
  • Ademais.

A principal dica de como fazer uma boa introdução, portanto, é a de manter a atenção do leitor. Para isso, deixe a primeira frase curta e utilize as próximas linhas para explicar o assunto do texto e a importância do tema que você está discursando de maneira breve e que instigue a curiosidade.

Para iniciar seu parágrafo, apresente o tópico frasal. Mas o que é um tópico frasal? O tópico frasal nada mais é do que a frase inicial de cada parágrafo, frase que resumirá a ideia a ser desenvolvida.

O desemprego é um problema econômico sério e está entre os mais graves problemas sociais, razão por que os governantes procuram monitorar constantemente sua variação a fim de combatê-lo rapidamente. É também uma das variáveis econômicas mais difíceis em termos de obtenção de informações e indicadores precisos.

A dica para fugir do desemprego nesses casos é avaliar o mercado e buscar qualificação em áreas estratégicas. Sendo assim, não deixe de sua atualizar, fazer cursos, participar de eventos e conhecer novas pessoas.

Crise econômica
Logo, a primeira grande causa do desemprego é a crise econômica. Ela faz com que as organizações busquem saídas para diminuir os gastos, e, muitas vezes, o primeiro passo é despedir parte de seus colaboradores.

Introdução: Na introdução deve-se abordar claramente o assunto do trabalho, o objetivo, bem como fornecer alguns detalhes da sua elaboração, de como a pesquisa foi feita, entre outras. Pode-se também dar uma breve descrição sobre os tópicos do trabalho. Não se deve colocar conclusões na introdução.

Como fazer uma boa redação para concurso: como iniciar?

  1. Entenda o tema proposto. ...
  2. Anote todas as suas ideias de argumentos. ...
  3. Faça um esboço da sua redação. ...
  4. Coloque suas ideias no papel. ...
  5. A organização durante a escrita é fundamental. ...
  6. Conheça a banca organizadora. ...
  7. Saiba como estruturar o seu texto.

Na introdução, você precisa apresentar o tema que será abordado durante os próximos parágrafos, certo? Além disso, é fundamental ligar o início do texto ao desenvolvimento. Uma forma de fazer essa passagem entre as etapas da estrutura da redação é citar os itens que serão vistos ao longo do texto.

O desemprego gera consequências em toda a sociedade. Isso porque, com ele, há uma redução do número de pessoas com renda fixa, o que diminui o consumo e, consequentemente, afeta o giro da economia.

Num contexto de paralisação das atividades produtivas, os trabalhadores informais perderam o sustento, e muitas empresas já começaram a demitir os empregados com carteira assinada. Com isso, é de se esperar um crescimento na taxa de informalidade da economia brasileira, a qual atualmente está em torno de 40,8%.

5 dicas para lidar com o desemprego e retornar ao mercado de...

  1. Superação e coragem andam juntas. Para conquistar qualquer objetivo o principal componente é a coragem. ...
  2. Você gosta do que faz? ...
  3. Conheça o mercado de trabalho. ...
  4. Trabalhe sua comunicação interpessoal. ...
  5. Conheça a vaga para a qual se candidatou.

O desenvolvimento econômico visa a gerar bem-estar e qualidade de vida. A política econômica precisa buscar, entre outros objetivos, gerar empregos e aumento real da renda do trabalho.

O que é desemprego
O desemprego, de forma simplificada, se refere às pessoas com idade para trabalhar (acima de 14 anos) que não estão trabalhando, mas estão disponíveis e tentam encontrar trabalho. Assim, para alguém ser considerado desempregado, não basta não possuir um emprego.

Justiça do Trabalho é a maior responsável pelo desemprego no país | Metrópoles.