Como começar um texto descritivo palavras?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

A construção de um texto descritivo exige, primeiramente, o objeto (pessoa, situação etc.) a ser descrito. Para uma boa descrição, é preciso estar atento aos detalhes e às sensações que devem ser direcionados ao leitor. Uma boa descrição é aquela que possibilita ao receptor criar uma imagem em sua mente.

O texto descritivo é um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.

O texto descritivo é aquele que fornece detalhes sobre um lugar, uma pessoa, uma paisagem. De forma minuciosa, ele não só descreve os aspectos físicos do cenário e personagens apresentados, mas também busca apresentar as sensações, expressões e sentimentos das figuras que fazem parte daquela história.

O parágrafo se inicia com uma margem no canto esquerdo da página, em sua primeira linha, indicando o começo, e se encerra com um ponto final, após o qual não há mais texto, a não ser na linha posterior com o recuo de margem, indicando o início de um novo parágrafo.

Como fazer um bom resumo de texto?

  1. Leia atentamente o texto original. ...
  2. Marque as principais ideias do texto. ...
  3. Sublinhe as palavras-chave. ...
  4. Tenha o poder de síntese. ...
  5. Cuidado com a coesão e coerência. ...
  6. Faça uma leitura final. ...
  7. Não se esqueça de citar a fonte.

Texto dissertativo expositivo

  1. Usar linguagem clara e assertiva.
  2. Apresentar informações sobre o assunto.
  3. Explicar características do tema com detalhes.
  4. Usar enumerações e comparações.
  5. Trazer alguns exemplos.

Para escrever um bom texto narrativo, é preciso saber construir e descrever as personagens. Lembre-se de caracterizá-las de forma física, mas também psicologicamente. Depois que você mostrar cada envolvido na história e o contexto, é hora de apresentar os fatos e seus desdobramentos.

Se vai descrever uma pessoa, indique, por exemplo: nome, sexo, idade, características físicas - cor dos olhos, cabelo e pele, estatura, como se veste? características psicológicas - temperamento e modo de falar. Para a descrição de um acontecimento, questione: o que?

Como fazer uma descrição
Toda descrição deve mostrar as qualidades ou características daquilo que está sendo descrito. Por isso, para fazer uma descrição é preciso observar minuciosamente a realidade que se quer descrever e selecionar os traços que a definem e que interessa ressaltar.

Frases de exemplo com descrição
Concorri àquela vaga de emprego pela descrição do cargo. Na delegacia, Alana fez a descrição do sujeito para o policial. Bárbara apresentou uma descrição pormenorizada da casa. Pela descrição feita, as chances indicam que o suspeito é seus vizinho.

Redação descritiva
A descrição é um texto baseado na exposição/relato de objetos, pessoas, lugares, acontecimentos. Por isso, a descrição está pautada na narração minuciosa na qual o locutor oferece uma impressão sobre algo.

Uma descrição é marcada pela presença de verbos de ligação (ser, estar, parecer, etc.). Esses verbos não buscam expressar ações, mas sim interligar o sujeito às características que se deseja mencionar no relato. Exemplos: O homem era alto, magro e parecia preocupado.

A introdução do texto narrativo deve compreender a situação inicial da história. É por isso que é possível chamá-la de apresentação. Afinal de contas, é nessa parte em que a pessoa narradora apresenta os elementos narrativos: espaço, tempo, personagens, enredo e pessoa narradora.

Apresente-se e fale sobre quem você é, vale até contar sobre alguns eventos importantes da sua vida pessoal. Mencione os seus sonhos e explique de que forma essa vaga pode te ajudar com isso. Lembre sempre de ser objetivo e sincero. Com isso, tenho certeza que você irá arrasar!

adjetivo Que se consegue descrever; que possui a característica de uma descrição; que é capaz de retratar algo ou alguém: texto descritivo. Diz-se daquilo que descreve alguma coisa e/ou possui características descritivas.

6 passos para criar uma introdução perfeita

  1. 1 – Pense na pessoa que seu texto deseja alcançar. ...
  2. 2 – Tenha em mente o objetivo do seu texto e a linha que você irá seguir. ...
  3. 3 – Faça uma contextualização. ...
  4. 4 – Crie uma boa tese. ...
  5. 5 – Apresente o tema. ...
  6. 6 – Utilize uma linguagem apropriada.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

O primeiro elemento do parágrafo deve ser um tópico frasal. Isso significa que é preciso iniciar o parágrafo de desenvolvimento com uma afirmação do que você se propõe a fazer como objetivo do parágrafo. Por exemplo: “O acesso das crianças à internet e às redes sociais ocorre de maneira cada vez mais precoce”.

O primeiro parágrafo serve para apresentar o assunto e tudo o que será tratado nas próximas linhas. O desenvolvimento deve ter de 2 a 3 parágrafos, com cerca de 5 a 7 linhas cada um. É nessa parte em que você explica tudo sobre o tema e dá o foco desejado. É comum separar uma ideia para cada parágrafo.