Como começar um relato de viagem redação?

Perguntado por: rgarcia3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Anote também conversas, nomes de lugares, pessoas que viu/conheceu, frases, expressões e costumes locais. Nossas percepções mudam com o tempo, então ter um registro do seu primeiro olhar sobre o destino pode render ideias interessantes sobre o que escrever depois.

O relato de viagem, embora considerado por muitos um género textual, é, na verdade, um subgénero da literatura de viagens, o qual combina o jornalismo com a literatura e cruza o mundo da objetividade com o mundo da subjetividade do autor.

"Relato" é um texto narrativo e descritivo em que se expõe observações feitas durante uma viagem, a passeio ou a trabalho, documentando os principais momentos da visitação e descrevendo cenas, lugares ou pessoas.

Defina a estrutura do relatório

  1. Hospedagem: diárias de hotel, pousada ou Airbnb, por exemplo;
  2. Transporte: gastos com traslados no local;
  3. Alimentação: custos de restaurantes ou pedidos de comida durante a viagem;
  4. Adicionais: imprevistos que necessitam gastos adicionais.

Para escrever seu próprio relato pessoal, é necessário refletir e escolher o recorte da linha do tempo que será contado, ou seja, o período de tempo abordado, e o público para o qual o relato será compartilhado, afinal, esse público influenciará no uso da linguagem e na escolha dos fatos que serão contados.

3 dicas de como iniciar uma redação independente do tema

  1. Tenha algumas frases na manga para iniciar uma redação. ...
  2. Memorize algumas citações que sejam comuns a muitos temas de um mesmo eixo temático. ...
  3. Faça uma alusão histórica a respeito do tema.

A estrutura básica do relato de caso inclui título, resumo, introdução com objetivo, a descrição do caso, técnica ou situação, discussão com suporte de literatura pertinente e atual, conclusão e referências. Adicionalmente, figuras, tabelas, gráficos e ilustrações complementam este tipo de publicação.

Conheça o assunto do qual vai escrever!
Você deve conhecer bem o tema do qual vai escrever. O tema está ligado ao propósito e objetivo do texto, por isso é muito importante fazer leituras para se informar, conhecer termos, saber argumentar, levantar problemas e hipóteses.

O relato de viagem tem como finalidade propor reflexões, orientar, explicar com base em um episódio da realidade podendo não ter uma sequencia de fatos e se baseando na realidade, ou seja, não se baseando em elementos ficticios.

Resposta: O relato de viagem é um gênero textual em que a pessoa conta, de forma objetiva e evitando o máximo possível demonstrar suas percepções mais pessoais, aquilo que se observou em uma viagem.

Fazem parte do enredo: a situação inicial, desenvolvimento, clímax e desfecho. (verbos na 1ª pessoa).

Maristela Colucci

a) Quem escreveu esse relato de viagem? A escritora e fotógrafa Maristela Colucci.

Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.

O relatório é um gênero textual utilizado para expor resultados de alguma atividade realizada, apresentando os seus pontos principais e mais pertinentes ao contexto. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para apresentar as conclusões de uma pesquisa científica ou os resultados de determinado período de trabalho.

Resposta. Primeiro, fale da data do passeio, do local e do objetivo (ver animais, ir a um parque...) Depois fale sobre os aspectos físicos, o clima, a localização, e a região, caso possível sobre a vegetação do local. Se necessário fale sobre a sua experiencia.

A introdução do texto narrativo deve compreender a situação inicial da história. É por isso que é possível chamá-la de apresentação. Afinal de contas, é nessa parte em que a pessoa narradora apresenta os elementos narrativos: espaço, tempo, personagens, enredo e pessoa narradora.

Título; Introdução: contexto, personagem, tempo/espaço, fato/ problema. Desenvolvimento: construção da trama, clímax. Conclusão: desfecho, reflexão.

O RELATO PESSOAL É UM TIPO DE TEXTO QUE PODE SER ORAL OU ESCRITO, NARRATIVO OU DESCRITIVO, QUE TEM COMO OBJETIVO RELATAR SOBRE UM FATO IMPORTANTE QUE ACONTECEU NA VIDA DE ALGUÉM. A LINGUAGEM UTILIZADA NO RELATO PESSOAL PODE SER FORMAL OU INFORMAL. NO RELATO ORAL A LINGUAGEM É MAIS INFORMAL E DESCONTRAÍDA.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.