Como começar o 2 desenvolvimento?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Antigamente, quando …, percebia-se que … Atualmente, observa-se que … Em consequência disso, nota-se …
...
Outras frases:

  1. Dentre os inúmeros motivos que levaram o …… é incontestável que …..
  2. A observação crítica de fatos históricos revela o porquê de ……
  3. Fazendo um estudo de ……., percebe-se, por meio de ……, ….

Conectivos para desenvolvimento
Conectivos que podem ser usados no desenvolvimento são os de: prioridade: “Em primeiro lugar, devem-se avaliar os efeitos…”; tempo: “Frequentemente esse argumento é utilizado de forma incorreta”, “Em primeiro lugar, (…). Depois (…).

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

• Conclusão
Já o desenvolvimento tem o objetivo de aprofundar os argumentos expostos na introdução a partir de diferentes abordagens. Finalmente, à conclusão cabe o fechamento textual, com a retomada sucinta dos assuntos e dos argumentos expostos.

Então se liga: a redação deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão. O desenvolvimento é o momento em que você deve desenvolver os argumentos que você apresentou brevemente na introdução, trazendo exemplos, informações e dados estatísticos que possam embasar seu posicionamento diante da temática sugerida.

O desenvolvimento da redação nota mil
É nesta parte do texto que as informações mais polêmicas, visões opostas e seu repertório sociocultural podem e devem aparecer. Todos os pontos levantados da introdução do texto devem ser construídos e desenvolvidos de forma argumentativa em ao menos dois parágrafos.

O objetivo do desenvolvimento é provar ao leitor nosso ponto de vista. Independentemente de sua posição a respeito do tema, escolha sempre argumentos que consiga justificar, pois o seu objetivo é convencer. Nada de usar termos subjetivos como: “eu acho”, até porque o seu texto deve ser escrito na terceira pessoa.

O primeiro elemento do parágrafo deve ser um tópico frasal. Isso significa que é preciso iniciar o parágrafo de desenvolvimento com uma afirmação do que você se propõe a fazer como objetivo do parágrafo. Por exemplo: “O acesso das crianças à internet e às redes sociais ocorre de maneira cada vez mais precoce”.

Passo: Desenvolvimento O desenvolvimento é elaborado em no máximo três parágrafos. No segundo parágrafo da redação, vamos contestar a tese, tentando buscar o porquê de haver tal problema ou tal situação. No terceiro parágrafo trabalha-se o elemento que cria uma contradição com o assunto tratado, com a tese em geral.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

O desenvolvimento da redação é uma das partes da estrutura do texto dissertativo-argumentativo que mais exige dos candidatos do Enem. Isso porque é onde você precisa apresentar seus argumentos para a proposta de intervenção que fará na conclusão e onde você mostra que tem domínio sobre o que está escrevendo.

Portanto…, Assim…, Dessa forma…, Conclui-se que…, Resumindo…, Então…, Por outro lado…, Ao passo que…, Recomenda-se…, Devido…, Por isso…, Por sua vez…, Dessa forma…, etc.

O desenvolvimento deve ter de 2 a 3 parágrafos, com cerca de 5 a 7 linhas cada um. É nessa parte em que você explica tudo sobre o tema e dá o foco desejado. É comum separar uma ideia para cada parágrafo.

A escolha certa de palavras e expressões pode enriquecer o seu texto e melhorar a sua nota.
...
Entre as principais palavras de transição que você pode usar, podemos citar:

  1. De acordo com;
  2. Por outro lado;
  3. Em síntese;
  4. Antes de mais nada;
  5. Sob o mesmo ponto de vista;
  6. Ademais;

2-Argumentos de comprovação
Dessa forma, é um ótimo recurso para se utilizar no momento de comprovar a sua tese – ou seja, trazer informações que contribuam com o seu ponto de vista e ajudem a convencer o leitor da sua opinião.