Como começar a vida do zero aos 50 anos?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Uma dica fundamental para quem quer mudar a vida depois dos 50 e buscar novos objetivos é manter a saúde física em dia. O seu corpo é o seu veículo nessa jornada. É preciso que ele esteja em perfeitas condições e cheio de energia para que você possa encarar novos desafios sem percalços.

Como mencionado anteriormente, começar uma faculdade ou, para aqueles que já tem a graduação, iniciar uma pós-graduação, são algumas das atitudes mais indicadas para quem deseja se atualizar para o mercado de trabalho ou até mesmo começar uma nova profissão em uma área diferente.

Além da aparência física, as alterações hormonais como a menopausa, rugas e flacidez na pele, diminuição da produção de colágeno, perda muscular e de densidade óssea e dificuldade de concentração são apenas algumas das mudanças que ocorrem no nosso organismo após os 50.

A psicologia da personalidade já provou que nós estamos em constante mudança durante toda a vida e não só até aos 21 anos, como é de senso comum.
...
4 dicas para lidar com a crise da meia-idade

  1. Pratique atividade física. ...
  2. Reconheça seus sentimentos. ...
  3. Mantenha contato com amigos e família. ...
  4. Faça terapia para a crise de meia idade.

Dicas de profissões para quem tem mais de 50 anos

  1. Corretor(a) de imóveis. Responsável por acompanhar transações imobiliárias, corretor(a) de imóveis está entre as indicações de profissões para quem tem mais de 50 anos. ...
  2. Assistente administrativo. ...
  3. Coordenador de desenvolvimento profissional. ...
  4. Consultor(a) ...
  5. Guia turístico.

analista de negócios

Entre as profissões para quem tem mais de 50 anos, o analista de negócios é uma que se encaixa em praticamente todo o mercado, além de ser uma função cada vez mais requisitada. Conhecimentos de Marketing, Estratégia e também em dados são essenciais para esse cargo.

“Hoje vive-se mais, entretanto, mesmo sob essa revolução da longevidade, as empresas geralmente optam pela contratação de jovens e rejeitam os mais velhos. O preconceito faz com que os 50+ tenham dificuldade em se manter ou se recolocar no mercado”, analisa.

Os 5 Nutrientes Essenciais para Homens com mais de 50 anos

  1. Vitamina B12 para obtenção de Energia. ...
  2. Cálcio para uma melhor Resistência Óssea. ...
  3. Vitamina D para ajudar na absorção do cálcio. ...
  4. Vitamina B6 para ajudar no Metabolismo das Gorduras, Hidratos de Carbono e Proteínas. ...
  5. Fibras para apoiar a Digestão.

Musculação, pilates, caminhada, corrida e bicicleta são boas opções. O ideal é realizar 150 minutos semanais de exercícios. “Costumo dizer que é sempre importante ganhar e manter os músculos para envelhecer bem”, garante Najas.

O termo foi inventando em meados dos anos 80, quando a jornalista Regina Lemos lançou o livro "Quarenta: a idade da Loba". A ideia era descobrir como as mulheres que tinham vivido a revolução sexual estavam encarando as transformações físicas e emocionais da meia-idade. O É a Vovozinha!

Embora existam certos padrões predominantes, nenhuma experiência é condicionada pela idade. Então, se apaixonar depois dos 50 anos é perfeitamente possível e saudável.

Problemas relacionados à potência sexual masculina, de modo geral, começam a aparecer a partir dos 40 anos para 40% dos homens. No entanto, de acordo com um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine, essa queda de potência pode ser bastante drástica a partir dos 50 anos.

Onde se situa a meia-idade? Segundo a OMS, está abaixo dos 60, que é a idade usada para efeitos de monitoramento das tendências de saúde dos idosos. A meia-idade, portanto, começaria em algum lugar na casa dos 30 e acabaria aos 59.

O homem nessa média de idade já conhece bem os perfis de mulheres, sabe o que a maioria procura, além disso, está disposto a assumir um relacionamento sério, já que passou do período de infantilidades e briguinhas, nessa fase, o homem mais maduro deseja estabilidade emocional e conjugal, procura por uma parceira que ...

Serve como inspiração. Mas, tudo se resumirá verdadeiramente a quanto você está disposto a recomeçar. Se quiser muito, muito mesmo, estará disposto a se desafiar, administrar seu tempo corretamente, investir em conhecimento, cuidar da sua saúde e alimentação, praticar exercícios físicos com regularidade e muito mais.

Encontre algo de que goste a 100%
Isto porque vão aparecer muitas barreiras no caminho para o sucesso e, portanto, é importante aferir o que estamos dispostos a sofrer para lá chegar. “Se não tiver uma ligação pessoal ao que está a fazer deve reconsiderar os seus sonhos”, sublinha.

Arranjar emprego depois dos 50 anos pode ser um enorme desafio.
...

  1. Concentre-se em sua habilidade, e não na idade. ...
  2. Seja honesto sobre quaisquer problemas de saúde relevantes. ...
  3. Atualize seus conhecimentos. ...
  4. Não fique nervoso em pedir para trabalhar de forma flexível. ...
  5. Reinvente-se. ...
  6. Não se subestime.

Médicos, advogados, pedagogos e administradores são algumas das profissões mais fáceis de arrumar emprego.

ProUni 2022 para Idosos com mais de 60 anos
Saiba que o ProUni – Programa Universidade para Todos, é uma iniciativa do Governo Federal, assim, pessoas de baixa renda poderão ingressar na faculdade. O Programa oferece bolsas de estudo de 50% e 100%, ou seja, você faz todo o curso sem pagar a parcela completa do mesmo.