Como começar a pintar?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Essa é uma dica especial para você que está começando na pintura em telas. Trabalhe primeiro o fundo e defina o esboço com os tons mais escuros. Isso vai fazer com que você obtenha as formas básicas da sua pintura, o que facilita no restante do trabalho.

Hoje em dia, há meios para aprender a pintar independentemente de onde você mora. Sempre vai haver uma escola de artes, uma universidade que oferece o curso de belas artes ou um professor particular que ensina a pintar na sua cidade.

Aquarela

Aquarela. A aquarela é uma das técnicas de pintura mais fáceis de começar a aplicar. Você só precisa de alguns tons de pigmento, poucos pincéis, água para misturar à tinta e papel com gramatura alta, para não rasgar no contato com a água.

Escolha bem os materiais
Para começar, você pode optar por um kit básico, com as cores essenciais, como vermelho, azul, siena queimado e branco. Outros materiais importantes são solvente e o óleo, sendo o de linhaça o mais usado.

As telas devem ser preparadas com um substrato que protege as fibras do tecido, propicia uniformidade e aderência no filme de pintura, reflete a luz branca e, no caso de pintura a óleo, evita que os ácidos fiquem em contacto com o tecido.

Equilibrar as emoções: pintar relaxa o corpo, afasta os pensamentos ruins, libera emoções e também é uma ótima fonte de satisfação pessoal. Estimular a memória: combinar as diferentes cores, assimilar as técnicas e movimentos manuais, além de serem tarefas prazerosas, são um verdadeiro exercício para o cérebro.

Use óleo vegetal puro para fazer umectações: pode ser logo antes da tintura, ou alguns dias antes.

Os solventes são utilizados para diluir a tinta a óleo, assim como para limpar os pincéis e as paletas após a sessão de pintura. Os solventes fabricados para uso artístico devem ser totalmente voláteis, o que significa que, ao evaporarem-se da mistura de tinta, não devem deixar qualquer resíduo.

Solvente para tinta a óleo é um líquido usado para diluir ou limpar tinta a óleo. Os solventes mais comuns para tinta a óleo são a terebintina e o óleo de linhaça.

Valor total: R$ 1.650,00 a vista ou pix (curso + certificação).

4 anos

A duração do curso é de 8 semestres, ou seja, 4 anos.

O Curso de Pintura para Iniciantes tem o objetivo de trazer a prática da pintura por meio da abstração, através de exercícios práticos, passo a passo, que servirão como base para a construção de seus próprios trabalhos.

1 – Pintura à óleo.

Existem vários tipos de pintura, como os afrescos, pintura a óleo, por meio de pigmentos diluídos em um solvente; pintura mural, feita ou aplicada sobre uma parede; pintura a têmpera, pigmentos dissolvidos em um adstringente, como a cola.

tinta acrílica

A tinta acrílica é ideal para quem está começando a se aventurar em pinturas em tela devido à sua versatilidade: pode ser diluída em água e obter um efeito como a aquarela ou não diluída e se assemelhar à tinta a óleo.

Lixas ferro mais finas, em torno de 360, são indicadas para pintura nova e repintura, além de preparar superfícies de alumínio, aço galvanizado e chapas zincadas. Essas são úteis para o lixamento entre demãos do acabamento tipo esmalte sintético para um acabamento fino.

Lixar e nivelar a superfície
Embora não seja necessário lixar para cada parede antes da pintura, pontos ásperos nas paredes, ou locais que tenham sido pintados anteriormente, precisam ser lixados antes de serem pintados novamente. Se a parede de reboco for nova, lixar para retirar areais sobressalientes.

Se você está construindo uma parede e quer garantir um melhor rendimento em massas, texturas e tintas, o selador é imprescindível. Mas, se você precisa fixar bem as partículas que estão esfarelando, para que a superfície fique pronta, firme e forte para receber a pintura, o recomendado é utilizar o fundo preparador.

Por que é importante “queimar” a tela antes de pintar? “Queimar” a tela ajuda a evitar que a claridade da tela em branco iluda o artista ao aplicar a cor. Além disso, cria uma base mais aderente para a tinta.

Evite umidade direta ou indiretamente, podendo causar, o aparecimento de fungos. Usar pano de algodão seco é uma das dicas para limpar a obra de arte sem danificá-la (Jamais utilize pano úmido para esta finalidade).