Como começa o cobreiro?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

O principal e mais conhecido sintoma do cobreiro são as lesões na pele – pequenas vesículas com líquido sobre a pele avermelhada. Essas lesões são bastante características: são erupções unilaterais e seguem o trajeto de um nervo. As regiões do corpo mais afetadas pelas lesões são: face, tronco e membros.

Pescoço, costas, tórax e abdômen são as regiões mais afetadas por essas alterações na pele. Também pode aparecer a chamada dor em “faixa”, que é aquela que acomete apenas um lado do corpo. Como essa dor costuma vir antes das bolhas, pode ser confundida com um incômodo muscular comum. Por isso, é preciso ter atenção!

Também conhecido como “cobreiro”, o herpes zoster tem sintomas como dores no trajeto dos nervos, formigamentos, sensação de agulhadas, adormecimento, ardor e coceiras no local afetado, febre e dor de cabeça. O tratamento é feito com antivirais2 e, segundo a dra. Maisa, pode ser desafiador para quem é acometido por ele.

Aciclovir 800 mg, cinco vezes ao dia; Valaciclovir 1000 mg, três vezes ao dia; Fanciclovir 500 mg, três vezes ao dia. A medicação antiviral deve ser iniciada em até 72 horas do início dos sintomas.

O uso dos antivirais deve ser feito por cerca de 5 a 10 dias;

  1. O uso de medicamentos analgésicos, para aliviar a dor causada pelas bolhas;
  2. Banhos frios ou frescos e fazer compressas úmidas na região das lesões podem ajudar a aliviar a coceira e a dor.

Cobreiro é uma doença de pele causada pelo vírus da varicela, o mesmo da catapora.

Os testes mais utilizados são o ensaio imunoenzimático (EIE), aglutinação pelo látex (AL) e a imunofluorescência indireta (IFI).

O cobreiro (herpes-zóster) é uma infecção causada pelo mesmo vírus da catapora. A doença ganhou o nome popular de cobreiro por acreditar-se que ela surgia por contato com roupas onde cobras ou aranhas pudessem ter passado.

Herpes, ou cobreiro é uma doença causada pelo Vírus Varicela-Zóster (VVZ), o mesmo que causa também a Catapora. Esse vírus permanece em latência durante toda a vida da pessoa.

O Aciclovir é indicado para o tratamento de herpes simples (que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas agrupadas na pele); herpes zoster (chamada popularmente de cobreiro) e na prevenção de infecções recorrentes por Herpes simples.

Tratamentos para cobreiro
Casos mais severos podem necessitar de internação e medicação intravenosa. No geral, no entanto, o tratamento pode ser feito em casa com analgésicos e antitérmicos para reduzir o desconforto provocado pela doença. Já as lesões devem ser lavadas com água e sabão neutro sem esfregar.

Pode-se contrair uma infecção bacteriana ao coçar as bolhas ou quando se tem bolhas próximas aos olhos, nariz ou ouvidos. Pode-se sentir uma dor duradoura depois que a erupção cutânea desaparece (neuralgia pós-herpética.

Com a reativação do vírus varicela-zóster, as bolhas podem eclodir por diferentes partes do corpo, até mesmo no rosto. Nesse caso, pode atingir o nervo trigêmeo e causar possíveis complicações como a cegueira e a surdez no paciente infectado.

A pessoa deve lavar as mãos com água e sabão antes e depois de lidar com a lesão e, se por acaso notar que as bolinhas estão estourando, deve cobrir a região para não deixar que o líquido contendo vírus vaze, o que facilitaria a contaminação de outras pessoas.

Cetoconazol + Betametasona + Neomicina Medley Pomada 30g - farmagora.

Você não deve utilizar a triancinolona acetonida + sulfato de neomicina + gramicidina + nistatina se tiver alergia aos componentes da pomada ou lesões de tuberculose e infecções virais tópicas ou sistêmicas, por exemplo: vacínia, catapora, cobreiro (varicela), herpes (herpes simplex).

Tratamentos para herpes zóster
Para o manejo da neurite aguda, pode-se usar paracetamol, dipirona ou anti-inflamatórios não-esteroides. Quando a dor é moderada ou grave, o médico pode receitar analgésicos opioides. Em casos de dores intensas, pode ser necessário o uso de morfina.

Continuar lendo Como se reza cobreiro?