Como começa o câncer no colo do útero?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

O que pode levar ao câncer do colo do útero? A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.

No início, o câncer de colo de útero geralmente não apresenta sintomas, tornando-o difícil de detectar. Porém, em alguns casos, as pessoas sentem algumas dores antes da doença se espalhar, sendo uma delas na parte inferior das costas ou na pélvis.

Trata-se de um tipo de neoplasia maligna que se desenvolve nas células da parte inferior do útero que se conecta à vagina. Com a evolução dos estudos e pesquisas é possível afirmar que mais de 90% dos diagnósticos estão relacionados ao Papilomavírus humano (HPV).

Os sintomas de câncer no colo do útero incluem sangramento vaginal, dores locais, corrimento vaginal e outros. Nesses casos, a presença de sintomas pode indicar casos já avançados, necessitando de auxílio profissional para avaliação e tratamento.

O problema pode causar sintomas como dores pélvicas na menstruação ou mesmo fora dela, cólicas fortes, sangramento na urina ou nas fezes e infertilidade.

Nos casos mais avançados, a mulher pode apresentar sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após as relações sexuais, corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro e dor abdominal associada a sintomas urinários ou intestinais.

Papanicolau detecta precocemente câncer de colo do útero. O HPV é um vírus transmitido pela relação sexual que pode provocar o câncer do colo do útero. Para evitar a doença que mata 14 pessoas por dia no Brasil, é recomendado que mulheres com idade de 25 a 64 anos façam exame de Papanicolau frequentemente.

O câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical/colo uterino ou cérvix uterino, é caracterizado pela presença de um ou mais tumores malignos no colo do útero das mulheres. É uma doença perigosa porque pode levar a pessoa à morte, mas possui 100% de chance de cura se for descoberta em sua fase inicial.

Os sintomas de câncer no útero podem ser confundidos com outras doenças, como a endometriose, por exemplo, e isso pode retardar o diagnóstico, o que contribui para o agravamento do caso.

Portanto, é bom ficar atenta se perceber:

  • inchaço e vermelhidão na vagina;
  • coceira na região genital;
  • dor no útero, no pé da barriga;
  • vontade frequente de urinar;
  • dor durante a relação sexual;
  • sensação de peso ou pressão na região pélvica;
  • corrimento amarelado ou esverdeado (ocorre quando há infecção por bactéria).

Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

Sinais e sintomas do câncer de colo de útero
Sangramento e dor após a relação sexual; Menstruação mais longa que o comum; Dor abdominal; Secreção vaginal anormal, acompanhada ou não de sangue.

As células anormais, se não forem diagnosticadas e tratadas, podem levar ao aparecimento de lesões pré-cancerígenas ou câncer. Na maioria das vezes, o desenvolvimento do câncer do colo do útero demora vários anos. No entanto, em casos raros, ele pode se desenvolver em apenas 1 ano.

“Por essa razão, mais uma vez é importante a conscientização sobre a prevenção desse tipo de neoplasia, pois a taxa de cura em estágios iniciais pode chegar a 95%, quando diagnosticado tardiamente a taxa cai para 50% a 70% em cinco anos.”

Náusea, diarreia, prisão de ventre ou necessidade frequente de urinarPerda ou ganho de peso inexplicável. Perda de apetite. Sangramento vaginal anormal. Cansaço incomum.

Menstruações muito intensas, sangramento entre os períodos menstruais, além de sangramento durante e após a relação sexual são considerados anormais. Esse tipo de sangramento pode estar associado ao câncer de colo do útero, câncer de útero e mais raramente câncer de ovário.

O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto. Em alguns casos também é recomendado em casos de aborto, para que o corpo da mulher possa eliminar mais facilmente as toxinas que possam ter permanecido.

Isso pode ser causado por ataques de vírus, bactérias, parasitas ou mesmo acontecer em decorrência de doenças autoimunes. Tal como outros órgãos e tecidos, o útero está sujeito a todo tipo de dor, desde a mais simples de tratar até àquela causada por doenças mais graves.

Sinais e Sintomas do Câncer do Colo do Útero

  1. Sangramento vaginal anormal.
  2. Sangramento menstrual mais prolongado que o habitual.
  3. Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue.
  4. Sangramento após a menopausa.
  5. Sangramento após a relação sexual.
  6. Dor durante a relação sexual.
  7. Dor na região pélvica.

desconforto na região pélvica; coceira; ardência ao urinar; sangramento vaginal após a relação sexual.