Como começa a cinomose?

Perguntado por: dporto6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

O primeiro sintoma de cinomose em cães, geralmente é uma secreção nos olhos, seguida de febre, perda de apetite e secreção nasal clara. A maioria dos cães desenvolve febre aproximadamente de 3 a 6 dias após a infecção, mas os sintomas iniciais dependem da gravidade do caso e de como o paciente reage a ele.

Na maioria dos casos, a doença começa afetando a respiração do pet, com pneumonia e secreção nasal purulenta com secreção ocular purulenta e remela em grande quantidade. A evolução da cinomose costuma ser rápida e rasteira, sendo possível notar os primeiros sintomas logo após 7 dias da contaminação.

Em estágios iniciais, a Cinomose pode ser confundida com outras doenças por apresentar sintomas comuns, como diarreia.

A cinomose pode ser curada, porém, não há medicamentos antivirais eficazes para combater a doença. O tratamento consiste em tratar os sintomas, podendo ser realizado com fluidoterapia e com a administração de antibióticos, antieméticos, anticonvulsivantes e pomadas ou cremes (quando surgem sintomas na pele).

Modo de usar

  1. Solução salina.
  2. Swab de mucosa ocular (Outras opções de amostra: secreção nasal, saliva, urina, soro ou plasma)
  3. Agitar por 10 segundos.
  4. Coletar sobrenadante.
  5. Pingar 4 gotas vagarosamente.
  6. Interpretar o resultado de 5 a 10 minutos.

São baixas as chances de um cachorro que já teve cinomose contrair a doença de novo. A estimativa é de que isso aconteça em apenas 2% dos casos. O animal acaba adquirindo imunidade depois de ser exposto ao vírus, então ele fica mais protegido.

RIBAVIRINA

RIBAVIRINA TRATAMENTO DA CINOMOSE CANINA 1 ml para cada 5 kg de peso do animal a cada 24h por 15 dias.

Causada pelo vírus da família Paramyxovirus, do gênero Morbilivírus, essa doença também é conhecida como cinomose canina. Ela não acomete outros pets, como gatos e pássaros, mas é altamente contagiosa entre os cães, principalmente em pets filhotes que ainda não tomaram todas as vacinas necessárias.

Os principais sintomas da cinomose em cães na fase neurológica são: Tremores. Contrações musculares involuntárias. Convulsões.

Em média, após 14 dias de infecção os cachorro com níveis de proteção adequados conseguem eliminar o vírus totalmente e os sintomas apresentados desaparecem. Entretanto, nos animais em que o vírus consegue persistir por mais tempo há possibilidade de ficarem infectados por 2 a 3 meses.

No primeiro, o sistema digestivo é atingido, causando principalmente vômitos e diarreia. No segundo, o vírus ataca o sistema respiratório, tendo como principais sintomas tosse, dificuldade de respirar e até mesmo pneumonia. O terceiro estágio é o mais grave, quando a cinomose canina atingiu um nível bem avançado.

Em média, o custo da vacina é de R$ 60, um investimento considerado baixo. Mesmo assim, o homem é o principal vetor da enfermidade, por não imunizar adequadamente os pets contra a cinomose. Não existe tratamento específico para a cinomose.

Existe receita para desinfetar o quintal da cinomose? Existem três opções de produtos eficazes para desinfetar o quintal com cinomose, todos comumente encontrados em pet shops. Você pode usar fenol, solvente lipídico ou amônia quaternária.

A doença pode se apresentar no organismo dos cachorros de diferentes formas e, assim, pode comprometer a respiração, causando vômitos, diarreias, convulsões ou até mesmo a imunossupressão, ou seja, o enfraquecimento do sistema imunológico.

O que é Cinomose e quais são os sintomas?

  1. Sintomas de cunho respiratório, como as tosses e espirros, além de algumas secreções nasais;
  2. Oculares, como, por exemplo, secreções e manchas nas vistas;
  3. Gastrointestinais como diarreias e falta de fome são comuns.

Os primeiros sinais da doença são depressão, perda de apetite e febre, cerca de 1 a 2 dias depois começam os vómitos e a diarreia que progressivamente começa a conter cada vez mais sangue. Estes sintomas progridem muito rapidamente para desidratação e morte em animais severamente afectados.

Normalmente eliminam o vírus para o ambiente por duas semanas, mas podem eliminar por até 90 dias. Estima-se que cerca de 75% dos cães infectados sejam assintomáticos, eliminando o vírus sem sinais clínicos da doença e tornando-se uma importante fonte de infecção.