Como começa a artrite reumatoide?

Perguntado por: emodesto . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

A artrite reumatoide pode iniciar com apenas uma ou poucas articulações inchadas, quentes e dolorosas, geralmente acompanhada de rigidez para movimentá-las (artrite e sinovite). Isso ocorre principalmente pela manhã e que pode durar horas até melhorar.

A dor da artrite reumatoide é acompanhada de limitação de movimentos, também chamada de rigidez matinal. Porém, a rigidez da artrite reumatoide pode se apresentar em vários horários durante o dia-a-dia, principalmente após longos períodos em repouso.

Dor persistente
Em geral, ela atinge os dois lados do corpo (por exemplo, ambos os pulsos, cotovelos, joelhos ou tornozelos). Outros sintomas incluem inchaço (edema), aumento de temperatura na região e dor persistente, que dura dias e pode desaparecer e então voltar de repente.

Artrite reumatoide e fibromialgia são duas doenças bastante parecidas em termos de sintomas e, para os leigos, são facilmente confundidas.

Uma das causas mais comuns na maioria das pessoas é o desgaste natural das articulações, mas é possível ser causada também por excesso de peso, super uso, idade, traumatismo, fator genérico e devido a fungos, bactérias e vírus que se instalam através da corrente sanguínea gerando a inflamação.

O reumatismo afeta regiões como mãos, joelhos, tornozelos, quadris, colunas cervical e lombar. No entanto, a depender do tipo de patologia, até mesmo os ossos e os órgãos são atingidos, como os rins, o coração e o cérebro.

Crônica e progressiva, a doença se caracteriza pelo surgimento de cicatrizes no tecido dos pulmões, fazendo com que se tornem mais rígidos, o que dificulta a respiração e provoca sintomas como falta de ar e tosse seca. Nos casos mais graves pode ser necessário passar por um transplante de pulmão.

Piores alimentos para artrite reumatoide
Sal e açúcar - quando consumidos em excesso, podem aumentar a intensidade da dor nas pessoas com AR. Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença.

Quando não tratada, a Artrite Reumatoide causa uma “destruição” das articulações, isso leva às deformidades e redução da função (ou seja, dificuldade progressiva em fazer atividades diárias como segurar objetos com as mãos e se locomover).

Tratamento para artrite reumatoide

  1. Chá de gengibre. O gengibre é rico em gingerol, chogaol e zingerona que são substâncias anti-inflamatórias e imunomoduladoras. ...
  2. Óleo essencial de boswellia. O ólos essencial de boswellia, pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. ...
  3. Pomada de arnica. ...
  4. Chá verde.

Se os sintomas forem crônicos e acompanhados de sinais inflamatórios como dor, calor, vermelhidão e dificuldade de movimento, o reumatologista é o especialista mais indicado.

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

Ademais, o sedentarismo pode piorar a doença, criando um círculo vicioso, que vai complicando cada vez mais o quadro e dificultando a melhora. Dor, rigidez, fadiga e a ansiedade/medo de que advenham crises de ataque/recidiva da doença podem fazer com que exercícios físicos não sejam atraentes para o paciente.

No entanto, são doenças diferentes e embora costumem coexistir, elas não estão relacionadas. A artrite reumatoide causa danos visíveis nas articulações. Fibromialgia não. A artrite reumatoide (AR) também piora progressivamente, causando inchaço e, às vezes, deformidades.

A crise (flare) da artrite reumatoide ocorre quando a inflamação nas articulações aumenta. Assim, os sintomas articulares pioram, e você pode até sentir uma sensação de febre e cansaço. Consulte seu médico para ajustar as medicações e tratar essa piora da inflamação.

Existem 3 tipos principais de artrite inflamatória: artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e artrite psoriática.

Na mão, as manifestações da artrite podem surgir associadas a lesões ou alterações da coloração da pele, inchaço permanente da mão e dedos, nódulos ou “caroços” sobre as articulações ou tendões, deformações dos dedos ou mesmo alterações na forma e coloração das unhas.

Exercícios aeróbicos - são especialmente importantes para quem tem artrite reumatoide, pois já existe uma propensão para desenvolver doenças cardíacas. Ao escolher atividades aeróbicas, prefira as de baixo impacto, como natação, andar de bicicleta e caminhar.

Na artrite reumatoide (AR), o sistema imunológico ataca o próprio organismo e causa inflamação crônica, prejudicando as articulações principalmente. Mas, outras partes do corpo também podem ser afetadas pela doença, tais como os nervos, o coração os olhos e os pulmões.