Como combinar cores de iluminação?

Perguntado por: lmartins5 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Para tons escuros, o ideal é combinar com lâmpadas de tons frios: paredes escuras não combinam com a luz quente, pois seus tons amarelados alteram a cor do ambiente. Já para tons claros, combine sem medo com lâmpadas de tons frios ou quentes.

Paredes em tons quentes, como laranjas, rosas e vermelhas, também ficam ótimas com lâmpadas quentes. A combinação ressalta as cores, estimulando o apetite e deixando as pessoas mais animadas. Por isso, é ótima para ser utilizada em restaurantes e cozinhas.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. - Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

Azul

Azul é a cor mais relaxante
Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade. Assim, o azul traz uma leve redução na frequência cardíaca, no ritmo respiratório e na pressão sanguínea.

Todo mundo sabe que branco, preto e cinza são cores neutras e combinam com tudo. Muito fácil até aí e até o menos especialista em cores sabe que essas cores casam com tudo.

As cores e suas combinações de sucesso

  • Azul e amarelo, combinação original e agradável.
  • Azul e laranja, diversão e entretenimento.
  • Verde, uma escolha criteriosa.
  • Cinza e vermelho, elegância e força.
  • Cinza e azul, combinação fria e agradável.
  • Cinza e preto, combinação que intimida.
  • Preto, vermelho e branco.

Ideias de combinações de cores de parede para sala

  • Rosa e preto. Combine paredes rosas com paredes pintadas na cor preta. ...
  • Azul, amarelo e cinza. Aposte neste trio: azul, amarelo e cinza médio para uma decoração harmônica de impacto. ...
  • Mix tons pastel. ...
  • Cinza e vermelho. ...
  • Verde vibrante e branco off white.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

Nesse sentido, tons mais quentes ajudam a aumentar a sensação de conforto e relaxamento, enquanto os mais frios são úteis para melhorar a concentração.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

A chave para as combinações de cores é observar se são cores complementares ou contrastantes, porque é isso que acaba levando à combinação. Em termos simples, as cores têm de fazer sentido quando misturadas, quer enfatizando-se quer complementando-se.

Inicialmente, você precisa somar todos os valores da sua paleta cromática. No meu exemplo, o valor total da primeira paleta foi 17, que equivale a 100%, correto? Em seguida, basta realizar a regra de três para cada uma das cores, cujo valor inicial sempre será igual x (x = resultado).

5 regras para usar cores na decoração sem errar

  1. Cores entram no conceito do projeto, e não no final. ...
  2. Distribua cores pelos espaços, calculadamente. ...
  3. Calcule a energia dos tons e planeje. ...
  4. Controle bem o uso de cores. ...
  5. Não adianta usar cor sem se preocupar com arquitetura e design.

7 dicas de iluminação para a sala de estar e de TV

  1. Use LED. As novidades e atualizações tecnológicas são constantes no setor de luminotécnica. ...
  2. Prefira tons quentes. ...
  3. Invista em iluminação indireta. ...
  4. Dimerize. ...
  5. Crie um cantinho de leitura. ...
  6. Ilumine os nichos. ...
  7. Luz para as plantas.

Para calcular a quantidade de ponto de luz em cada ambiente, multiplique por 16 as dimensões do cômodo. Por exemplo: um quarto de 3 metros de largura por 3,5 metros de comprimento terá 10,5 metros quadrados, que serão multiplicados por 16.

A luminária ideal é aquela que vai trazer conforto visual para o ambiente. Em espaços que demandam maior atenção e visibilidade como a cozinha e o ambiente de home office, invista em luzes brancas e estimulantes. Na sala e nos quartos, a luz amarela em luminárias de chão vão deixar o ambiente acolhedor e relaxante.

Nos dormitórios, onde prezamos pelo relaxamento e tranquilidade, deve-se evitar cores fortes como o vermelho, laranja, roxo e marrom. Dê preferência às cores citadas neste artigo e garanta uma melhor qualidade de vida e boas noites de sono.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

As cores claras, como branco, bege, nude, cinza claro, areia e tons pastel, garantem uma sensação de amplitude para quartos pequenos, por isso são mais recomendadas. Não que tons fechados precisam ser evitados completamente, mas podem estar em detalhes, como em objetos de decoração e roupas de cama.

Azul e Branco
Provavelmente você tem peças nas cores azul e branco no seu guarda roupa, e esta é uma das combinações mais fáceis de serem executadas em qualquer look. Estas duas cores naturalmente já se completam e são uma possibilidade mais segura para quem não busca ousar.

A aposta do mundo da moda para a próxima estação, que começa em 21 de dezembro, às 18h48, são cores intensas e vibrantes. Amarelo, laranja, vermelho, rosa, azul e verde aparecem em tons fortes como tendência no verão 2023.