Como colocar um cargo no currículo?

Perguntado por: abarros3 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

O que colocar no cargo pretendido no currículo?

  1. Especifique o nome do cargo. ...
  2. Cite o nível de experiência. ...
  3. Utilize palavras-chave. ...
  4. Coloque sua área de especialização. ...
  5. Mencione os objetivos profissionais. ...
  6. Objetivo profissional. ...
  7. Título/subtítulo. ...
  8. Perfil profissional.

Para organizar suas experiências profissionais no currículo é necessário seguir a seguinte ordem: cargo, empresa, período em que trabalhou e listar até seis funções desempenhadas anteriormente, descrevendo-as em até duas linhas. Evite informações imprecisas e, quando possível, prove a experiência com dados.

O cargo serve para orientar o nível do trabalho, assim como as responsabilidades; ao passo que a função, por sua vez, oferece uma ideia geral sobre o trabalho. Na prática, um exemplo de função pode ser Gerente de Projeto de Construção, e um exemplo de cargo para essa função é Engenheiro Civil.

Candidato pode listar o cargo de interesse. Caso ele não tenha uma posição específica, pode citar a área de atuação, como logística, administrativa, entre outras.

Como preencher um currículo corretamente?

  1. Dados pessoais.
  2. Objetivo profissional.
  3. Experiências anteriores.
  4. Formação e capacitação.
  5. Habilidades e conhecimentos.
  6. Utilize um modelo pronto como base.
  7. Use a criatividade sem exagerar na dose.

O que é função? Já a função é mais específica, no cargo entendemos de forma mais genérica o que o profissional vai exercer dentro da empresa, mas a função mostra exatamente o que será proposto ao empregado.

Qual é a ordem de cargos em uma empresa?

  1. 1 – CEO. O cargo mais alto de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer, ou diretor executivo). ...
  2. 2 – Presidente. ...
  3. 3 – Diretor. ...
  4. 4 – Gerente. ...
  5. 5 – Coordenador ou supervisor. ...
  6. 6 – Analista. ...
  7. 7 – Assistente. ...
  8. 8 – Auxiliar.

É a posição que as pessoas de dentro e fora da empresa te reconhece, e que você mesmo assume as responsabilidades que advém dela. Por exemplo: se você é contratado por uma empresa para ser Coordenador ou Coordenadora Financeira, este é o seu cargo. Simples assim.

Como se nota nos exemplos, usa-se a minúscula nos cargos, mas a maiúscula mantém-se nos nomes de instituições (e nas partes de nomes de instituições usadas em combinação com nomes de cargos).

Como é feita a descrição de um cargo?

  1. Identificação;
  2. Organograma;
  3. Missão do cargo;
  4. Atividades do cargo;
  5. Experiência;
  6. Formação acadêmica;
  7. Competências;
  8. Treinamentos.

Como identificar se você está no nível profissional exigido para a vaga? Caso seu cargo não tenha nenhuma classificação de nível de carreira, você deve analisar sua trajetória profissional e avaliá-la. Observe suas experiências, tempo de carreira no setor e formação acadêmica.

O que colocar no objetivo do currículo em frases curtas?

  1. cargo desejado;
  2. experiências relativas à vaga;
  3. objetivo de vida relacionado com a posição que você deseja;
  4. qualidades pessoais que se destacam; e.
  5. maneiras como você pode contribuir com a empresa.

Tocar projetos pessoais, ajudar voluntariamente organizações relacionadas ao tema e investir em cursos e eventos, por exemplo, são ótimas maneiras de entrar em contato com um novo universo. A melhor parte? Angariar experiência não é difícil e há muitas portas abertas por aí. Basta saber onde elas estão.

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

O primeiro campo a preencher aqui é o Cargo de Interesse, que no currículo da Catho é o mesmo que Objetivo Profissional. Nele você deve incluir apenas o cargo e área que tem interesse em atuar, como no exemplo: É importante destacar que você deve incluir apenas um cargo e área, sem utilizar barras ou vírgulas.

Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa. Em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre mim e a empresa.

Objetivo profissional: exemplos prontos
"Gostaria de desenvolver minhas habilidades de gestão e contribuir para o sucesso do projeto na sua empresa." 2. "Busco aprimorar meus conhecimentos em produção de texto e viso crescer junto com a empresa."

Normalmente, a última parte de um currículo é chamada “informações adicionais” ou “informações complementares”. Para finalizar seu currículo com esse método, crie uma seção com esse nome e liste as informações que são relevantes à vaga desejada, mas não entraram nas outras seções.