Como colocar plantas trepadeiras no muro?

Perguntado por: icapelo7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Para plantar a trepadeira é preciso preparar as covas abrindo buracos de 30 x 30 x 30 cm. Plante a muda próxima à estrutura que servirá de suporte para o crescimento (muro) e preencha o restante da cova com a terra já preparada previamente.

Para criar um muro verde com espécies trepadeiras, basta plantá-las na base da parede com o posicionamento correto para o crescimento. No caso do muro verde no estilo jardim vertical, existem alguns tipos de bases onde os vasos ou cachepôs podem ser posicionados.

Use um gancho magnético e ímã de parede para pendurar a planta. Compre um gancho magnético de alta resistência, que é basicamente um prato magnético com um gancho preso nele. Prenda o gancho em um duto de ar ou suporte de luminária no teto e pendure a planta no gancho.

Existem diferentes tipos de solução para proteção de muros. São eles: os cacos de aço, as lanças perfurantes, as concertinas e as redes laminadas. Cada um possui características específicas.

Lágrima-de-cristo. Para quem quer um muro bem ornamentado, ela é a ideal, pois suas flores branca e vermelha têm um lindo efeito em cachos.

Plantas: as plantas deixam qualquer espaço mais agradável e são uma solução simples e prática para disfarçar muros feios. Além disso, é possível combinar diferentes espécies arbustivas em um mesmo canteiro ou utilizar plantas trepadeiras que vão esconder os muros inteiramente.

Para ter muros modernos e bonitos, a dica é misturar diferentes tipos de revestimentos e esbanjar criatividade no projeto. Inclusive, essa dica é ótima para quem está com orçamento reduzido, pois você pode usar um revestimento caro em detalhes e o restante da frente de muro bonito ser mais barata, como uma pintura.

Jardins verticais, vasos e floreiras de parede, quadros verdes, hortas verticais e plantas trepadeiras são algumas das possibilidades que podem ser colocadas em prática na decoração do muro.

O espaço ideal é deixar cerca de 10 metros entre o tronco e a parede ou muro. As árvores grandes podem também provocar problemas no que respeita as canalizações enterradas, podendo atingi-las, ainda bastante longe com as suas raízes.

Dentre os grandes causadores dos problemas relacionados a barreiras, está a presença de vegetação nas encostas. A bananeira é uma das principais espécies que devem ser eliminadas dessas áreas, pois, as raízes dessas plantas são pequenas e não se fixam no solo encharcado.

Uma ideia é utilizar vasinhos e placas de fibra de coco para montar o painel. Pode-se usar também treliças de ferro ou madeira com vasos meia lua. Para colocação deve-se chumbar a treliça na parede e prender os vasos com ganchinhos. Os vasos meia lua podem também ser pregado em tela de alambrado.

Fixe a treliça
Ainda com ajuda de outra pessoa, posicione a treliça na parede sobrepondo as furações de ambas. Com a parafusadeira ou chave de fenda, fixe a treliça deixando uma folga de alguns mm entre a parede e a treliça, usando para isso um espaçador de parafuso.

Com pequenas árvores. Uma ótima maneira de utilizar o espaço das paredes de maneira linear, valorizando o cenário natural, é a opção por pequenas árvores enfileiradas de maneira rente ao muro. Neste projeto, por exemplo, o uso de bambus foi ótimo para complementar com muita beleza o sensível jardim ao redor.

Trata-se de subgerenciamento, negligência com a função e falta de habilidades para tratar conflitos. Não existe vantagem em ficar em cima do muro. Sabemos que é difícil para o líder se posicionar sempre, pois isso o deixa vulnerável e sujeito a erros.

As concertinas são espirais feitos de arame que devem ser colocadas sobre estruturas que delimitam espaços a serem isolados. Ela fica na parte de cima do muro, impossibilitando invasões, de forma simples e discreta.