Como colocar o verbo no participio?

Perguntado por: vescobar3 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente. Exemplo: Verbo dançar: danç(-ar) > danç(+ado).

Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos.

A regra do emprego destes particípios é a seguinte: com os verbos ter e haver, emprega-se o particípio regular; com os verbos ser e estar e ainda com os verbos ficar, pemanecer, parecer e outros emprega-se o particípio irregular: (a) Ele há /tem/aceitado a tua opinião.

Gastado pede a companhia de ter e haver: O idoso tem gastado muito com remédios. Ele havia gastado o dinheiro quando recebeu o convite. Não pôde ir. Modernamente, usa-se gasto com todos os auxiliares (foi gasto, está gasto, tinha gasto, havia gasto).

O verbo escrever é geralmente referido como verbo regular, apesar do seu particípio passado irregular (escrito).

Particípio como adjetivo
Como adjetivo, o particípio indica um estado ou uma característica. Nesses casos, o termo aparece em frases predicativas, acompanhado por verbos copulativos (ser, estar, ficar, parecer, permanecer, tornar-se, revelar-se).

VERBO:GERÚNDIO:PARTICÍPIO:
jogarjogandojogado

Particípio passado do verbo “to do”: done
O particípio passado do verbo “to do” em inglês, corresponde à palavra “done ”. Ela se usa com todos os sujeitos e se refere a ações já terminadas.

1ª) Com TER e HAVER, usamos o PARTICÍPIO REGULAR. Então, dizemos: “Ana já TINHA (ou HAVIA) LIMPADO a sala”; “Eu TINHA (ou HAVIA) IMPRIMIDO o texto todo”.

PARTICÍPIO PASSADO O particípio passado é usado nos tempos verbais compostos e na voz passiva. O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente. Exemplo: Verbo dançar: danç(-ar) > danç(+ado).

O verbo sair é um verbo irregular, apresentando alterações nas suas terminações, como, por exemplo, a acentuação de diversas formas do indicativo (nós saímos, eu saí, eles saíram,...) e do subjuntivo (se ele saísse, quando eles saírem,...).

Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

Ganho e ganhado são duas formas corretas do particípio do verbo ganhar. Assim, é correto dizer: ter ganho ou ter ganhado, tinha ganho ou tinha ganhado, tivesse ganho ou tivesse ganhado,... Ganhar é um verbo abundante, apresentando duas formas equivalentes de particípio: uma forma regular e outra irregular.

O particípio do verbo MORRER é MORRIDO: “Ele tinha morrido em 1978”. O problema é que MORTO pode ser o particípio irregular do verbo MATAR, que tem dois particípios: MORTO e MATADO.

Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: – O valor é pago mensalmente.

Conjugação do verbo: comer

  1. Presente. eu. como. tu. comes. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. comia. tu. comias. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. comerei. tu. comerás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. coma. que tu. comas. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. comer. se tu. comeres. ...
  6. Pessoal. eu. comer. tu. comeres. ...
  7. eu. comeria. tu. comerias. ele/ ela/ você

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

O professor Pasquale explica que o verbo 'abrir' é irregular, com um só particípio. A forma correta é 'aberto'.

Conjugar um verbo significa mudar as desinências da palavra para conseguir indicar suas variações (de número, pessoa, tempo e modo) e dar coerência à fala ou texto. Com essa definição, fica fácil concluir que todo mundo que fala português já sabe como conjugar corretamente, certo? Errado.

O gerundivo ou particípio futuro passivo é considerado um adjeti- vo verbal e detentor de um significado passivo, cuja tradução denota uma realização futura e quase sempre de caráter obrigatório.