Como colocar o valor do patrimônio?

Perguntado por: lparis5 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

O valor de patrimônio de uma organização pode ser visualizado em seu balanço patrimonial anual, o resultado encontra-se ao calcular a diferença entre os bens ativos e passivos da mesma. Sendo assim, o valor patrimonial nada mais é do que o patrimônio líquido da empresa.

O que compõe o patrimônio líquido?

  1. Financeiros: dinheiro;
  2. Materiais: carros, imóveis, matérias-primas;
  3. Imateriais: marca, patentes.

Ou seja: isso inclui empréstimos, cartões de crédito, contas a pagar e outras dívidas. Sendo assim, o patrimônio líquido representa o valor líquido, ou seja, o valor que a pessoa realmente possui, após as dívidas serem deduzidas.

A soma de todos os bens que uma pessoa possui, ou seus “ativos”, deve ser subtraída por tudo o que ela tem a pagar (os chamados "passivos") para se chegar ao cálculo do patrimônio líquido.

Caso você precise saber os bens imóveis e outros direitos reais ligados a um CPF ou CNPJ, você pode obter as informações por meio do serviço “Pesquisa de Bens” ou “Certidão Negativa de Bens”, oferecido pelos Cartórios de Registro de Imóveis dos Estados.

Os bens tombados de natureza material podem ser imóveis como os cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Você sabe o que são bens patrimoniais? Resumidamente, os bens patrimoniais são todos os itens de valor que uma organização possui. Entre esses itens podem ser considerados: maquinários, equipamentos, móveis, imóveis, dentre outros.

Crédito para a formação de patrimônio
Este modalidade de crédito é utilizada para adquirir um bem de maior valor e que irá compor o seu patrimônio e que fará diferença em sua vida. O seu dinheiro será direcionado para algo que resultará em um benefício futuro.

Ou seja, se uma instituição possui Índice de Basileia de 20% significa que, para cada R$ 100,00 emprestados, ele possui patrimônio de R$ 20.

A constituição brasileira determina que patrimônio material são objetos, imóveis, locais, sítios arqueológicos e obras literárias que representam a história e cultura de um povo. Por exemplo, a cidade de Ouro Preto abriga igrejas históricas que são patrimônios materiais do Brasil.

O mesmo com o dinheiro: podemos comprar, podemos viver a riqueza. No entanto, só geramos fortuna e acumulamos patrimônio quando decidimos que haverá um gasto menor que a nossa renda, e decidimos não gasta-lo por muitos anos, todos os meses.

O patrimônio familiar é um conjunto de bens que pertencem à mesma família e garantem estabilidade e segurança financeira às gerações atuais e futuras.

Para uma pessoa física ou uma família, além do dinheiro e investimentos, integram o patrimônio os imóveis, veículos, mobília, itens de decoração, jóias, roupas, coleções, obras de arte e assim por diante. Lembramos que os direitos da pessoa, família ou empresa também devem ser considerados ao calcular o patrimônio.

São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.

Tipos de Patrimônio Cultural
Dentro dos culturais, é possível separar em dois grandes grupos: materiais e imateriais.

Existem basicamente cinco tipos de bens patrimoniais: bens corpóreos, incorpóreos, bens móveis, bens imóveis e bens fungíveis. Bens corpóreos são os bens materiais, tangíveis, que podem ser tocados e vistos. Exemplos incluem um edifício, um carro, uma mesa, uma cadeira, um computador.

Identificação: Por meio de procedimentos padronizados, os bens são identificados com plaquetas de patrimônio, com as quais é possível identificar cada item, mesmo em caso de realocações ou mudanças.

Este cadastro pode ser realizado de duas formas: localizando o bem que foi comprado e recebido na instituição através do Módulo de Compras, ou informando manualmente todos os dados necessários para efetuar o cadastro.

Significado de Patrimonial
Que é do patrimônio, que faz parte do conjunto dos bens, dos direitos e das obrigações de uma pessoa ou empresa.

Representa o valor investido por cada um dos sócios para começar o empreendimento (podendo ser bens financeiros, bens materiais ou imateriais).

Situação líquida patrimonial é a diferença entre o Ativo (bens e direitos) e o Passivo (obrigações).