Como colocar o trema?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Pressione composição , ` (acento grave) e uma letra para colocar um acento grave sobre essa letra, como em è. Pressione composição , " e uma letra para colocar um trema sobre essa letra, como em ë.

Desde 2009, o trema não existe mais. Se você ainda está usando o acento, está na hora de se atualizar. A partir deste ano, o Novo Acordo Ortográfico passa a ser obrigatório no Brasil. Por isso, além de linguiça, palavras como “tranquilo” e “aguenta” também são escritas sem o trema.

Outra maneira: No menu iniciar digite charmap + ENTER, marque a opção "modo de exibição avançado" em ir para unicode coloque 2260, clique em selecionar, copiar. Vai no local onde você quer copiar o caractere e pressione as teclas CTRL + V.

Palavras que recebiam trema: agüentar, argüir, argüição, averigüemos, apazigüemos, bilíngüe, cinqüenta, conseqüência, conseqüente, delinqüência, delinqüente, deságüe, enxágüe, freqüência, freqüente, lingüiça, pingüim, qüinquagésimo, qüinqüênio, qüinqüenal, sagüi, seqüência, seqüestro, tranqüilo...

Para resolver seu problema, vá no menu Iniciar > Configurações > Painel de controle. Você verá uma janela com uma série de ítens de seu computador, clique em Teclado. Ao clicar no item, seu PC abrirá uma janela de propriedades do teclado. Nela, você deve clicar sobre a aba Idioma.

A função secundária aparece por padrão na parte superior da tecla, acima da primária, e normalmente é acessada pelo uso de SHIFT + TECLA DESEJADA. A função terciária aparece por padrão no canto direito da tecla, e pode ser acessada por ALT Gr + TECLA DESEJADA ou também por CTRL + ALT + TECLA DESEJADA.

Atenção: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas. Exemplos: Müller, mülleriano. Vejamos uma questão: De acordo com o novo acordo ortográfico, palavras como “freqüente” permanecem com o trema, retirá-lo acarretaria erro na pronúncia.

Atalhos de teclado: aplicar sobrescrito ou subscrito
Para fazer o texto aparecer ligeiramente acima (sobrescrito) ou abaixo (subscrito) do seu texto normal, você pode usar os atalhos de teclado: Selecione o texto ou o número que você deseja. , Shift e o sinal Plus (+) ao mesmo tempo.

Aperte ALT e digite os seguintes códigos para obter o til:

  1. ã = 0227; Ã = 0195.
  2. ñ = 0241; Ñ = 0209.
  3. õ = 0245; Õ = 0213.

O ö é usado em línguas escandinavas (islandês, sueco, norueguês, etc.), línguas germânicas (alemão), no turco, finlandês, estoniano, húngaro, etc. Este caractere pode ser substituído por "oe", quando vindo de palavras germânicas, assim como o "ü" pode ser substituído por "ue".

Acento circunflexo
Manifesta-se pelo som fechado, retratado pela vogal tônica.

No teclado configurado para português, o eszett é obtido pressionando Alt+0223 ou Alt+225 (Windows) ou Ctrl+Shift+U 1E9E (Linux).

não possuem mais o trema. Essa nova regra justificou-se no fato de que há ditongos na língua que não precisam do trema para indicar a quem lê o fato do “u” ter que ser pronunciado ou não, como em: língua e quente.

Além do mais, o uso do trema já não era consenso entre os países lusófonos, sendo mais usado no Brasil. Com a vinda do acordo ortográfico e a unificação da grafia optou-se por retirá-lo ao invés de implementá-lo nos demais países, deixando a escrita mais simples e afetando apenas a forma de escrever dos brasileiros.

A respeito dos ditongos, Ä é pronunciado como um E, p.

Pressione a tecla "Alt" e a tecla "Shift" simultaneamente se quando você pressiona uma tecla do teclado aparece um símbolo ou uma letra diferente da digitada. Este atalho serve para alterar a linguagem do teclado e, muitas vezes, é acionado por acidente.

Usar o teclado de toque
Para vê-los, pressione e mantenha pressionada a tecla correspondente até que apareça um grupo de caracteres especiais ou símbolos. Em seguida, você pode optar por inserir o caractere ou símbolo no documento.

1990

O novo acordo ortográfico para a língua portuguesa (assinado em 1990 por sete países da lusofonia) aboliu definitivamente o trema na língua.

A crase, outra vez. TREMA: É um sinal ortográfico de separação. No Brasil, é obrigatório o trema nos grupos gu e qu, seguidos de e ou de i, quando o u se pronuncia (ex.: freqüente, lingüista). Em Portugal, o trema foi banido desde 1945, e só é aceitável em palavras derivadas de nomes estrangeiros (ex.: mülleriano).