Como colocar o estágio supervisionado no currículo?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Como colocar o estágio no currículo?

  1. O nome da empresa em que está estagiando;
  2. O seu cargo;
  3. Informações com as datas de início e de término do estágio;
  4. Uma descrição breve das suas tarefas e conquistas no estágio.

O local mais apropriado para colocar o estágio docência seria na aba Atuação > Atuação profissional. Bem como o vínculo como bolsista. Também é inserido na aba Atuação > Atuação profissional. Em ambos os casos, você pode especificar as atividades desenvolvidas em outras informações, caso ache necessário.

A finalidade do Estágio Supervisionado é proporcionar ao aluno formação prática, com desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à atuação profissional. O Estágio Supervisionado deve proporcionar ao aluno a participação em situações simuladas e reais de vida e trabalho, vinculadas à sua área de formação.

Por meio do termo de realização de estágio, também chamado de declaração de estágio, o estudante poderá comprovar que realizou estágio com determinada pessoa (física ou jurídica).

O relatório final de estágio deve ser claro e conciso, expor as motivações da escolha e as expectativas. Ele deve conter também os objetivos gerais e específicos. No texto, apresente a organização na qual o estágio foi realizado, descreva as atividades exercidas, informe qual foi o período e quem foram os envolvidos.

Para criar um bom objetivo do currículo, inclua as seguintes informações:

  1. Sua última posição (se tiver);
  2. Ao menos uma habilidade;
  3. Uma conquista laboral ou acadêmica;
  4. Como você pode ajudar os recrutadores.

Introdução: objetivo do currículo de pedagogia
A ideia é convencer o diretor da escola, ou quem for te contratar, de que você pode contribuir como pedagogo(a). Por isso, selecione as melhores partes do seu currículo para criar o parágrafo.

No objetivo do seu currículo, mencione uma ou duas habilidades. Adicione também algumas competências na hora de descrever a sua experiência e educação. Dessa forma, você dá para o recrutador exemplos de como você usou suas competências.

O estágio extracurricular é aquele desenvolvido como atividade complementar ao currículo, envolvendo remuneração, e pode ser aproveitado em até 50% do total da carga horária exigida para cumprimento do estágio curricular. A Fapcom apoia todas as formas de integração do estudante com o mercado profissional.

No caso da monitoria, não se trata de um estágio profissional, mas tem um objetivo bastante parecido: possibilitar que o aluno interessado na docência possa vivenciar de perto o dia a dia do ofício de um professor universitário.

O estágio obrigatório também pode ser chamado de estágio curricular ou estágio supervisionado. Esse tipo se refere à prática que faz parte do currículo da graduação. Ou seja, todos os alunos ao chegarem a determinado semestre vão fazer o estágio como mais uma disciplina obrigatória.

Como dito, o estágio supervisionado não costuma ser remunerado — ele funciona mais como uma matéria prática do curso. Já o estágio não obrigatório tem o pagamento de uma Bolsa Auxílio previsto por lei.

O estágio supervisionado enriquece o currículo e é uma ótima oportunidade para complementar a experiência acadêmica, além de preparar o estudante para conquistar novas posições no mercado. A atividade permite fazer contatos na sua área profissional, aumentando as chances de conseguir efetivação no futuro.

Você pode adicioná-las à seção "Experiência", no mesmo formato de suas experiências de trabalho normais (destacando que se trata de estágios), pode incluí-las na seção Educação/Formação ou pode criar uma seção específica para listar seus estágios.

O estagiário receberá uma via do TCE (Termo de Compromisso de Estágio), o que comprova a sua participação no estágio, não havendo, portanto, a necessidade de assinatura em sua Carteira Profissional. Entretanto, poderá constar, caso haja concordância entre as partes envolvidas.

Após realizar o processo seletivo e escolher a melhor opção para integrar o seu time, o Termo de Compromisso de Estágio - TCE deve ser assinado pela organização concedente, pelo aluno e pela instituição de ensino onde ele está matriculado.

Como funciona o estágio não remunerado
Ou seja, o estagiário não é funcionário da empresa e não receberá bolsa-auxílio ou um salário. Esse tipo de estágio é voltado a alunos de diversos níveis de ensino, desde o ensino médio até o ensino superior, que queiram ter uma experiência no mercado de trabalho.

Diante disso, quem quer trabalhar e estagiar, ao mesmo tempo, precisa negociar com o empregador uma jornada flexível de trabalho, e conversar com a parte concedente do estágio para uma carga horária de, por exemplo, 4 horas.