Como colocar o cadarço na bota?

Perguntado por: tduarte . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

O jeito padrão de colocar cadarços em botas é com a técnica cruzada. Começando pela parte de baixo, passe os cadarços pelos primeiros ilhoses. Puxe os cadarços para cima verticalmente o máximo que puder e deixe ambas as pontas iguais. Agora, o cadarço deve estar no lado de fora dos ilhoses.

A primeira diferença entre ambos os calçados, está na altura do cano. Por exemplo, se o cano do calçado estiver curto, então seria uma Botina. Agora, se o cano do calçado for longo, então será uma Bota.

Seja ou não tratorada, a sola do coturno costuma ser mais grossa que a das outras botas. O segundo passo é através da biqueira, para garantir uma maior proteção, o coturno foi desenhado com uma biqueira reforçada e levemente levantada. O bico da bota é revestido de metal, um de seus principais diferenciais.

Botas masculinas e botas femininas
De um modo geral não há diferença alguma. Existe a divisão apenas para fins mercadológicos, mas é comum, por exemplo, ver mulheres usando botas masculinas. O contrário também acontece. Outra questão é que grande parte das botas e tênis de trekking é unissex.

Comece passando as pontas do cadarço para dentro do tênis, uma em cada um dos dois furos mais próximos dos dedos. Passe uma das pontas pelo furo imediatamente acima, de dentro para fora. Faça uma paralela, colocando essa ponta para dentro do tênis pelo segundo furo.

Pegue um dos seus sapatos e afrouxe os cadarços para ver a língua inteira. Procure por uma tira de tecido de 1,5 a 2,5 cm no meio da língua. Se tiver essa argola, pode usá-la para segurar a língua no lugar e evitar que ela deslize para o lado.

Amarração zig-zag
Você pode começar dando um nó em alguma ponta do cadarço. Depois, passe a outra ponta pelo primeiro furo do seu tênis. A parte em que você deu um nó pode ficar encoberta por dentro. Então, pegue a ponta solta e coloque no próximo espaço vazio, localizado na mesma direção.

A tradução literal de “bootstrap” é alça de bota – aquele pedaço de couro ou tecido que fica atrás da bota e acima do calcanhar, facilitando puxá-la com as mãos na hora de calçar.

Aprendam a fazer seus próprios lacinhos de borboleta!

  1. Pegue seu tênis.
  2. Faça um laço simples.
  3. Puxe as pontas sem desfazer o laço.
  4. Coloque as pontas no meio do laço.

O nó do cadarço desata-se devido ao mesmo tipo de movimento”, explica Gregg. “As forças que causam isso não são de uma pessoa puxando a extremidade livre, mas da inércia da perna balançando para frente e para trás enquanto o nó é afrouxado pelo sapato se chocar repetidamente com o chão”.

Mas qual é a idade certa para aprender a amarrar o próprio tênis? Para aprender a amarrar cadarços, é necessário coordenação e habilidades motoras que as crianças desenvolvem por volta dos cinco anos. Antes dessa idade, o melhor é não forçar o seu filho, pois pode ser frustrante para ambos.

De maneira geral, a bota é indicada quando a pessoa sofreu uma luxação (ou entorse), uma lesão num ligamento ou num tendão, uma fratura, mas não gerou nenhuma deformidade no local, em pós-operatório – uma cirurgia em algum tendão ou no pé, tíbia ou tornozelo.

2 dicas para escolher a bota para os dias de chuva
Ele pode ser de borracha ou de couro animal. A borracha apesar de ser um material impermeável, esquenta bastante. Já o couro animal é resistente à água, principalmente, as versões enceradas.

Para diferenciar a Bota e a Botina de Segurança você pode começar observando a altura do cano. Se o calçado tiver o cano curto, na altura do tornozelo, então é uma Botina. Se o cano for longo, na altura da canela ou mais, então este EPI é uma Bota.

Coturno + Calça

  • Calça jeans – da skinny à mom jeans.
  • Calça de couro mais justa nas pernas.
  • Calça estampada despojada – com estampas urbanas como o xadrez.
  • Calça de moletom com punho mais justo na canela.

Um bom exemplo disso é o coturno, a bota tem um ar mais pesado e hoje em dia é look preferido das pessoas mais jovens. Entretanto, qualquer mulher de todas as idades, inclusive acima dos 50 anos pode usar a peça. Existem maneiras de ficar ainda mais estilosa com esse calçado.

Ao contrário do que pode parecer, os coturnos, mesmo os mais pesados, entram perfeitamente nas composições com vestido e saias, que podem inclusive trazer um mood fresh e feminino para criar um twist com as botas. E, claro, nas produções de inverno, eles compõem a pegada mais quentinha e pesada com maestria.