Como colocar o bebê para dormir no travesseiro?

Perguntado por: emuniz2 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O ideal é que o travesseiro mantenha a coluna alinhada e as vias respiratórias livres, elevando a cabecinha do bebê apenas levemente. Quando o neném completar 1 ano, você pode trocar o travesseiro por outro diferente, já que a musculatura do seu pescoço estará forte.

Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:

  1. Frio: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele está fria. ...
  2. Calor: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê suado.

Nos primeiros meses de vida não é necessário colocar travesseiro no berço para o recém-nascido. O ideal é que ele durma em uma superfície firme, plana e macia, para melhor acomodação da coluna. Quando o bebê atingir seus seis meses de vida, ele já pode ter seu travesseirinho, daqueles pequenos e finos.

"Caso o bebê dormiu e não arrotou, a gente prega que o bebê seja deitado de lado, garantindo que, se ele se virar, fique de barriga para cima. Eles nunca devem dormir de barriga para baixo, assim teremos risco maior de asfixia e morte súbita", explica o pediatra João Paulo Weiand.

É comum muitos pais acharem que os bebês sentem necessidade de luz, mesmo que seja uma luz baixa no quarto para dormir. Mas a verdade é que o bebê pode dormir no escuro — e terá noites de sono mais saudáveis se se acostumar com o escuro. E, no caso do barulho, é recomendado o ruído branco em vez do silêncio total.

Dicas, truques e soluções simples para resolver aquelas dúvidas que surgem nos primeiros meses.

  1. Comece a embalar o bebê de maneira suave para dormir.
  2. Feche as cortinas do quarto.
  3. Se precisar falar alguma coisa, use um tom de voz baixo e suave.
  4. Ligue um brinquedo relaxante que emita sons ou toque músicas tranquilas.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Muitos pais e mães costumam deixar os pequenos só de fralda. No caso do recém-nascido, no entanto, essa prática não é recomendada. “Eles perdem calor com muita facilidade e podem passar frio ou até sofrer uma hipotermia”, alerta Nathália. Por isso, vista nele uma camisetinha ou body fresquinho de algodão.

Extremidades geladas
Diante da imaturidade dos seus órgãos e da sensibilidade da pele, a temperatura pode ser apenas uma questão de circulação. Se o bebê não demonstra nenhum tipo de irritação - expressa geralmente por meio do choro - não é necessário se preocupar e agasalhar.

A melhor posição para o bebê que tem refluxo dormir continua sendo a de barriga para cima. Entretanto, uma opção seria deitar o bebê de bruços por meia hora depois da mamadeira ou da amamentação, o que pode ajudar no esvaziamento gástrico e diminuir o desconforto para o bebê.

O travesseiro é fundamental, já que ajuda o bebê a ficar na posição certa na hora de dormir. Bom, nos primeiro meses de vida, o travesseiro do bebê deve ser macio e não ultrapassar os 3 cm de altura, tá?

Mas e se o bebê golfar? Segundo pediatras, estudos mostram que, numa situação como essa, o bebê reage naturalmente tossindo e, com isso, não respira o vômito e ainda chama a atenção dos pais. Colocar o bebê para dormir com muita roupa é um dos fatores de risco de morte súbita.

Além disso, é importante ter uma alimentação balanceada e que inclua frutas, vegetais e cereais integrais.
...
De acordo com alguns estudos, a produção de leite materno parece ser estimulada pela ingestão de alguns alimentos como:

  • Alho;
  • Aveia;
  • Gengibre;
  • Feno-grego;
  • Alfafa;
  • Bebidas à base de cereais, como malte;
  • Spirulina.

Mas e fazer o bebê dormir no colo é recomendado ou faz mal? Estudos comprovaram que dar o colo ao bebê, ao contrário do que muitos pensam, traz benefícios tanto afetivos, quanto cognitivos, atuando na saúde e no desenvolvimento e influenciando por toda a vida.

Não há problema em ajudar o bebê a se acalmar no colo, portanto, na hora de tirar uma soneca. O carrinho costuma ser usado com essa finalidade, lembra a consultora do sono Michele Melão. “Mas, por questão de segurança, é preciso supervisionar o bebê enquanto ele dormir ali”, alerta.

Por conta disso, o ideal é que todos nós – inclusive os bebês – tenhamos noites de sono sem qualquer luz ativada no quarto. Mas, se elas forem precisas, deve-se sempre evitar luzes brancas ou azuis: elas são inimigas da melatonina! Dê preferência à luzes quentes de tom amarelado, alaranjado e até mesmo luzes vermelhas.

O melhor horário para o bebê dormir à noite é entre 20h e 21h. Ao pegar no sono nesse período, a criança terá mais chances de atingir todas as fases do ciclo circadiano e se desenvolver melhor. Além disso, a probabilidade do bebê dormir a noite toda é maior.

Geralmente, o choro de cólica acontece em um determinado período do dia, o bebê fica muito irritado, fecha as mãozinhas, trata-se de um choro mais forte, mais inconsolável. Já o choro de fome, o bebe chora bastante também mas é um choro mais calmo; e ele dá sinais de que está procurando o peito.