Como colocar nos em terceira pessoa?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Use os pronomes corretos. A terceira pessoa refere-se aos forasteiros. Você escreve sobre alguém usando seu nome ou pronomes de terceira pessoa. Esses pronomes incluem: ele, ela, dele, ela, eles, aqueles, ela, ela/seu.

E o narrador na terceira pessoa se refere às personagens como "ele, ela, eles, elas", e ele nunca vai ser um personagem da história, mas a gente pode colocar ele em duas categorias, observador ou onisciente, ou seja, que só observa a história, ou que sabe tudo, inclusive os pensamentos do personagem.

Uma ideia para transformar o seu texto em terceira pessoa é usar o acredita-se, precisa-se, é preciso, é necessário… Lembre-se de não usar a palavra nossa, por exemplo, as crianças da nossa sociedade… Mude para algo que retire você ou nós do texto, por exemplo, as crianças da sociedade brasileira.

3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

Estudos psicológicos mostram que pensar e falar de si mesmo na terceira pessoa aumenta a sabedoria e tem um efeito positivo no estado mental de alguém, porque um indivíduo que faz isso é mais humilde intelectualmente , mais capaz de empatia e compreender as perspectivas dos outros, e é capaz de se distanciar ...

Devido à natureza da redação em modelo dissertativo-argumentativo, utilizar expressões imparciais pode ajudar a melhorar sua nota. Nesse tipo de redação, apresenta-se argumentos de maneira impessoal. Ou seja, o candidato deve utilizar uma escrita imparcial, sem “eu” ou “nós”.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa ), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa ), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa ), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

A recomendação da professora é sempre utilizar a terceira pessoa do singular ou plural (ele/eles). Isso porque a redação deve ser objetiva e impessoal. Ao utilizar frases como “eu acho” ou “na minha opinião” em seu texto, demonstra aos corretores que sua posição não está embasada em argumentos sólidos.

As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).

A narrativa na Segunda Pessoa apresenta as seguintes características: O narrador narra a cena do ponto de vista de uma só personagem e escreve como se o leitor fosse essa personagem. Usa o pronome “Tu” em vez do nome da personagem que está a contar a história.

Já a Dissertação Argumentativa (sobretudo) se caracteriza pelo afastamento autor-leitor, motivo pelo qual a 1ª pessoa do singular (eu) não é usada e a 1ª pessoa do plural (nós) deve ser evitada”, explica Simone. Por isso, é indicado que o participante utilize a 3° pessoa, do singular ou do plural, em seu texto.

O texto dissertativo-argumentativo possui a opinião do autor sobre determinado tema. No entanto, essa opinião não deve estar expressa em primeira pessoa do singular (Eu) e sim na primeira ou terceira pessoa do plural (Nós, Eles).

Pessoas verbais

  1. ª pessoa: Indica quem fala - eu e nós;
  2. ª pessoa: Indica com quem se fala - tu e vós;
  3. ª pessoa: Indica de quem se fala - ele e eles.

Portanto, “nos” se refere ao pronome oblíquo átono relacionado à primeira pessoa do plural e é objeto direto ou indireto nas orações. Já “nós” corresponde a primeira pessoa do plural do caso reto e exerce função de sujeito. Quanto a “noz”, esta palavra se refere ao fruto da nogueira.

Os pronomes pessoais designam diretamente uma das pessoas do discurso, seja no singular (eu, tu, ele) ou no plural (nós, vós, eles). Dessa maneira, podemos definir: PRONOMES PESSOAIS são aqueles que indicam as três pessoas do discurso.

Tem está na 3ª pessoa do singular: ele tem. Têm está na 3ª pessoa do plural: eles têm.