Como colocar no currículo um trabalho não registrado?

Perguntado por: lcardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Como colocar no currículo experiência profissional não comprovada sem carteira de trabalho

  1. Coloque o nome da empresa;
  2. Indique o serviço prestado;
  3. Informe a data de conclusão;
  4. Forneça uma referência;
  5. Escreva 4 - 5 bullet points descrevendo o serviço prestado.

Ao escrever o primeiro currículo, o campo “Experiência Profissional” pode ser substituído pelas suas qualificações, as características e conhecimentos que você acumulou ao longo dos anos e que o ajudarão na vaga pretendida. Assim, você precisa fazer um exercício de autoconhecimento.

Foque nas suas habilidades e objetivos profissionais. Coloque também qualquer coisa que tenha te ajudado a desenvolver competências relevantes para o cargo, como estágios, trabalho voluntário e projetos pessoais. No fim, salve o currículo em PDF. Salve também uma cópia do currículo em Word, caso queira editar depois.

quando não há o registro em carteira, o empregador deixa de fazer o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do INSS. Como resultado, o empregado não estará protegido pela lei, sendo prejudicado em seus direitos.

Durante o período de trabalho, o empregado com trabalho sem carteira assinada só terá direito àquilo que aceitou no contrato. No entanto, uma vez que o vínculo empregatício é comprovado judicialmente, ele passa a ter direito aos mesmos direitos e benefícios de qualquer outro trabalhador contratado pelo regime CLT.

Posso incluir uma experiência informal no currículo? Você pode sim incluir um trabalho informal no currículo. Essa experiência será vista como algo a mais que você obteve em sua carreira, além de ser uma oportunidade de melhorar o currículo.

Sim. Você pode colocar autônomo no currículo. Na verdade, o recrutador até já espera se deparar com este tipo de candidato, que são cada vez mais frequentes. Inclusive, o Brasil é o país com o terceiro maior número de profissionais autônomos.

De acordo com a especialista em recolocação e carreira Taís Targa, trabalhos como bicos em obras e serviços para familiares ou amigos, por exemplo, sem registro em carteira, devem ser colocados no currículo.

O que colocar no currículo para primeiro emprego:

  • Comece pelo cabeçalho com seus dados de contato;
  • Escreva sobre a sua educação;
  • Mencione a sua experiência em estágio ou voluntariado;
  • Liste suas habilidades e competências;
  • Inclua informações complementares;
  • Faça um objetivo profissional do currículo.

Esquecer informações ou exagerar nos dados pessoais
Pode parecer mentira, mas um dos erros no currículo mais comuns é o excesso ou a ausência de informações pessoais. Quem peca pela falta se esquece de colocar alguns dados básicos, como um número de telefone ou o endereço de e-mail.

Busco uma oportunidade relacionada à (sua área de atuação) que traga novas perspectivas de futuro e crescimento.” ; “Estou em busca da minha primeira experiência de trabalho após minha formação no curso de (inclua a formação). Desejo desenvolver minhas habilidades e contribuir para o sucesso da empresa.”

Adicione experiências em trabalhos voluntários
Você já realizou algum trabalho voluntário? Se sim, vale muito a pena citar aqui. E se você nunca participou de algum projeto voluntário, saiba que essa é pode ser uma oportunidade incrível para você adquirir vivência e ainda ajudar quem mais precisa.

Passo a passo para elaborar um currículo para quem nunca trabalhou

  1. Nome completo;
  2. Dados de contato;
  3. E-mail, telefone ou celular;
  4. Endereço no LinkedIn;
  5. Cidade onde mora;
  6. Idade, não é necessário data de nascimento;
  7. Evite incluir CPF, RG, carteira de trabalho;
  8. Não coloque foto a menos que o anúncio peça.

Em busca da primeira oportunidade de trabalho, coloco-me à disposição para iniciar minha trajetória profissional na empresa. Tenho força de vontade para aprender uma função e ajudar na conquista dos melhores resultados. Coloco-me à disposição para uma vaga de emprego, no setor de _______ da empresa.

Direitos rescisórios do trabalhador sem registro
Ao sair da empresa, esse trabalhador tem os mesmos direitos de um funcionário com carteira assinada, inclusive os valores correspondentes ao seguro-desemprego(quando for o caso), e do FGTS não depositado (devem ser cobrados da empresa).

Pode assinar carteira de trabalho com menos de um salário mínimo? Sim pode, desde que a jornada seja proporcionalmente menor e com garantia do valor do salário mínimo ou salario da categoria hora.

Se você é trabalhador sem carteira assinada, também possui os direitos trabalhistas como: férias, FGTS, 13º salário, aviso prévio, salário mínimo, etc.

– o trabalhador receberá todos os dias trabalhados no mês da rescisão de contrato. Para saber quanto receberá, divida o valor do salário por 30 e multiplique pelo número de dias trabalhados.

Como comprovar renda de um trabalhador informal? Para comprovar renda de um trabalhador informal, é possível utilizar documentos como extratos bancários dos últimos três meses, faturas de cartão de crédito e até recibos de aluguel, por exemplo.

Ou seja: trabalhador informal é aquele que exerce sua atividade sem carteira assinada ou, no caso de autônomos, sem um CNPJ (o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).