Como colocar no currículo que concluiu a faculdade?

Perguntado por: ocamilo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Para informar no currículo que a sua formação na faculdade ainda está em andamento, coloque o nome da instituição, o curso, seu período atual e a previsão de conclusão. Veja alguns exemplos da melhor forma de inserir essa informação no currículo.

Como colocar formação acadêmica no currículo
Geralmente, colocamos essa informação entre parênteses, ao lado do nome da instituição. Se você ainda estiver cursando, pode deixar a data de término em branco e sinalizar, ao final, que ainda está cursando.

A formação complementar compreende o conjunto de atividades que possibilitam ao aluno a aquisição de conhecimentos formativos que complementem a sua formação específica.

O diploma é um diferencial no currículo que agrega a sua qualificação profissional. O ensino fundamental e o médio estão presentes em quase todos os currículos os candidatos. Dado isso, essa formação básica não é suficiente. Um curso superior direciona a carreira do profissional e o coloca numa posição vantajosa.

Significado de Bacharelando
substantivo masculino Aluno universitário que está terminando o curso de graduação, por meio do qual receberá o grau de bacharel: bacharelando em Direito. Etimologia (origem da palavra bacharelando). Bacharelar + ando.

“B.Sc.” é “Bachelor of Science”, ou “bacharel em ciências” na tradução livre.

Quem faz um curso de bacharelado recebe uma formação generalista. Ou seja, pode trabalhar em diversas funções dentro da sua área. É o caso, por exemplo, de um profissional que conclui o curso de Direito.

Se você está cursando a faculdade, não é preciso inserir sua formação escolar. Por outro lado, se você está no mestrado, é recomendado informar esse curso e o anterior (graduação). E, assim por diante. No caso de um currículo para jovem aprendiz, aí sim vale a pena colocar a escola.

Informações sobre sua escolaridade no currículo
Você deve incluir, para cada entrada na seção Escolaridade, os nomes do curso, da instituição e do grau obtido (caso seja de nível superior). É recomendável, também, mencionar pelo menos o ano de conclusão do curso.

A forma mais segura é entrar no site do e-MEC e realizar uma consulta pública gratuita. Além de simples e rápida, a consulta ao e-MEC é a forma mais segura de obter informações verdadeiras.

Ensino Superior completo é o grau de instrução de quem conclui uma graduação. Como cada uma das etapas estudantis só pode ser iniciada após o término da anterior, é preciso ter finalizado o Ensino Médio para começar um curso superior.

Confira o passo a passo para a consulta:

  1. Acesse o site da Secretaria da Educação em que a pessoa estudou.
  2. Clique em “documentação” ou “consulta pública de concluintes”
  3. Informe o CPF da pessoa e finalize a consulta.

Grau de instrução corresponde ao nível de escolaridade que determinado indivíduo possui, indicando as etapas de estudo que foram iniciadas ou concluídas. No Brasil, existem diferentes classificações que indicam o grau de instrução (ou grau de escolaridade), que pode ser definido como completo ou incompleto.

Essa regra vale especialmente quando estes profissionais fizeram cursos complementares que tenham relação com a área do objetivo profissional informado no currículo. Ou seja, basta informar o nome do curso, o nome da escola e o ano de conclusão, ordenando-os do mais recente para o mais antigo.

O termo, portanto, é usado para se referir a uma formação superior completa, que permite a um indivíduo exercer a profissão para a qual se graduou, ocupando uma vaga mais qualificada no mercado de trabalho e, em geral, melhor remunerada.