Como colocar na identidade que sou doador de órgãos?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Com relação a ser um doador de órgãos e tecidos para transplante, pela legislação vigente, nenhuma declaração em vida é válida ou necessária, não há possibilidade de deixar em testamento, não existe um cadastro de doadores de órgãos e nem são mais válidas as declarações nos documentos de identidade e carteiras de ...

O Formulário RENACH, de requerimento da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, e da Permissão para Dirigir, deverá conter um campo específico para registro da manifestação expressa e inequívoca do interessado em doar ou não “órgãos e tecidos”. Art.

O Projeto de Lei 920/21 concede auxílio-funeral no valor de três salários mínimos (R$ 3.135, em valores de hoje) e isenção de taxas e tarifas relacionadas ao serviço funerário para a família da pessoa que tiver doado órgãos e tecidos para transplantes. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

UF é a abreviação de Unidade Federativa, onde cada estado Brasileiro tem seu código de identificação.

O termo órgão emissor ou expedidor diz respeito à instituição pública que realiza o registro e a emissão de algum documento - entram nisso a sua carteira de RG, a carteira de habilitação para dirigir, certidão de nascimento, passaporte, entre outros. Cada um desses documentos tem um órgão emissor diferente.

Carteira e Declaração de Doador
A carteira e a declaração de doador são os meios de comprovação de cadastro emitidos pelo REDOME. Para obtê-los, basta fazer download do Aplicativo REDOME (Android e IOS) e fornecer seus dados de identificação.

As doações são isentas de Imposto de Renda, mas a Receita precisa identificar essas transações que fizeram o seu patrimônio ficar menor no ano passado. A operação deve ser informada na ficha “Doações Efetuadas”, com o código específico do bem ou do valor em dinheiro.

Embora na doação em dinheiro não haja incidência de imposto de renda, esta deve ser declarada em local próprio, por aquele que recebe a doação (ficha “Rendimentos Isentos e não tributáveis”, no código referente a Transferências Patrimoniais – doações e heranças), informando o valor recebido, nome e o CPF do doador.

O doador também tem 50% de desconto na entrada de estabelecimentos de diversão ou cultural, como também de atividades recreativas. Para ter direito aos benefícios, o individuo precisa possuir a carteira de identificação do doador, fornecida pelos hemocentros e bancos de sangue. A carteira tem validade de um ano.

Quem tem tatuagem pode ser doador de órgãos? Sim. No entanto, o indivíduo não pode ter se tatuado nos últimos 12 meses, segundo determinação da Portaria do Ministério da Saúde, para fazer a doação de órgãos.

Órgão emissor da carteira nacional de habilitação
Em cada Estado é o Departamento de Trânsito (Detran) o órgão emissor responsável pela carteira nacional de habilitação (CNH).

Transplantados devem ter direito à aposentadoria compulsória
Os transplantados de rim não são mais considerados portadores de nefropatia grave, o que lhes impede de conseguir uma aposentadoria.

A vida de quem doa é mais comum do que se pode imaginar. “Não há comprometimento da vida e da saúde, desde que, o outro rim continue saudável. Mas orientamos o acompanhamento frequente junto ao médico nefrologista”, de acordo com a médica.

Após a recuperação, o transplantado renal pode beber cerveja (em uma comemoração, por exemplo), mas é importante que isso seja feito com muita cautela e de forma super moderada.

Na identidade nova, a sigla UF pode ser localizada no verso da cédula de RG ao lado da "Série" e do polegar. Já na identidade do antigo modelo, a UF do RG está na frente do documento, acima do órgão expedidor escrita por extenso, e no caso de preenchimento de formulários você deverá informar a sigla do estado.

O dígito verificador é um número geralmente localizado após o hífen e pode existir em documentos como o RG, CPF, CNPJ e contas bancárias.

Secretaria de Segurança Pública (SSP) Departamento de Trânsito (Detran) Polícia Militar (POM) Secretaria de Polícia Técnico-Científica (SPTC)

Os benefícios em se tornar um doador de sangue

  • Um dia de folga por ano. ...
  • Meia-entrada em cinemas, teatros e eventos culturais. ...
  • Check-up completo gratuito. ...
  • As regras para doação de sangue.

Dirija-se à recepção do Hemocentro com seu documento de identidade oficial com foto em boas condições e faça um cadastro.

Para ter direito à isenção, é preciso que os doadores comprovem renda familiar mensal de até três salários mínimos. O artigo 3º reforça que para uma pessoa ser considerada doadora de sangue efetivamente, ela precisa se voluntariar por, pelo menos, três vezes em um período de 12 meses.

Se você não declarar que foi uma doação, corre o risco de cair na malha fina, pois a Receita pode suspeitar que você omitiu renda.