Como colocar lençol de cima?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Como colocar o lençol de cima? O lençol de cima, deve ser sempre colocado sobre o lençol de baixo e, geralmente, tem uma indicação para dobrá-lo parcialmente no cobreleito. Essa peça vem no jogo de cama com uma estampa diferente do lençol com elástico, garantindo que combinem entre si.

Você sabe para que serve o lençol de cima? De modo geral, os lençóis de cima servem como proteção térmica, mas não se resumem apenas a isso. São aliados importantes na decoração do quarto e completam seu enxoval. Além do lençol de cima, os jogos de cama também acompanham as fronhas e o lençol de baixo.

Também conhecido como lençol de cima, ele pode ser usado para te cobrir e para enfeitar sua cama.

Como lavar lençol antes de usá-lo pela primeira vez
Embora os jogos de cama venham embalados da fábrica, eles devem, sim, ser lavados antes do primeiro uso. Primeiro de tudo, é uma questão de higiene. Afinal, não sabemos por onde passaram antes de chegar à nossa cama.

6- Misturar com outras peças
Não misture com lençóis, roupas e outros itens. Assim, você evita que os artigos absorvam impurezas dos outros tecidos. Além disso, zíperes, botões e ilhoses podem desfiar as felpas. Lembre-se também de separar por cor, para assim evitar manchas indesejadas.

Então, a dica é colocar o edredom diretamente sobre o corpo e o cobertor vai acima dele. Se você quiser um pouco mais de conforto quentinho coloque um cobertor sobre o lençol, forrando a cama. Como capta o calor liberado do corpo durante o sono, produz bom efeito de retenção do calor.

Com uma camada, geralmente feita em poliéster, o porta-travesseiro tem como objetivo principal proteger a peça e deixar suas noites de sono mais tranquilas. O recomendado é que travesseiros sejam lavado a cada 4 meses. Porém, com o uso do porta-travesseiro, o espaçamento pode ser maior, chegando a até 6 meses.

Como usar? Os lençóis servem para cobrir o colchão, começamos com o lençol de baixo, que pode ser com ou sem elástico, se for sem elástico o centralizamos na cama e envelopamos o colchão, prendendo as sobras do lençol embaixo do colchão.

O ideal é que, além dos jogos de lençóis em uso, você possa permitir que cada um faça ao menos uma troca semanal, por isso dois jogos por pessoa é o mínimo. O ideal é pelo menos três. Agora, se você quiser variedade, é claro que pode adquirir mais. Vai ser também uma opção para variar até o ambiente.

Em linhas gerais, o ideal é trocar lençóis e fronhas semanalmente. “Mas como no calor suamos mais, é indicado trocá-la a cada três ou quatro dias.

O lençol mais macio e durável é aquele formado por algodão 100%. Ele não esquenta no calor, é fácil de lavar e não causa alergias à pele. E o melhor é o de algodão egípcio, que é bem macio e não fica com bolinhas com o passar do tempo.

Existem basicamente dois tipos de lençol: o lençol inferior e o lençol superior. O lençol inferior é, na maioria das vezes, produzido com elástico para facilitar o uso no dia a dia. Porém, nas linhas profissionais, utilizadas em hotéis, eles vêm sem elástico, pois a lavagem profissional pode prejudicar o material.

Lençóis Ajustáveis
O Lençol ajustável tem um elástico ao seu redor, ou nos cantos, que lhe permite agarrar o colchão. É fácil de colocar e evita que o mesmo se mova durante o sono.

O que é percal? De origem natural e sendo produzido a partir de fibra 100% algodão, o percal varia em sua quantidade de fios, que deve ser acima de 180. Com isso, a sua trama é mais fechada, resultando em um tecido denso, ao mesmo tempo que fino. Por isso, é macio, resistente e aconchegante.