Como colocar Jesus como prioridade?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

Quando amamos, damos prioridade e colocamos isso em primeiro lugar. Quem ama a Deus dá prioridade para Ele e para as coisas d'Ele. Não deixemos as nossas coisas de lado, as nossas obrigações e responsabilidades, pelo contrário, façamos as nossas responsabilidades na graça de Deus.

Para podermos estabelecer prioridades é necessário conhecer quais são nossos objetivos e, a partir disto, concentrar esforços para alcançá-los, sem nos dispersarmos com objetivos e tarefas de menor importância. Prioridade e tempo andam juntos.

“O cônjuge deve ser priorizado como adulto, como par e igual, com conversas profundas, longas e abrangentes sobre toda situação familiar”, enquanto os filhos devem receber um olhar de cuidado, suporte e orientação de acordo com as necessidades que apresentam, conforme sua faixa etária.

Oração para ajudar a decidir
Por isso, meu Deus, peço a sua orientação. Instrui a minha mente, abre os meus olhos para enxergar a direção certa. Na hora de fazer uma escolha Senhor, que a sua sabedoria me guie. Tenho certeza que minhas decisões só trarão benefícios e alegrias para todos.

Significa buscar a vontade de Deus acima de tudo e seguir seus princípios e orientações. Isso inclui colocar a oração e a leitura da Bíblia como prioridades, seguir os mandamentos de Deus, e buscar a direção dele em todas as decisões da vida.

25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

Prioridade é a condição de algo que necessita ocorrer de maneira imediata, preferencial ou emergencial. Normalmente a prioridade está relacionada a algo importante que ocorre em primeiro lugar em relação aos demais, seja em questão de tempo ou de ordem.

37 E Jesus disse-lhe: aAmarás ao Senhor teu Deus de todo o teu bcoração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo.

Diferentemente do que você possa pensar, priorizar a si mesmo não é um ato de egoísmo, e sim de autocuidado. Afinal, se você é capaz de dar valor aos seus sonhos e tratá-los com respeito, também conseguirá ser mais empático com os desejos dos outros.

As 5 prioridades para viver bem

  • Corpo — Para ficar fisicamente energizado(a)
  • Mente — Para você estar mentalmente focado, produtivo e bem.
  • Coração — Você pertence. Você é valorizado.
  • Alma — Você tem um propósito, a paixão e intenção te alimentam.
  • Tenha atenção plena — Viva o agora.

Como você já deve ter percebido, tratar alguém com prioridade ou priorizar é colocar essa pessoa em primeiro lugar.

Sem distinção
Também têm direito a atendimento prioritário, segundo a lei, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas com obesidade. O texto vigente do Estatuto do Idoso, por sua vez, prevê, entre os idosos, prioridade especial aos maiores de 80 anos em relação aos demais.

“Amarás (…) o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças.” Aprendemos que esse é o primeiro mandamento e que o segundo, semelhante a ele é; “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

-Você sabe qual é o segredo para se ter uma oração atendida? Alinhar-se à vontade de Deus e começar a pedir pelas coisas que Ele quer para sua vida. Jesus disse: “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido” (João 15:7).

Salmo 48

Salmo 48 - Para tomar decisões com sabedoria
"Grande é o Senhor e mui digno de louvor, na cidade do nosso Deus, no seu monte santo. Formoso de sítio, e alegria de toda a terra é o monte Sião sobre os lados do norte, a cidade do grande Rei.

É na quietude de nossa alma que nos conectamos com Deus e ouvimos aquilo que ele tem a nos dizer. Por isso, é importante que, mesmo em meio a uma rotina corrida e puxada, busquemos um momento de silêncio em nossos dias. Desligue seus aparelhos eletrônicos e avise seus familiares e amigos sobre seu momento de meditação.