Como colocar erva no copo de tereré?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Como fazer tereré:

  1. Comece adicionando a erva na guampa, até que atinja ¾ do volume.
  2. Deitar o copo em 45º, deixando a erva em apenas um lado do recipiente. ...
  3. Molhar a erva com um pouco de água, para que ela fique inchada. ...
  4. Despejar a água gelada ou suco de limão.

Conforme a nutricionista, a recomendação é de que o consumo de tereré não ultrapasse um litro ou até um litro e meio por dia. “Acima disso está associado a efeitos ruins no corpo”. O aviso é reforçado para pessoas que misturam o tereré com outras bebidas, como refrigerantes ou sucos açucarados.

O tereré é feito com água gelada e erva-mate tereré, mas também é possível utilizar sucos para realçar ainda mais o sabor. Você também pode optar por comprar as ervas para tererés com sabores.

Apesar disso, em quantidades moderadas, o consumo do chimarrão e do tererê não apresenta riscos significativos. Portanto, o ideal é aproveitar as bebidas de maneira saudável, mantendo a tradição gaúcha, mas sem abusos e observando a temperatura da água do chimarrão.

A forma mais comum de consumi-lo é com o suco de limão gelado ou água gelada simplesmente. Contudo, é possível encontrar receitas com outros sucos e até refrigerante para o seu consumo. De qualquer forma, o preparo não é difícil e o efeito refrescante se mantém independente da forma como é servido.

Guampa. Por mais estranho que pareça, a cuia de tereré mais indicada é feita com o chifre de boi. Essa cuia tem um formato especial para o tereré gelado e seu preparo. E na verdade, o formato é muito parecido com um copo.

Estimulante saudável
Por proporcionar um efeito termogênico, o tereré aumenta a temperatura do corpo e os batimentos cardíacos, o que produz melhores resultados na prática de atividades físicas.

O tereré é servido com água bem gelada, preferencialmente com gelo. Já para o chimarrão utiliza-se a água quente em torno de 70 ºC.

Já outras implicações ocorrem devido ao alto teor de cafeína da erva, podendo causar reações adversas como: gastrite, insônia, ansiedade, arritmias cardíacas e até hipertensão. "Por isso deve ser evitado ou consumido com muito critério por pessoas que sofrem com esses problemas", concluiu o urologista.

A recomendação para quem tem insônia, é tomar sua cuia com a bebida até o final da tarde. Há ainda outras dicas para consumir sem problemas o mate frio, são elas: Não tome mais de 1 litro e meio de Terere por dia, principalmente se você tem problemas para eliminar líquidos.

Melhores ervas de tereré

  • Erva-mate tradicional de moagem fina.
  • Erva-mate crioula grossa.
  • Erva-mate composta com outras ervas.
  • Erva-mate com sabores artificiais.

90 dias

Também pode ser guardado no armário. Após aberto, o indicado é ficar na geladeira, o que pode ampliar sua validade para até 90 dias. Isso porque o frio mantém as qualidades químicas, de coloração e sabor. É importante ficar em local seco e escuro, já que a luz degrada a clorofila.

Os tererés possuem validade de 23 meses. Após isso a erva-mate começa a perder características como cor e sabor, porém se bem conservada pode durar mais.

Em outras palavras, é possível usar a erva após ser “lavada” (uso ao longo do dia com novas águas ferventes). Nessa prática de rodízio, você elimina o sabor e passa a usar a erva ainda seca na cuia. O outro destino da erva é como adubo a partir da compostagem.

Auxilia na perda de peso (emagrecimento)
Isso se deve principalmente ao fato de a planta ter um leve efeito termogênico, que leva à elevação da “taxa metabólica basal”. Seu corpo portanto, passa a gastar mais calorias naturalmente.

A resposta é simples, seja limão, abacaxi, hortelã ou menta, todos esses componentes carregam na composição elementos capazes de potencializar o efeito diurético e energético da erva-mate.

E pode ser tomado em jejum sim. Se a pessoa segue algum protocolo de emagrecimento com o jejum intermitente, o chimarrão não quebra o jejum, só a erva não conter açúcar", responde a nutricionista.

Fruta cítrica também combina muito com o tereré, como é o caso do limão. O sabor fica incrível e, para essa mistura, basta fazer um chá de limão e ainda pode dar aquele gostinho a mais com gengibre. Super refrescante! Menta e canela também ficam ótimas para saborizar a água do tereré.

Como fazer tereré de forma correta: afim de preparar o tereré basta despejar um litro de água em uma pequena jarra; cortar os limões, e espremê-los; adicionar 05 colheres de açúcar, e misturar bastante; e colocar os cubos de gelo.