Como colocar contagem distinta na tabela dinâmica?

Perguntado por: rportela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Podemos clicar com o botão direito em algum valor resumido na tabela dinâmica e escolher as opções Resumir Valores por > Contagem distinta. Note o destaque em vermelho no quadrante de valores. Ele evidencia que agora temos a contagem distinta aplicada.

Pode utilizar a caixa de diálogo Filtro Avançado para extrair os valores exclusivos de uma coluna de dados e colá-los numa nova localização. Em seguida, pode utilizar a função LINS para contar o número de itens no novo intervalo. Selecione o intervalo de células, ou certifique-se de que a célula ativa está numa tabela.

Clique em qualquer lugar na Tabela Dinâmica. Na guia Design das Ferramentas de Tabela Dinâmica, clique em Layout de Relatório. Escolha Não Repetir Rótulos de Item.

Na guia Fórmulas, clique em Inserir, aponte para Estatísticae clique em uma das seguintes funções:

  1. CONT.VALORES: para contar células que não estão vazias.
  2. CONTAGEM: para contar células que contêm números.
  3. CONTAR. ...
  4. CONT.SE: para contar células que atendem a um critério especificado.

Para isso, eu vou diretamente na tabela dinâmica, seleciono uma célula qualquer, e na guia "Analisar", você tem a opção de "Campos, Itens e Conjuntos". Dentro dessa opção, o Excel te permite criar um campo calculado. Nesse campo, você pode dar o nome que você quiser.

Encontrar e remover duplicatas

  1. Selecione as células que você quer verificar em busca de duplicatas. ...
  2. Clique em Página Inicial > Formatação Condicional >Realçar Regras das Células > Valores Duplicados.
  3. Na caixa ao lado de valores com, escolha a formatação que você deseja aplicar aos valores duplicados e clique em OK.

Use CONT.SE, uma das funções estatísticas, para contar o número de células que atendem a um critério; por exemplo, para contar o número de vezes que uma cidade específica aparece em uma lista de clientes. Na forma mais simples, a função CONT.SE informa: =CONT.SE(Onde você quer procurar?; O que você quer procurar?)

Contar com que frequência um único valor ocorre usando a função CONT.SE. Use a função CONT.SE para contar quantas vezes um determinado valor aparece em um intervalo de células. Para saber mais, confira Função CONT.SE.

A função CONT. VALORES conta o número de células que não estão vazias em um intervalo.

Se as datas forem agrupadas no Rótulos de linha coluna de uma tabela dinâmica, você pode facilmente desagrupá-los da seguinte maneira: Clique com o botão direito em qualquer data ou nome de grupo no Rótulos de linha coluna e selecione Desagrupar no menu de contexto.

Passo 1: Contagem distinta no Excel
No excel, selecione todo o conjunto de informações da sua planilha e em seguida acesse a guia Inserir, opção Tabela Dinâmica. Marque a opção “Adicionar estes dados ao Modelo de Dados”, conforme apresentado na imagem e por fim, clique em “OK”.

Renomear uma Tabela Dinâmica

  1. Clique na Tabela Dinâmica.
  2. Vá para Ferramentas de Tabela Dinâmica > Analisar e, no grupo Tabela Dinâmica, clique na caixa de texto Nome da Tabela Dinâmica. ...
  3. Digite um novo nome.
  4. Pressione ENTER.

Onde “intervalo” é o intervalo de células que você deseja contar. Por exemplo, se você tiver uma lista de nomes em um intervalo de células e quiser contar quantas células contêm um nome, você pode usar a função COUNTIF da seguinte maneira: =CONT.SE (A1:A2; “<>”) ou =COUNTIF (A1:A2; “<>”).

Use a função CONT. NÚM para obter o número de entradas em um campo de número que esteja em um intervalo ou uma matriz de números. Por exemplo, você pode inserir a seguinte fórmula para contar os números no intervalo A1:A20: =CONT. NÚM(A1:A20).

Para contar números ou datas que atendem a uma única condição (como igual a, maior do que, menor ou igual a, ou menor ou igual a), use a função COUNTIF. Para contar números ou datas que se enquadram em um intervalo (como mais de 9.000 e ao mesmo tempo menor que 22500), você pode usar a função COUNTIFS.

Use a função CONT. VALORES para contar apenas as células em um intervalo que contêm valores. Ao contar células, às vezes, você desejará ignorar as células em branco, porque somente as células com valores são significativas para você.