Como colocar CEP na carta?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Coloque o número da caixa postal logo abaixo, seguido pela cidade, estado e CEP. Para garantir que a carta seja entregue, use o formato de endereçamento recomendado pelo serviço postal local.

Todas as pessoas devem utilizar o CEP para endereçar suas correspondências e encomendas.

Parte da frente (onde fica o selo)
Nome do destinatário; (Rua, Avenida, Travessa, etc.)

Para solucionar este problema, em maio de 1992, os Correios mudaram o formato dos códigos postais de todo o Brasil. Eles passaram a ter oito dígitos, sendo compostos da seguinte maneira: 00000-000 (cinco dígitos – hífen – três dígitos).

Informações que são possíveis preencher automaticamente através do CEP:

  • Rua,
  • Bairro,
  • Cidade,
  • Estado,
  • Sigla do Estado,
  • DDD da região,
  • Número De - Até (Intervalo numérico da região)

Remetente e destinatário são as formas de endereçamento utilizadas para enviar correspondências por correio. O remetente é quem manda a encomenda ou carta, enquanto que o destinatário é quem a recebe.

Em envelopes, o remetente deve ficar sempre no lado da aba (lado aberto) e o destinatário no verso. Veja as formas de endereçamento no site dos Correios, clicando aqui.

Este lado que possui a aba para fechar é onde se deve preencher os dados do remetente (dados de quem está enviando). E o lado completamente liso é onde se deve preencher os dados do destinatário (quem vai receber o envelope).

O que aconteceu? O CEP informado é inválido ou inexistente. Você pode ter digitado o CEP errado, seu CEP pode ter sido alterado pelos Correios, deixado de existir ou você mudou de endereço e ainda não atualizou seu cadastro na Receita Federal.

Validação do CEP
Quando consultado um CEP de formato inválido, por exemplo: "950100100" (9 dígitos), "95010A10" (alfanumérico), "95010 10" (espaço), o código de retorno da consulta será um 400 (Bad Request). Antes de acessar o webservice, valide o formato do CEP e certifique-se que o mesmo possua {8} dígitos.

Quando isto ocorre, o objeto é encaminhado indevidamente para a unidade de entrega errada. Neste caso, o objeto poderá ser encaminhado para a unidade correta ou, quando isso não for possível, será devolvido ao remetente. Qualquer outra dúvida estamos à disposição.

As informações sobre o remetente (quem remete a carta) devem estar contidas no verso do envelope. Os dados que o remetente deve fornecer para enviar uma correspondência são: Nome do remetente. Tipo e nome do logradouro + Número + Complemento (se houver)

Remetente e destinatário: o que é e como preencher corretamente. Os termos remetente e destinatário estão relacionados às formas de endereçamento utilizadas para enviar cartas e encomendas por meio dos Correios. Enquanto o remetente é aquele que envia, o destinatário é recebedor final.

Como enviar encomenda pelos Correios de maneira prática? Escolha a embalagem certa, informe o endereço do destinatário, coloque a nota fiscal dos produtos vendidos, escolha a modalidade de envio (PAC, PAC Mini ou SEDEX) e leve a encomenda até uma agência dentro do horário de funcionamento.

Dica: Se um intervalo de células contiver códigos ZIP de cinco dígitos e nove dígitos, você poderá inserir [<=99999]00000;00000-0000 para exibir os dois tipos de CEP corretamente na planilha.

Cep 01153 000

Sao Paulo SP Cep 01153 000 | Jusbrasil.

Carregando o Endereço Dinamicamente pelo CEP. Talvez o mais famoso repositório público para preenchimento de CEP (sem a necessidade de uma integração com os Correios), deve ser o ViaCEP. A API do ViaCEP possui uma integração com json, que é o que usaremos aqui.

Antes do nome do bairro, sempre colocamos "-" (hífen), e logo após o nome do bairro, colocamos "." (ponto). Em seguida, entra o CEP (em negrito, segundo recomendação dos Correios). Logo após, Cidade e UF (aparentemente, não tem padrão de separador para estas duas informações, podendo ser "-" (hífen) ou "/" (barra).