Como colocar as habilidades da BNCC no plano de aula?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 28 de maio de 2023
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As habilidades também deverão aparecer em seu plano de aula. Para escolhê-las, analise os objetos de conhecimento, a área do conhecimento e a unidade temática que você selecionou anteriormente. Perceba como tudo se conecta de maneira bastante clara quando você segue as diretrizes estipuladas pela BNCC.

O que é habilidade na BNCC? As habilidades da BNCC são os conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento das competências. Em outras palavras, ao desenvolver uma competência, estamos mobilizando várias habilidades que juntas proporcionam o domínio em determinado contexto.

Quais são as habilidades previstas na BNCC?

  • conviver;
  • brincar;
  • participar;
  • explorar;
  • expressar;
  • conhecer-se.

Os componentes curriculares obrigatórios do ensino fundamental são separados da seguinte forma: Linguagens: Língua Portuguesa e Língua materna, para populações indígenas; Língua estrangeira moderna; Arte; Educação Física; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas: História e Geografia; Ensino Religioso.

Desde o ingresso na Educação Infantil, os alunos já começam a desenvolver as dez competências gerais da BNCC. Nesta etapa, sua aprendizagem e seu desenvolvimento são assegurados por seis direitos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Para criá-los, basta seguir uma sequência de três passos:

  1. Identificar o período de tempo e público-alvo.
  2. Usar um verbo de ação.
  3. Descrever a tarefa específica que o aluno terá que realizar.

Como fazer o plano de aula mais adequado e atualizado para a Educação Infantil

  1. Planeje o tempo.
  2. Escolha um tema para cada aula.
  3. Defina um objetivo no plano de aula.
  4. Considere possíveis dificuldades.
  5. Planeje as atividades e as habilidades relacionadas.
  6. Escolha os recursos didáticos.
  7. Defina a metodologia e a avaliação.

As áreas do conhecimento definidas na BNCC – Etapa Ensino Médio são Linguagens e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa); Matemática; Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química); e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

Componentes curriculares da BNCC do Ensino Fundamental. O que antes entendíamos como disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares.

Resumindo bem a diferença entre um conceito e outro, seria o seguinte: a competência é mais subjetiva e pessoal, enquanto a habilidade é algo mais prático e tangível. Dessa forma, é por meio do exercício de habilidades específicas que chegamos a desenvolver uma competência.

Eles são usados para orientar a avaliação e fornecer uma compreensão clara das habilidades e conhecimentos que os alunos devem demonstrar. Os descritores são declarações específicas que detalham o que os alunos devem saber e ser capazes de fazer em uma determinada disciplina e nível de ensino.

Qual é a diferença entre habilidades e competências? As habilidades são qualidades que um profissional possui naturalmente para desenvolver algo. Já as competências, são atributos que são desenvolvidos ou aperfeiçoados através de experiências ao longo da carreira.

Na Base do Ensino Fundamental, as duas primeiras letras do código mudam para a sigla desta etapa (EF), bem como no Ensino Médio ela se torna (EM). O primeiro par de números (01 no caso que estamos analisando) se refere ao grupo etário dos bebês (zero a 1 ano e 6 meses).

Os 5 campos de experiência da BNCC

  1. O eu, o outro e o nós. As crianças devem interagir entre si e com adultos para criar percepções sobre si mesmas e sobre os outros. ...
  2. Corpo, gestos e movimentos. ...
  3. Traços, sons, cores e formas. ...
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Como desenvolver habilidades específicas nos alunos?

  1. Entenda o que são habilidades. ...
  2. Relacione habilidades a competências. ...
  3. Proponha dinâmicas tecnológicas na turma. ...
  4. Descubra técnicas para desenvolver habilidades. ...
  5. Incentive a autoanálise entre os alunos.