Como colocar a experiência de estágio no currículo?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Como colocar experiência de estágio no currículo?

  1. Nome da empresa em que estagiou.
  2. Seu cargo.
  3. Datas de início e de encerramento do estágio.
  4. Breve descrição das atividades e conquistas.

Por meio do termo de realização de estágio, também chamado de declaração de estágio, o estudante poderá comprovar que realizou estágio com determinada pessoa (física ou jurídica).

O relatório final de estágio deve ser claro e conciso, expor as motivações da escolha e as expectativas. Ele deve conter também os objetivos gerais e específicos. No texto, apresente a organização na qual o estágio foi realizado, descreva as atividades exercidas, informe qual foi o período e quem foram os envolvidos.

Sendo um suporte no desenvolvimento de competências para profissão. O objetivo do Estágio Supervisionado é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades.

No objetivo do seu currículo, mencione uma ou duas habilidades. Adicione também algumas competências na hora de descrever a sua experiência e educação. Dessa forma, você dá para o recrutador exemplos de como você usou suas competências.

A comprovação do estágio
Essa vivência profissional é regulada pela Lei nº 11.788/2008. Como não há registro na carteira de trabalho, o estágio é comprovado por meio de uma declaração elaborada especialmente para esse fim.

O estagiário receberá uma via do TCE (Termo de Compromisso de Estágio), o que comprova a sua participação no estágio, não havendo, portanto, a necessidade de assinatura em sua Carteira Profissional. Entretanto, poderá constar, caso haja concordância entre as partes envolvidas.

O estágio não remunerado é permitido por lei quando faz parte da grade curricular do curso. Ou seja, para se formar, o estudante precisa comprovar que cumpriu determinadas horas de estágio durante a graduação.

O estágio é uma etapa decisiva na formação dos alunos para o crescimento profissional. É durante o estágio que os estudantes aliam a teoria à atividade prática, conhecendo a rotina laboral da sua profissão no mercado de trabalho. Por isso, é uma fase de muito aprendizado e crescimento na vida de cada estudante.

O estágio é o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho dentro da sua área de atuação escolhida. Essa experiência é uma importante aliada ao curso de graduação, auxiliando no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, fazendo com que ele confira a rotina que provavelmente terá após sua formação.

Com as experiências adquiridas ao longo dos meus estágios, procuro agora uma chance de efetivação na minha área de conhecimento.” “Minha carreira está no início, mas estou em busca de uma oportunidade para demonstrar meu talento e minhas habilidades.

Os objetivos específicos devem indicar as ações que serão realizadas para o cumprimento do objetivo geral.

A anotação do estágio na Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS é facultativa. Todavia, quando anotada (na parte destinada às Anotações Gerais da CTPS), deve fazer constar informações, tais como o curso frequentado, o nome da instituição de ensino e da parte concedente e o início e término do estágio.

Segundo a Lei do Estágio, os direitos do estagiário são: férias de 30 dias a cada 12 meses trabalhados, salário e vale-transporte em caso de estágio não obrigatório, seguro contra acidentes pessoais, carga horária máxima de 6 horas diárias e 30 horas semanais e mais.

Como estágio não é emprego e tem legislação própria, as anotações na CTPS não são obrigatórias. Se forem feitas, elas não devem estar na parte referente ao contrato de trabalho e sim na parte destinada às Anotações Gerais.