Como colocar a bandeira no mastro?

Perguntado por: rgoulart5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

A montagem deve ser feita como se estivesse de costas para as bandeiras, na seguinte ordem:

  1. A bandeira do Brasil ficará posicionada no centro à direita;
  2. Depois vem a bandeira do Estado, que ficará à esquerda da bandeira do Brasil;
  3. Depois vem a bandeira do município, à direita da bandeira do Brasil;

É importante, numa cerimônia, observar a ordem de colocação das bandeiras. Como regra geral, a Bandeira Nacional sempre ocupará o centro. A partir da Bandeira Nacional são colocadas as demais, por ordem de precedência, começando pela direita (vista posicionando-se no lugar da bandeira e olhando para a plateia).

1) Descansar: a Bandeira é conservada ao lado do corpo do Porta- Bandeira, com o conto no solo, ao lado do pé direito, a mão direita à altura do ombro, segurando a haste na vertical, com a borda superior da Bandeira segura pelo polegar da mão direita (Fig 20).

A Bandeira Nacional deve sempre ficar ao Centro quando o número de bandeiras for ímpar. Por Exemplo: 2. Já quando estiver em número par ela deve ficar o mais próximo do centro e a Esquerda.

Art. 16. Quando várias bandeiras são hasteadas ou arriadas simultaneamente, a Bandeira Nacional é a primeira a atingir o tope e a última a dele descer.

Instalação simples
É só esticar a bandeira no lugar que você quiser que ela fique pendurada e bater os pregos com um martelo comum ou prender os ganchos. Uma boa dica é pedir para alguém ajudar, pelo menos, na hora em que for bater o primeiro prego para que ela não saia do lugar e a instalação fique torta.

Os mastros para bandeira possuem formato cônico contínuo reto e são fabricados em chapa de aço, dimensionados para suportar diferentes velocidades de vento e de acordo com a área vélica da bandeira a ser utilizada. Possuem seção circular ou poligonal variável com conicidade suave.

O hasteamento da Bandeira a meio mastro é sinal exterior de luto oficial, bem como o rico e pomposo cerimonial de honras fúnebres, tanto o militar como o religioso.

4. Para hastear mais de 3 bandeiras nacionais: Segundo às normas da ONU, a bandeira do país de origem deve ficar no meio, e as dos outros países devem ser colocadas da esquerda para a direita seguindo a ordem alfabética.

Quando em funeral, a Bandeira fica a meio-mastro ou a meia-adriça. Nesse caso, no hasteamento ou arriamento, deve ser levada inicialmente até o tope. Parágrafo único. Quando conduzida em marcha, indica-se o luto por um laço de crepe atado junto à lança.

Quando as bandeiras são três, a do estado fica à direita da Nacional, porém, quando são quatro, ela fica à esquerda! Agora sim, “pronto”.

São vedados o uso da Bandeira Nacional, das Armas Nacionais, do Sêlo Nacional, assim como a execução vocal ou instrumental do Hino Nacional, sempre que não se revestirem da forma, ou não se apresentarem do modo prescrito na presente Lei. Art. 23.

A Bandeira Nacional quando suja ou empoeirada pode ser lavada sim. Não só pode, como deve ser lavada, pois o que a lei proíbe é apresentá-la em más condições. Não há na lei proibição para lavar bandeiras em bom estado, sujas ou empoeiradas pela ação do tempo.

Como usar a bandeira nacional

  • nunca use a bandeira que esteja em mau estado de conservação;
  • não mude nem altere as cores e proporções;
  • não acrescente outras inscrições;
  • não use a bandeira como roupa, guardanapo, revestimento de tribuna ou de painéis.

"Destruir ou ultrajar a bandeira” e outros símbolos nacionais já foi considerado crime. O Decreto 898, de 1969, previa pena de detenção de 2 a 4 anos para esse tipo de ação. O decreto foi revogado pela Lei de Segurança Nacional de 1978, que definiu a pena de reclusão de 1 a 4 anos.

As medidas de bandeiras, no Brasil, foram normatizadas por um tamanho padrão chamado “pano”, que mede 64cm de largura por 45cm de altura. Os demais tamanhos são múltiplos ou submúltiplos desse padrão.

Bandeira a meio-mastro
Essa decisão demonstra o sentimento de pesar ou dor pela morte de alguma autoridade ou pessoa pública, ou ainda, de maneira menos comum, uma forma de protesto.

A Bandeira 1 é cobrada de segunda a sábado, no horário de 06:00 às 21:00 horas e a Bandeira 2 é cobrada nos domingos, feriados e no horário de 21:00 às 06:00 horas.

Arriar significa baixar, fazer descer. Fazer baixar a bandeira, em cerimônia e horário determinado, após ter sido hasteada. Não confundir com arrear: pôr os arreios no cavalo. Expressão de linguagem informal.

Portanto, se a decisão for de que nenhum objeto pode estar presente na fachada, nem a bandeira do Brasil pode ser exposta. “O condomínio é soberano para decidir se pode haver ou não a exposição de qualquer objeto na fachada dele. Se ele decidir que não, nem a bandeira do Brasil pode ser exposta”, afirma.

A prática é entendida como alteração de fachada e, de forma geral, é proibida pela maioria dos condomínios.