Como coloca a sigla?

Perguntado por: iassis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

As siglas devem ser utilizadas sempre após a expressão a que elas se referem, nunca antes. Para introduzir a sigla, pode-se utilizar parênteses ou travessão. No primeiro uso, o termo deve ser escrito por completo seguido da sigla. Após isso, pode-se utilizar somente a sigla.

A primeira vez que a sigla aparecer no texto deve ser escrita por extenso, seguida da sigla entre parênteses, e não o contrário; 5. É comum que as pessoas não comecem a ler seu artigo a partir da Introdução, portanto, alguns editores recomendam que as siglas sejam apresentadas por extenso em cada nova seção do artigo.

Ainda sobre o uso de siglas na redação, recomendamos que ela seja escrita por extenso (cada palavra sendo escrita em letra maiúscula) na primeira vez que for utilizada no texto. Nesse primeiro momento, você pode acrescentar a sigla dentro de parênteses. E depois, no desenvolvimento do texto, apenas apresentar a sigla.

pastor = Pr. Philosophiae Doctor (latim = doutor de/ em filosofia) =Ph. D. prefeito = Pref.

ONU - Organização das Nações Unidas. FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. CLT - Consolidação das Leis do Trabalho. USP – Universidade de São Paulo.

A abreviação de número pode ser n.º, N.º, núm. ou n. Eu quero o número 3. Eu quero o n.º 3.

A forma preferível para abreviar a expressão «por exemplo» é p. ex. (com espaço), de acordo com o Novo Prontuário Ortográfico, de J. M. de Castro Pinto, edição da Plátano Editora. A forma e. g., do latim exempli gratia, também está correcta, mas tem o inconveniente de ser menos compreensível para a maioria das pessoas.

Escreva com todas as letras maiúsculas: siglas com até três letras: PF, BC, ONU, OAB, ILB, DRU, CPI, USP; siglas cujas letras são soletradas: BNDES, INSS, CPMF, CPMI, DNER.

Em suma, primeiro deve-se escrever o órgão ou instituição e em seguida a sigla entre parênteses. Porém, se for citado diversas vezes durante o texto, recomenda-se que escreva somente a sigla, já que ela foi explicada anteriormente. Isso evita que o texto fique repetitivo e facilita a leitura.

Título: Dar preferência a títulos curtos de, no máximo, duas linhas. Evitar a repetição de palavras, pontuação e siglas, pois isso dificulta o entendimento. Sigla em título, somente se for consagrada.

A abreviação é a redução de uma palavra baseada no conceito de economia linguística; A sigla é formada pelas letras iniciais de uma palavra.

Regra geral: escreva a primeira sílaba e a primeira letra da sílaba seguinte: tel. (telefone); cel. (celular); com. (comercial); séc.

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.

p. ex. Dicionário Infopédia de Siglas e Abreviaturas.

Uso de Abreviatura de nomes de santos:
A abreviatura recomendada para Santo e Santa é "S.", e não "Sto." ou "Sta.".

3º As categorias profissionais de enfermagem deverão ser indicadas pelas seguintes siglas: a) ENF, para Enfermeiro; b) OBST, para Obstetriz.

5) No caso específico de Dona, a forma abreviada mais corriqueira é o d. ou D. (o emprego da minúscula ou maiúscula é facultativo, assim como na forma por extenso - dona Maria ou Dona Maria): assim, d. Maria ou D.

PE é a abreviação ISO 3166-2 das seguintes subdivisões: Do estado brasileiro de Pernambuco (ISO 3166-2:BR)

Essa abreviatura pp, acima da assinatura, significa “por procuração”. Ocorre que o advogado não assina a petição em nome do seu cliente, “por procuração”, mas em nome próprio, como parte do exercício da sua capacidade postulatória.

As siglas com até três letras são grafadas em maiúsculas: SUS, PFL, DOU, PM, OAB, USP, PUC, MEC, CEP, MP, URH, ME. As siglas com mais de três letras são grafadas apenas com a inicial maiúscula, desde que possam ser pronunciadas como uma palavra.

"FDS" é uma gíria que ganhou mais significados e, hoje, significa mais do que simplesmente "final de semana". Agora, a expressão também pode significar, pelo menos entre os jovens, o xingamento "f*da-se"!