Como colher alface mais de uma vez?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O vegetal pode ser colhido de duas formas: você pode colher a cabeça inteira de uma vez só, puxando-a junto com as raízes e todo o restante, ou cortando a cabeça na base. Alternativamente, você pode colher as folhas externas da cabeça e deixar as internas crescendo até amadurecerem.

Além disso, Diana explica que as alfaces são feitas de maneira OP, ou seja, polinização aberta. – Significa que, em um cultivo para a produção de sementes, o pólen se cruza livremente no campo, sem a indução de cruzamento especificamente com outra planta. A alface é sempre cultivada assim.

O plantio do alface pode ser feito durante todo o ano. A germinação leva de 4 a 6 dias. O alface prefere solos argilo-arenosos, ricos em matéria orgânica.

Portanto, a melhor época para plantar alface é durante o outono e a primavera, quando a temperatura está mais amena. Também é importante evitar o plantio durante os períodos de calor intenso e frio extremo, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento da planta.

Coloque sua alface em um local arejado: a circulação de ar favorece o crescimento e plantio das alfaces. Então lugares que pegam bastante vento são ideais para que essa hortaliça cresça com qualidade. Regue em dias alternados: é imprescindível que a terra esteja bem úmida, mas nunca encharcada.

Fato é que, de acordo com o professor de Química da Maurício Teruo Hayashi, do Colégio Anglo Indaiatuba, se você cortar com faca, pode acontecer a degradação de alguns componentes da alface, que podem até ter valor nutritivo considerável, “por meio de uma reação química com o metal da faca”.

Transfira as mudas para os canos de PVC, inserindo-as através dos furos, de modo que as raízes alcancem a lâmina d´água. Pronto! Agora, é manter o sistema ligado para garantir a circulação da solução nutritiva durante o desenvolvimento dos pés de alface — o que leva de 20 a 30 dias.

O pendoamento nas alfaces é a expressão da fase reprodutiva dessa espécie. Quando cultivares dessa hortaliça são expostas a situações de estresse com alterações bruscas de temperatura (como frio durante o verão ou excesso de calor), este processo é acelerado.

Mantenha as mudas sempre úmidas, pois elas se desidratam muito rápido. Irrigue diariamente. O pé de alface não tolera encharcamento, portanto cuidado para não molhar demais. Para ajudar na retenção de água no solo, cubra todo o canteiro com cobertura morta, palhada, folhas secas, aparas de grama etc.

12 a 14 ciclos

É importante destacar que as fases ocorrem em espaços diferentes, assim, ao se considerar somente a fase final, temos a produção de alface com tempo entre 22 a 25 dias e, consequentemente, têm-se 12 a 14 ciclos por ano e, isto sem todos os procedimentos de preparo do solo e plantio necessários para a produção de uma ...

25 litros

O cultivo de alface, por exemplo, utiliza no sistema convencional cerca de 25 litros de água por pé da planta. Já no sistema hidropônico, o mesmo cultivar utiliza cerca de 4 litros.

Lua Cheia

A Lua Cheia é a fase ideal para plantar por exemplo o repolho, a alface e a chicória. Na lua cheia, a influência que ela exerce sobre a terra está no ponto máximo, portanto a seiva das plantas se concentra na copa das plantas, e por isso também é uma fase excelente para o plantio de flores.

A alface responde à adubação orgânica, especialmente em solos de baixa fertilidade e/ou compactados. É fundamental que o adubo esteja bem curtido. Recomenda-se de preferência o esterco de galinha, além de ser mais rico em nutrientes, principalmente cálcio e não contamina o solo com sementes de plantas invasoras.

São 9/12 semanas de cuidados, a regar, a mondar (retirar as ervas que vão nascendo), e a terra que é mãe, depois de bem preparada, lá se vai encarregando de as alimentar.

Na hora de montar o local onde irá plantar alface, encontre terra bem nutrida, com poucas impurezas e rica em matéria orgânica. Um grande aliado para isso é o húmus, que ajuda também a neutralizar um pouco a acidez do solo, já que para a alface precisa estar com o pH entre 6 e 7.

“Rúcula, chicória, rabanete, alface, agrião, couve-de-bruxelas, acelga, beterraba, espinafre e ervilhas são ótimas opções para lugares onde o sol não está presente”.