Como colar haste de óculos de metal?

Perguntado por: smota . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Para colar armação de óculos, você primeiro tem de preparar sua solda plástica POXIPOL® transparente. Com a espátula que vem com o produto, misture o conteúdo dos dois tubos com movimentos circulares até que a cola adquira uma consistência homogênea.

O conserto mais fácil é quando cai a perninha(haste) dos óculos, devido ao parafuso. Nesse caso, basta procurar uma ótica, que um profissional vai encontrar o parafuso correto para recolocar no seus óculos.

epóxi

A melhor epóxi para metal é a Durepoxi, um sistema de duas partes que consiste de uma resina epóxi e de um endurecedor. A resina e o endurecedor são combinados para criar um material de aderência muito durável e de alta resistência, que seca em minutos. Esse tipo de cola possui adesão a diversos tipos de materiais.

A cola epóxi POXIPOL® em cor cinza metálica é ótima para colar itens da casa, mas não é exatamente adequada para a aplicação em armações de óculos, onde ficaria claramente visível. Por isso, sugerimos a cola POXIPOL® transparente, que certamente deixará a estética de sua colagem mais bonita e sútil.

As hastes são responsáveis por segurar os óculos em seu rosto também conhecidos como braços ou pernas, eles são características de óculos mais modernos. Consegue imaginar segurar seus óculos com uma espécie de vareta ou mesmo deixá-los presos em seu nariz.

Tem como colocar a lente de um óculos em outra armação? É possível usar a lente de um óculos antigo em uma armação nova, mas não é um procedimento recomendado, isso porque o ideal é fazer a lente com base na armação para garantir que o campo visual está correto, respeitando as medidas da DNP.

É um fio de alpaca, introduzido dentro da haste, para aumentar sua resistência às flexões constantes. Assim chamada a parte frontal da armação, compreendida entre o aro e a ponte, junto a inclinação. As charneiras das armações tem em média uma inclinação de 6° ou 9°.

Aro: serve para encaixar as lentes, popularmente conhecido também como armação. Haste: sustentação dos óculos, apoiando nas orelhas, na informalidade também chamada de “perninhas”; Ponteira: revestimento nas extremidades das hastes para apoiar a armação nas orelhas.

Faça uma pastinha usando um pouco de detergente neutro e bicarbonato de sódio. Use uma escova de dentes velha de cerdas macias para esfregar a área oxidada com a pastinha, até que o metal recupere o brilho. Enxágue.

Use um Extrator de Parafuso
Um bom método é utilizar o extrator de parafuso. Essa ferramenta manual é voltada para remover parafusos quebrados, mas também é útil para os parafusos espanados. Com uma furadeira, faça um furo no parafuso espanado para inserir o extrator e remover o parafuso.

POXIPOL® é a cola para metal super resistente.

Super bonder e plástico
Em geral, esse adesivo não é indicado para colar polietileno (PE), polipropileno (PP), silicone, resina antiaderente (PTFE), isopor e tecidos.

Tekbond 793 é ideal para colagem de metais, papéis, madeiras, porcelanas, borrachas, plásticos*, cortiças e outros.

Os modelos em acetato “trabalham” melhor com as máscaras, formando um conjunto mais integrado contra contaminações. Agora, se a opção pelo metal é por gosto, estilo, sem problema. Basta levar os óculos com mais regularidade à óptica para manutenção: de acetato ou de metal, o atendimento é especializado e gratuito.

A cola para acetato é a mais indicada para colar papel com qualquer tipo de plástico, sendo usada em diversos segmentos na fabricação de embalagens para brinquedos, acessórios e muito mais.

Conhecido por “sunny cords” ou “glasses cords” na gringa, era usado antigamente em versões mais simples por pessoas mais velhas, agora eles são tendência e estão ganhando espaço no streetstyle.

Elas também devem ficar bem ajustadas atrás da orelha, de forma que os óculos não fiquem nem frouxos nem apertados. Uma dica é passar sempre na ótica para manter as hastes sempre alinhadas, de maneira que os óculos não fiquem tortos.

Em seu interior, se encontram as ranhuras, que servem para fixar as lentes. Algumas armações podem ser sem aro ou meio aro. Ponte: como próprio nome diz, é a estrutura que une as lentes por cima do nariz. Assim, dá sustentação no rosto.

A diferença de valores entre a armação do óculos de grau e as lentes de óculos depende de acordo com a necessidade do usuário. Uma pessoa que tem alta miopia ou hipermetropia, vai precisar de lentes com alto índice de refração, com isso, muito provavelmente as lentes serão mais caras que a armação dos óculos de grau.

O conserto mais fácil é quando cai a perninha(haste) dos óculos, devido ao parafuso. Nesse caso, basta procurar uma ótica, que um profissional vai encontrar o parafuso correto para recolocar no seus óculos.

Entretanto, geralmente às lentes de grau costuma ser mais caro. Armação pode ser mais baratas, mas isso também pode variar conforme material e marca.