Como cobrar um PIX educadamente?

Perguntado por: iribeiro4 . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Somos da [nome da empresa] e estamos escrevendo para lembrar que a sua fatura de R$ [valor] referente ao mês de [mês] de [ano] vence hoje [DD/MM]. Podemos enviar o código de barras para pagamento por aqui ou você pode acertar via Pix! Fique à vontade e nos consulte em caso de dúvidas. Obrigado.

Como cobrar um cliente educadamente: 6 dicas

  1. Verifique se houve algum problema no pagamento. ...
  2. Procure entender a situação do cliente. ...
  3. Prefira os canais digitais. ...
  4. Apresente uma proposta de negociação. ...
  5. Reforce os benefícios da regularização. ...
  6. Mostre a disposição da empresa em resolver amigavelmente.

Exemplo: “Olá [Nome do cliente], a data do vencimento do seu boleto da Loja X está se aproximando! Pagando em dia, você evita multas por atraso.” Neste tipo de mensagem, reforce os benefícios de se pagar em dia, como evitar porcentagens de juros e garantir possíveis descontos.

Vendeu e, na hora de cobrar, seus clientes se recusaram a pagar? Entre em contato, tenha um padrão de abordagem, ofereça facilidades, suspenda o serviço, procure ajuda especializada, acione o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) e o Serasa ou recorra à Justiça.

1. Entenda a sua situação financeira

  1. Converse de forma amigável. O tom da conversa deve ser o mesmo que vocês mantêm no seu dia a dia. ...
  2. Combine um prazo para o pagamento da dívida. ...
  3. Não tenha medo de cobrar. ...
  4. Acione a Justiça para reaver a quantia.

Modelos de mensagem de cobrança para enviar via WhatsApp

  1. Olá, Cliente! Tudo bem com você? ( ...
  2. Passando para lembrar que amanhã é o vencimento da sua fatura – da compra efetuada conosco no dia 12/12. ...
  3. Em caso de dúvidas, estamos aqui para ajudar no que for preciso, não deixe de nos procurar.

Como fazer um lembrete de vencimento

  1. Saudação: boa tarde, bom dia, olá;
  2. Nome do cliente;
  3. Valor da compra;
  4. Data em que a compra foi realizada;
  5. Data do vencimento;
  6. Forma de pagamento: se por boleto, pix ou transferência em conta.

Confira 4 formas de fazer isso:

  1. Estabeleça um prazo. Se no momento em que você emprestou o dinheiro já estabeleceu um prazo para recebê-lo de volta, fica mais fácil de fazer a cobrança. ...
  2. Saiba qual é a melhor forma de abordá-lo. ...
  3. Use o WhatsApp. ...
  4. Escute o amigo que está devendo.

Mandar um Whatsapp no dia seguinte
Para essa maneira, basta enviar uma mensagem via Whatsapp para a pessoa no dia seguinte ao qual você pagou algo para ela lembrando quanto que ela te deve. Essa é a maneira mais simples, e bastante eficiente com pessoas que são muito próximas de você.

O que fazer na hora de cobrar alguém?

  1. Parta do ponto de que todas as partes querem resolver a situação;
  2. Entre em contato com a pessoa com calma e tranquilidade;
  3. Fale com um tom amigável e respeitoso;
  4. Relembre a data e detalhes da compra.
  5. Ofereça uma solução para o pagamento, como parcelas.

O principal risco em fazer a cobrança pelo WhatsApp é ser bloqueado, não só pelo devedor, mas principalmente pela META, empresa dona do aplicativo. Além disso, é preciso respeitar o Código de Defesa do Consumidor e não enviar nenhuma mensagem de constrangimento, ameaça ou expor a outra parte ao ridículo.

Passo a passo de como fazer cobrança por telefone

  1. Reunir todas as informações. ...
  2. Tente a estratégia de mandar SMS primeiro. ...
  3. Ligação para convidar o cliente a ir até a loja. ...
  4. Fazer aviso de negativação. ...
  5. Ligação de negociação. ...
  6. Como a Cobre Fácil pode ajudar.

Confira os modelos de mensagem:
Passando para te lembrar, não perca seu horário agendado na [NOME DA CLÍNICA], às [HORA] dia [DATA]. Se precisar reagendar, responda essa mensagem ou ligue [TELEFONE]. Esperamos você! Olá, aqui é da [NOME DA CLÍNICA], não esqueça do seu horário agendado para [DATA] às [HORA].

Olá [Nome do prospect], esta mensagem é em resposta ao e-mail que lhe enviei [Data]. Nenhum membro de sua equipe entrou em contato comigo desde então. Se você estiver interessado em se reunir comigo, por favor, informe-me quais datas seriam convenientes para você.

Use proatividade e teasers. Fazer cobranças por telefone envolve usar a proatividade e teasers — informações prévias de que realizará novamente outro contato e garantir com que a despesa seja paga. Portanto, lembre-se de logo no início do contato mencionar o motivo da ligação.

O que não é permitido na cobrança de dívidas?

  • Ligações de cobrança de dívidas.
  • Constrangimento.
  • Ameaças.
  • Coação.
  • Cobrança abusiva.
  • Exposição ao ridículo.

A objeção do “não tenho dinheiro” muitas vezes é o desejo de procrastinar por achar que depois ele pode resolver o problema. Para quebrar esse sentimento de procrastinação, você precisa gerar um FORTE ESTÍMULO EMOCIONAL. Mostre a ele que, se ele não resolver esse problema agora, o futuro vai ser bem pior.

Como convencer o cliente em 90 segundos

  1. #1 Abra seu corpo e mire seu coração para a pessoa.
  2. #2 Dê o seu melhor sorriso e foque no olhar do seu cliente.
  3. #3 Seja um camaleão.
  4. #4 Coerência e atitude positiva.

O boleto bancário é uma das formas mais tradicionais e conhecidas de cobrança. O boleto online é gerado por um emissor de boletos que envia a fatura para o cliente pelos meios digitais, sem ser impresso. Basta cadastrar o e-mail ou o número de telefone do destinatário para que ele receba o boleto em PDF.