Como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp frases?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Exemplo: “Olá [Nome do cliente], a data do vencimento do seu boleto da Loja X está se aproximando! Pagando em dia, você evita multas por atraso.” Neste tipo de mensagem, reforce os benefícios de se pagar em dia, como evitar porcentagens de juros e garantir possíveis descontos.

Exemplo de Mensagem de Cobrança por SMS: Prezado cliente, seu pagamento referente a fatura ________________ está com um pequeno atraso. Para facilitar o seu pagamento, estamos enviando abaixo o link de pagamento da mesma, onde poderá quita-la até o dia __ / __ / ____. Qualquer duvida, entre em contato conosco.

Na hora de enviar uma mensagem de cobrança pelo WhatsApp, mande junto um link de pagamento para que o consumidor possa quitar a dívida. O processo fica ainda mais simples. Para quem recebe a mensagem, é só clicar e pagar. Para quem envia, recebe o valor na conta rapidamente.

Como fazer cobrança pelo WhatsApp em seis passos

  1. 1- Descubra se você está falando com a pessoa certa. Antes de enviar uma mensagem de cobrança, é preciso saber se você está falando com a pessoa certa! ...
  2. 2- Apresente-se. ...
  3. 3- Seja objetivo. ...
  4. 4- Procure uma data para pagamento. ...
  5. 6- Encerre a conversa.

As principais técnicas estão listadas abaixo!

  1. Dar ao cliente a sensação de exclusividade. ...
  2. Oferecer a oportunidade de quitação. ...
  3. Criar uma condição especial. ...
  4. Desenvolver um vínculo. ...
  5. Lembrar sobre a importância do compromisso assumido. ...
  6. Abrir espaço para sugestão de quitação.

Como cobrar educadamente um cliente
Ser sempre respeitoso, discreto e atencioso ao cobrar um cliente é essencial. Deve-se tomar cuidado com palavras e tom de voz, substituindo palavras indelicadas, como “dívida”, por “um valor em aberto” por exemplo.

Estamos entrando em contato para informar que agora é possível realizar o pagamento de suas faturas por cartão de crédito ou transferência. Também estamos à disposição para negociar o valor que consta em aberto em nosso sistema. Assim que possível, entre em contato com a gente para chegarmos juntos à melhor solução.”

5 Estratégias de cobrança para aplicar em médias e grandes empresas

  1. Ter uma régua de cobrança. ...
  2. Manter a base de dados atualizada. ...
  3. Fazer a cobrança preventiva. ...
  4. Definir a melhor abordagem para cada cliente. ...
  5. Utilizar ferramentas de cobrança.

Como a mensagem do lembrete de vencimento deve ser escrita. Na hora de escrever a mensagem de texto do SMS de cobrança, a ideia não é cobrar expressamente o cliente, e sim fazê-lo se lembrar de que aquela despesa existe e que precisa ser paga. A mensagem deve ser delicada, mas direta e curta.

Dessa forma, mesmo que seja legal fazer uma cobrança pelo WhatsApp, a conta da assessoria pode ser bloqueada. Por isso, embora o WhatsApp seja uma ferramenta poderosa de comunicação e relacionamento, ela não pode ser utilizada para cobrança de dívidas, sob risco de sofrer um bloqueio.

2. 5 frases para recepcionar o cliente

  1. Bem-vindo à [nome de sua empresa]. Como vai? Como posso ajudá-lo agora?
  2. Bom dia/boa tarde/boa noite! Meu nome é xxxx. Represento a [nome da empresa]. ...
  3. Olá! Meu nome é xxxx. ...
  4. Bom dia/boa tarde/boa noite! Como o sr/sra está hoje? ...
  5. Bem-vindo à [nome da empresa]. Tudo bem?

4 dicas sobre como cobrar um amigo

  1. Estabeleça um prazo antes de cobrar o seu amigo. Tenha em mente que tudo que você combina antes vai te evitar dores de cabeça. ...
  2. Pense na mensagem com cautela. ...
  3. Use o WhatsApp como um aliado. ...
  4. Tente entender o lado do devedor.

Confira, agora, dicas estratégicas para realizar um controle de pagamentos de clientes eficaz e, assim, diminuir os casos de inadimplência.

  • Estabeleça uma rotina em seus processos financeiros. ...
  • Não tenha receio de cobrar. ...
  • Flexibilize os pagamentos. ...
  • Valorize os bons pagadores.

A seguir, veja dicas para se sair bem em algumas circunstâncias, que podem te ajudar na hora da cobrança.

  1. Cobre, mas de forma educada. ...
  2. Tente uma abordagem impessoal. ...
  3. Facilite o pagamento. ...
  4. Entenda seu cliente. ...
  5. Entenda seus canais de comunicação. ...
  6. Organize-se para cobrar clientes.

Em algumas situações, em vez de pedir o pagamento em dinheiro, você pode cobrar o devedor com humor. Pode, por exemplo, sugerir que o amigo pague seu almoço ou que a cerveja do dia fique por conta dele. “Pagar a dívida dói menos quando a pessoa não vê o dinheiro e ele é simbolizado por algo”, explica Azevedo.

Trate o cliente com atenção
Seja atencioso com o cliente e demonstre interesse pelo que ele tem a dizer. Prepare-se para tornar o momento mais tranquilo e propício para uma negociação. Procure não deixar o cliente acuado e encontre formas de esclarecer que o objetivo é ajudá-lo a quitar a dívida com a empresa.

A régua de cobrança nada mais é que um fluxo de comunicações ao cliente até a quitação do débito. Ela é uma importante ferramenta da gestão de cobranças, que irá garantir um bom relacionamento com o seu cliente durante o processo. Além disso, ela ajuda a avaliar os canais de comunicação mais efetivos.

Veja abaixo as dicas de como inovar no setor de cobranças:

  1. Análise e relatórios de dados. Formas novas e aprimoradas de coleta de dados tornaram mais informações disponíveis do que nunca. ...
  2. Analisando o envolvimento do consumidor. ...
  3. Construindo sistemas escaláveis. ...
  4. Mensagens instantâneas. ...
  5. Automação de conversa.

Passando para te lembrar, não perca seu horário agendado na [NOME DA CLÍNICA], às [HORA] dia [DATA]. Se precisar reagendar, responda essa mensagem ou ligue [TELEFONE]. Esperamos você! Olá, aqui é da [NOME DA CLÍNICA], não esqueça do seu horário agendado para [DATA] às [HORA].