Como cobrar o boleto do cliente?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 24 de maio de 2023
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Solicite, junto ao banco ou gerador, o serviço de emissão de boletos. Reúna os dados do beneficiário, ou seja, do recebedor da cobrança (nome completo, CPF ou CNPJ, endereço). Colete os dados do sacado, pagante do título (nome completo, CPF ou CNPJ, endereço).

Qual a melhor forma de cobrar um cliente? Aprenda em 8 passos

  1. Tenha controle de todas as vendas e valores a receber. ...
  2. Envie lembretes antes do vencimento. ...
  3. Escolha o melhor meio. ...
  4. Esteja atento ao Código de Defesa do Consumidor. ...
  5. Seja educado. ...
  6. Faça um contato impessoal. ...
  7. Ofereça boas condições. ...
  8. Utilize um link de pagamento.

“Como vai, [nome do cliente]? Sabemos que o momento atual não está fácil, por isso gostaríamos de conversar sobre suas faturas em aberto e negociar a melhor solução para todos. Conte com o nosso apoio para resolver esta questão!”

Olá, [Nome]. Como vai? Somos da [nome da empresa] e estamos escrevendo para lembrar que a sua fatura de R$ [valor] referente ao mês de [mês] de [ano] vence hoje [DD/MM]. Podemos enviar o código de barras para pagamento por aqui ou você pode acertar via Pix!

Então crie uma política de pagamento!

  1. Estabeleça e mantenha a sua presença profissional/pública.
  2. Combine o preço antes e sabendo exatamente o que precisa fazer.
  3. Pense na possibilidade de trabalhar com demandas ou por meio de depósito.
  4. Faça a eles uma oferta irrecusável.
  5. Perguntar é o primeiro passo.

Exemplo de texto para envio de boleto a vencer
Olá, [fulano de tal]. Tudo bem? O boleto referente a compra do [produto/serviço], no valor de R$ XX,XX vence amanhã. Evite multas por atraso realizando pagamento em qualquer banco, na lotérica, nos canais digitais do seu banco (internet banking) ou app de pagamento.

Como mandar um lembrete de vencimento

  1. Tente entender como o consumidor prefere o contato – se por telefone, e-mail ou WhatsApp. Ou, envie para todos os contatos que você tem dele;
  2. Escreva a mensagem ou escolha uma mensagem pronta e coloque os dados do seu cliente;
  3. Envie a mensagem.

Mas é comum encontrar gestores que ainda têm dúvidas sobre a legalidade de fazer cobranças pelo aplicativo. A resposta é: sim, a cobrança pelo WhatsApp é legal, desde que seja respeitado o Código de Defesa do Consumidor.

O que fazer se o cliente se recusar a pagar?

  1. Entre em contato. A primeira coisa a se fazer quando um consumidor fica inadimplente é entrar em contato. ...
  2. Tenha um padrão de abordagem. ...
  3. Ofereça facilidades. ...
  4. Suspenda o serviço. ...
  5. Procure ajuda especializada. ...
  6. Acione o SPC e o Serasa. ...
  7. Recorra à Justiça.

A forma correta de cobrar o seu cliente está prevista nos artigos 42 e 42-A do Código de Defesa do Consumidor, devendo ser feita de modo respeitoso, com a identificação do nome, endereço e CPF do cliente a ser cobrado; o valor e a origem da dívida; o nome da empresa credora e seu CNPJ.

1. Entenda a sua situação financeira

  1. Converse de forma amigável. O tom da conversa deve ser o mesmo que vocês mantêm no seu dia a dia. ...
  2. Combine um prazo para o pagamento da dívida. ...
  3. Não tenha medo de cobrar. ...
  4. Acione a Justiça para reaver a quantia.

“Bom dia, [nome da pessoa]. Não identificamos o pagamento referente ao mês de [mês] do seu cartão [nome da empresa]. Para receber o código de barras do boleto atualizado, responda gratuitamente este SMS com a palavra SIM. Caso já tenha efetuado o pagamento, desconsidere a mensagem.”

O que fazer na hora de cobrar alguém?

  1. Parta do ponto de que todas as partes querem resolver a situação;
  2. Entre em contato com a pessoa com calma e tranquilidade;
  3. Fale com um tom amigável e respeitoso;
  4. Relembre a data e detalhes da compra.
  5. Ofereça uma solução para o pagamento, como parcelas.

Você deve enviar a mensagem para o e-mail que foi informado pelo devedor no momento do cadastro e, também, para outros e-mails que você tenha obtido ao longo das tentativas de cobrança. Enviar esse aviso prévio de cobrança é uma ótima forma de motivar o devedor a efetuar o pagamento e evitar o protesto.

Em seguida, confira algumas dicas práticas sobre como fazer cobranças desse tipo por telefone:

  1. Faça abordagens personalizadas de acordo com o tempo da dívida. ...
  2. Evite usar a palavra “dívida” ...
  3. Ofereça abertura para negociações. ...
  4. Não leve para o lado pessoal.

Não existe uma legislação específica que preveja a cobrança deste sinal, mas também não existe uma proibição. Pelo contrário, é bastante comum trabalhar com esse pagamento parcial antecipado, pois eles precisam adquirir a matéria-prima para realizar o serviço contratado.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira proposta que proíbe os prestadores de serviço de cobrar mensalidades ou parcelas adiantadas referentes aos serviços que pretendem fornecer ao consumidor.

Assunto: (nome do cliente), seu pagamento está atrasado. Bom dia, fulano. Verificamos em nosso sistema, que sua fatura n° x, no valor de R$x, vencida no dia xx/xx/xxxx continua pendente. Solicitamos que faça a regularização para que não perca os seus benefícios.

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.

Quando lançou sua API de uso comercial, há três anos, o Whatsapp iniciou o formato de cobrança por notificação. E desde então, é com ele que as empresas que trabalham com a plataforma estão acostumadas: se abrem uma conversa com um usuário, são cobradas por mensagem de template enviada.