Como cobrar dívida de inquilino?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Para cobrar uma dívida de aluguel basta separar os documentos inerentes ao ajuizamento da ação e procurar um advogado especialista em direito imobiliário, o qual buscará da melhor forma possível receber o valor, seja de forma amigável ou com a intervenção judicial.

Em primeiro lugar, você não poderá tirar o locatário (inquilino) que está inadimplente à força, deverá notificá-lo previamente dos débitos anteriores e solicitar que o mesmo deixe o imóvel, caso ele não faça, a medida correta a ser adotada é ajuizar ação de despejo e a respectiva cobrança dos alugueis atrasados.

Nesse caso, o locador pode ajuizar uma ação de despejo por falta de pagamento, mesmo assim. E atenção! A LI não impõe nenhum prazo pra que seja possível ajuizar a ação de despejo. Sendo assim, essa ação por ser ajuizada a partir do primeiro dia de atraso do aluguel ou dos encargos.

Como notificar inquilino em atraso? O locatário pode ser notificado extrajudicialmente através de carta registrada com aviso de recebimento ou através do cartório de Registro de Títulos e Documentos.

Apresente o valor da dívida, mencione quando ela deveria ter sido paga e qual o novo prazo para acerto, fale sobre juros e multas se houver e dê algumas opções de pagamento. Lembre-se de mostrar flexibilidade para negociar ou para aceitar o débito em parcelas, por exemplo.

O pedido de despejo deve acontecer em até 60 dias depois do atraso de pagamento, porém, o dono do imóvel pode entrar com a ação no dia posterior da falta de pagamento.

Caso a decisão judicial seja favorável ao dono da propriedade, o inquilino tem até seis meses para desocupá-la. Se o locatário não tiver saído seis meses após a decisão judicial, o proprietário pode chamar a polícia para obrigá-lo a sair do imóvel.

Se o inquilino não pagar as taxas condominiais em dia, o proprietário tem o direito de pedir pelo despejo do indivíduo. Segundo a Lei do Inquilinato, o locatário que faltar com o pagamento do aluguel pode ser convocado a desocupar o imóvel até 15 dias.

Em geral, os honorários são fixados em 20% do valor da dívida a ser cobrada. Contate o Dr. Guilherme Feldmann e sua equipe de advogados imobiliários especializados para aconselhamento adequado sobre seu caso.

O prazo prescricional para cobrança de valor decorrente de aluguel é de três anos. O efeito interruptivo da prescrição, retroativo a data da distribuição do processo gerado pelo despacho que determina a citação, opera-se, ordinariamente, se a demora em se efetivar a citação deve-se da morosidade do Poder Judiciário.

O protesto deve ser realizado no local de pagamento expresso no respectivo contrato de locação. Caso estipulado que o aluguel deva ser pago mediante depósito bancário, é então a praça do pagamento que determina a apresentação do contrato no respectivo cartório.

O contrato de locação e as notificações extrajudiciais
As notificações via internet utilizando Email, Whatsapp, mensagem do celular e assemelhados são permitidas desde que o contrato de locação autorize esta forma de comunicação e convém as partes descreverem os meios de uso e recebimento da confirmação.

Olá, [nome do cliente]! Ainda não identificamos o pagamento da sua última fatura e gostaríamos de saber se aconteceu alguma coisa e como podemos ajudá-lo. Estamos à sua disposição!

Você tem mais de uma opção para cobrar uma pessoa, mas primeiro saiba desses pontos importantes para fazer uma pessoa te pagar uma dívida:

  1. Converse com a pessoa devedora. ...
  2. Esteja aberto a negociar. ...
  3. O acordo deve ser lembrado sempre. ...
  4. Um novo acordo ou condições de parcelamento podem ajudar a receber a dívida.
  1. 1 - Estabeleça um prazo. Tudo que é combinado antes evita amolações depois. ...
  2. 2 - Sinta-se à vontade para cobrar. Ter dificuldade para cobrar o amigo pode ser sinal de que sua autoestima não vai bem. ...
  3. 3 - Não deixe passar muito tempo. ...
  4. 4 - Cobre com sinceridade e empatia. ...
  5. 5 - Dê indiretas bem-humoradas.

O locador de imóvel com locatário inadimplente poderá direcionar a protesto o contrato de locação vencido e não quitado. A competência do protesto será o local de pagamento expresso no contrato, ou seja, a praça de pagamento. Na ausência deste, será adotado o critério do domicílio do devedor.

O inquilino não paga aluguel e não tem Contrato
por exemplo enviando a notificação extrajudicial. Nesta ocasião, você também pode cobrar tudo o que o inquilino deixou de pagar. Logo quando o inquilino não paga aluguel e não tem contrato, basta efetuar as cobranças de acordo com as dicas acima.

Portanto, com um dia de atraso pode o nome do inquilino ser levado ao cartório de protesto. Porém, só será protestado o débito referente ao não pagamento do aluguel e acessórios, outros débitos relacionados do contrato de locação podem ser protestados.

Uma saudação cordial e educada; A informação sobre o valor que precisa ser acertado; As opções de pagamento que a pessoa pode optar; Uma despedida que deixe claro que, em caso de dúvidas ou dificuldades, você ou a sua empresa estão à disposição para ajudar.

Gostaria de saber se você está com alguma dificuldade para realizar o pagamento, pois ainda está em aberto. Aguardamos o seu contato para solucionarmos isso! Prezado, para facilitar a regularização do seu pagamento, estamos enviando um boleto com o valor atualizado. Atenção: observe a nova data de vencimento.

Exemplo: “Olá [Nome do cliente], a data do vencimento do seu boleto da Loja X está se aproximando! Pagando em dia, você evita multas por atraso.” Neste tipo de mensagem, reforce os benefícios de se pagar em dia, como evitar porcentagens de juros e garantir possíveis descontos.