Como cobrar como Influencer?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Marcas procuram, principalmente, por alcance, engajamento e regularidade de produção, orientam os especialistas. Estes valores podem ser medidos a partir de uma combinação entre o número de curtidas, comentários, compartilhamentos, postagens salvas e pessoas alcançadas.

O melhor método para calcular o preço de uma divulgação no Instagram requer encontrar o valor do custo por ação (CPA) do seu público e cobrar por interações em seu publipost, somando ao final uma taxa fixa de serviço.

Em média, de acordo com uma pesquisa realizada pela Hopper HQ em 2021, o valor pago por postagem de um influenciador no Instagram é de aproximadamente US$ 1.200 para contas com menos de 10.000 seguidores, US$ 3.000 para contas com 10.000 a 50.000 seguidores, e US$ 12.000 para contas com mais de 100.000 seguidores.

O estudo estima que cada seguidor equivale a US$ 0,01, ou "um centavo de dólar". De acordo com o site Business Insider, porém, basear-se apenas em número de seguidores pode não ser o mais adequado.

De acordo com um levantamento feito pelo site Metrópoles, os grandes influenciadores costumam fazer contratos de, no mínimo, 6 meses. Mas uma sequência de story (3 vídeos, cada um com 15s) custa de R$3.500 a R$100.000, dependendo do engajamento, número de seguidores e poder de influência do artista.

Afinal de contas, as blogueiras iniciantes cobram bem mais barato por seus serviços – algo em torno de 15 a 100 reais. Assim, as marcas atingem um público maior, sem gastar rios de dinheiro pagando em torno de 15 mil reais para uma blogueira conhecida.

A média praticada no mercado é de R$ 18 mil por campanha publicitária. Claro que esse número pode ser maior ou menor de acordo com o tamanho do perfil. Mas segundo levantamento da mesma matéria, as cifras começam em R$ 1.000 e podem chegar até os R$ 600 mil.

O cálculo é feito baseado no número de seguidores da pessoa e leva em conta uma pesquisa que apontou o valor de cada seguidor como o equivalente a 1 centavo de dólar (US$ 0,01) ou aproximadamente 3 centavos de real (R$ 0,03).

A média de valor do mercado hoje é a cada 1.000 visualizações no story cobra-se R$300,00. Lembrando que isso é apenas uma média, podendo ser mais ou menos. Agora que você já sabe quanto cobrar, deve fazer muito conteúdo de valor para ajudar seus seguidores, construir uma audiência fiel e fechar excelentes parcerias!

U$ 125 a cada 50 mil visualizações; U$ 250 a cada 100 mil visualizações; US$ 375 a cada 150 mil visualizações; US$ 500 a cada 200 mil visualizações.

Enquanto existem profissionais que costumam cobrar entre 10 ou 15 reais em um post, há aqueles também que não fazem nada por menos de 100 reais. Portanto, existem vários fatores que contribuem para essa variação de preço, como estilo de projeto profissional, nível de conhecimento profissional, localidade, entre outros.

Logo, o pagamento no Instagram é feito a partir de acordos entre marcas e empresas com os criadores de conteúdo para divulgar produtos ou serviços através de posts patrocinados. E o valor pode depender muito de acordo com o número de seguidores e o engajamento que seu perfil possui.

Além disso, a influenciadora vendeu cerca de 110 mil frascos, alcançando a marca de 1.200 frascos vendidos por dia. No início deste ano, ela revelou o faturamento da WePink em 2022: R$ 168.599.334,48.

"Alguém vendendo conta do Instagram com 10k ou mais?", questiona um integrante do Vendas e trocas de Instagram 2021, que tem mais de 250 membros - não é necessário ser um, no entanto, para interagir. Um perfil mais modesto, que não chega a 2.000 fãs, vale R$50 por ali, mas tem poucos interessados.