Como classificar os encontros vocálicos?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

O encontro vocálico acontece quando uma palavra tem o som de duas ou mais vogais em sequência na palavra. Esse encontro vocálico pode ser classificado como ditongo, tritongo ou hiato, dependendo de como esses sons de vogais aparecem na palavra e entre as sílabas.

O ditongo ocorre quando se encontram uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba, tritongo é quando se unem duas semivogais e uma vogal em uma mesma sílaba e o hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes.

O hiato é o encontro entre vogais pertencentes a sílabas diferentes. Além dele, outros tipos de encontros vocálicos são o ditongo e o tritongo. No ditongo, as duas vogais que se encontram permanecem na mesma sílaba. Já no tritongo, há o encontro entre três vogais, todas na mesma sílaba.

DITONGO -> é o encontro de uma vogal e uma semi-vogal pronunciadas na mesma sílaba. HIATO -> é o encontro de duas vogais pronunciadas em sílabas separadas. TRITONGO -> é o encontro de três vogais pronunciadas na mesma sílaba. Encontro consonantal é o encontro de duas consoantes, as duas consoantes são pronunciadas.

Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: pato, bota. Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: couro, baile.

Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória” (“i” é semivogal, e “a” é vogal) quanto o vocábulo “coice” (“o” é vogal, e “i” é semivogal) apresentam um ditongo.

Sobre ditongo
O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz. Exemplos: - Dói (dói); - Lei (lei);

Hiato é o encontro de duas vogais numa palavra, cada uma pertencendo a uma sílaba diferente, por exemplo: saúde (sa-ú-de), moeda (mo-e-da), saída (sa-í-da), coelho (co-e-lho).

Hiato é o encontro vocálico em que duas vogais aparecem juntas numa palavra, mas ficam em sílabas diferentes quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: raiz (ra-iz), Saara (Sa-a-ra), país (pa-ís).

Tritongo é o encontro de uma vogal com duas semivogais na mesma sílaba (i-guais, Pa-ra-guai, quão).

Ditongo crescente é aquele em que a semivogal vem antes da vogal (SV + V). Neste caso, o som aumenta (cresce) do menos para o mais forte. Exemplos: água (á-gua)

Enquanto o ditongo conta com uma vogal e uma semivogal, ambas na mesma sílaba, o hiato separa em sílabas diferentes duas vogais em sequência, as duas pronunciadas fortemente.

Dígrafo vocálico: acontece quando o encontro das duas letras formam um som vocálico. Exemplos: - AM: ambiente; lamparina. - EM: embrião; embalagem.

Quais são os tipos de dígrafo? Dígrafos vocálicos: am, an, em, en, im, in, om, on, um, un. Exemplos de palavras com dígrafos vocálicos: xampu, manto, tempero, tensão, fim, minto, bomba, viscondessa, álbum, rotundo etc. Dígrafos consonantais: ch, gu, lh, nh, qu, rr, sc, sç, ss, xc, xs.