Como classificar ligação polar é apolar?

Perguntado por: dflores . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.

Polaridade da Ligação
Uma ligação covalente pura, em que os átomos dividem igualmente um par de elétrons, ocorre somente quando dois átomos idênticos se ligam. Quando dois átomos diferentes se ligam, o par de elétrons será compartilhado de forma desigual. O resultado é uma ligação covalente polar.

Moléculas polares são estruturas que apresentam dois polos e interagem por meio de forças dipolo induzido. Moléculas polares são aquelas que apresentam polos (positivo e negativo) e unem-se por meio desses polos, ou seja, polo positivo de uma molécula liga-se ao polo negativo da outra.

A ligação covalente polar ocorre quando dois átomos de elementos diferentes estão envolvidos em uma ligação. Sendo assim, os elétrons são compartilhados de maneira desigual, uma vez que, a eletronegatividade dos átomos é diferente.

Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.

Quando há diferença de eletronegatividade entre os átomos, a geometria determina se a molécula é polar ou apolar. O dióxido de carbono é apolar devido à geometria linear que faz com que o momento dipolar resultante da molécula seja igual a zero.

As moléculas orgânicas podem ser polares ou apolares. Se tiverem apenas carbonos e hidrogênios serão apolares, mas se tiverem qualquer outro elemento serão polares. A polaridade de uma molécula orgânica ou inorgânica é definida pela diferença de eletronegatividade e pela geometria molecular.

O que é Apolar:
Apolar é a qualidade daquilo que não tem polaridade, normalmente relacionado às moléculas orgânicas. Na química, a polaridade das moléculas orgânicas está relacionada com a intensidade da eletronegatividade dos átomos que formam estas moléculas.

Ligação covalente apolar: Quando a ligação ocorre entre dois átomos de um mesmo elemento químico, não há diferença de eletronegatividade entre eles e, por isso, a distribuição dos elétrons ao redor do núcleo de ambos os átomos é simétrica e não há formação de polos carregados positivamente ou negativamente na molécula.

Moléculas Apolares: não existe diferença de eletronegatividade entre os átomos. Moléculas Polares: existe diferença de eletronegatividade entre os átomos, apresentando um polo positivo e outro polo negativo.

Um exemplo importante de molécula polar é o da água. Devido à diferença de eletronegatividade entre o oxigénio e o hidrogénio, as duas ligações covalentes simples da molécula de água são fortemente polares e a disposição espacial dos pares eletrónicos não possibilita que os momentos dipolares se anulem.

Nas ligações dipolo-dipolo, as moléculas polares interagem de maneira que os polos opostos sejam preservados. Com o exemplo acima, podemos perceber que a interação dipolo-dipolo ocorre devido à atração entre os polos de carga oposta. O polo negativo (cloro) atrai o polo positivo (hidrogênio) da molécula vizinha.

OS OPOSTOS NÃO SE ATRAEM
Ela sugere que a água é polar e o óleo é apolar e, dessa forma, por apresentarem essa diferença de polaridade, eles não se misturam. É fato que substâncias apolares e polares se dissolvem melhor entre si, mas essa não é uma regra generalizada.

A molécula CO2 é apolar, sendo formada por ligações covalentes polares.

Será que você conhece bem os quatro tipos de ligações que existem?

  • Ligação iônica ou eletrovalente.
  • Ligação covalente ou molecular.
  • Ligação covalente dativa ou coordenada.
  • Ligação metálica.

A ligação iônica acontece entre um metal e um ametal; no caso do cloreto de sódio, o metal sódio (Na) doa um elétron para o ametal cloro (Cl), ficando assim ambos estáveis eletronicamente.

A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação. Observe que ambos os átomos precisavam receber um elétron para completar a sua camada de valência – segundo a Regra do Octeto – e para, dessa forma, ficarem estáveis.