Como classificar custos e despesas?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

A diferença básica entre custos e despesas é que o primeiro está diretamente ligado à produção de bens ou serviços, já o segundo tem mais relação com a manutenção do negócio, sem impacto direto no produto final. Os custos são gastos necessários, pois resultam na atividade principal do negócio.

Trata-se de todos os gastos referentes à administração da empresa, como os feitos nas áreas comercial e financeira, por exemplo. Eles são necessários para garantir o funcionamento do negócio, mas não contribuem diretamente para a produção de novos itens que serão comercializados.

Custo e despesa, apesar de parecidos, têm conceitos diferentes. O custo está relacionado às atividades-fim do negócio, como a matéria-prima. Já a despesa se refere aos gastos não relacionados ao produto final, como as despesas administrativas.

Esses gastos podem ser divididos entre custos e despesas e, ainda, dentro dos custos, podemos dividi-los entre diretos, indiretos, fixos e variáveis. Conhecer os diferentes tipos de custos é essencial para que uma gestão financeira assertiva seja realizada dentro da empresa.

O que é despesa? Enquanto o custo está relacionado com os gastos que a empresa precisa fazer para oferecer suas mercadorias, a despesa remete a todos os gastos que envolvem os bens ou serviços para manter a parte administrativa da empresa, como o setor comercial, de marketing, de desenvolvimento e financeiro.

Os custos podem ser entendidos conforme o segmento da entidade. No comércio, a aquisição de mercadorias é o custo, já na indústria, ele é entendido como a aquisição de matérias-primas, insumos e mão-de-obra na produção de um bem. As despesas estão relacionadas com os gastos usados para a obtenção de receitas.

Alguns exemplos de despesa são as contas de energia elétrica, de água e de telefone, os impostos, o aluguel, o gasto com publicidade e a folha de pagamento de seus funcionários. No entanto, os gastos com matéria-prima, com insumos e com serviços para obter algum produto não são considerados despesas.

A importância da classificação de despesas
Classificando corretamente as despesas, a companhia consegue potencializar seu planejamento financeiro, além de diversos outros benefícios. Uma melhor organização do fluxo de caixa, por exemplo, é um deles.

O custo de produção é calculado a partir da soma do custo da matéria prima, no qual são incluídos os valores do frete e impostos, do custo da mão de obra direta junto com o custo indireto de fabricação.

1º Passo: separar custos/ despesas; 2º Passo: lançar despesas diretamente para o resultado; 3º Passo: separar custos diretos/ indiretos; 4º Passo: alocar os custos diretos aos produtos; 5º Passo: atribuir os custos indiretos aos produtos via rateio.

Existem duas formas de análise das despesas na DRE, quais sejam: método da natureza da despesa e método funcional. Segundo o CPC 26, as despesas devem ser subclassificadas a fim de destacar componentes do desempenho que possam diferir em termos de frequência, potencial de ganho ou de perda e previsibilidade.

Sendo assim, identificar e classificar corretamente os custos é fundamental para manter as contas em dia, com um fluxo de caixa saudável e equilibrado, para garantir a continuidade das operações e o fortalecimento do seu negócio.

Despesas fixas não dependem do volume de vendas e produção, sendo gastos estáveis e previsíveis. Despesas variáveis oscilam conforme a produção e as vendas, criando a necessidade de um cálculo recorrente.

Quatro tipos de custos na contabilidade

  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Custos Ou Despesas Fixas
São os gastos que não variam de acordo com o volume produzido ou comercializado. Ou seja, os valores pagos serão os mesmos todos os meses, independentemente dos resultados da empresa. Alguns exemplos são os salários dos colaboradores, o aluguel, a conta de água, entre outras coisas.

Podemos dividir os gastos em custos, despesas, investimentos e movimentos não operacionais.