Como classificar ativo e passivo?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 6 votos

Qual a diferença entre ativo e passivo? Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica).

No passivo, as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do Ativo não Circulante, serão classificadas em ordem decrescente de prioridade de pagamento das exigibilidades, como: a) contas a pagar, comerciais e outras; b) provisões; c) obrigações financeiras (exceto as referidas nas ...

Para fazer a classificação contábil, primeiro, é preciso criar o plano de contas da empresa para definir em qual categoria cada operação se encaixa. Por isso, existe uma estrutura básica para todo plano de contas, que está classificado em 6 grandes grupos: ativos, passivos, receitas, custos, despesas e transitórias.

Quando, em um encontro sexual, o outro chega tocando no rosto ou no pescoço, geralmente, isto representa um comportamento passivo no sexo. Quando ele chega com mais “pegada”, encostando em partes mais íntimas do corpo, demonstra ser o ativo do casal.

Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências. Esse controle é essencial para garantir a saúde financeira de qualquer negócio.

ALGUNS EXEMPLOS DE CONTAS DE ATIVO SÃO: ESTOQUES (DE PRODUTOS ACABADOS OU DE MATÉRIA- PRIMA), BENS COMO MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E PRÉDIOS OU AINDA CONTAS DE ATIVOS FINANCEIROS, COMO INVESTIMENTOS OU DUPLICATAS A RECEBER.

Mas para isso temos que saber que o Ativo é dividido em 3 grandes grupos que são:

  • º - ATIVO CIRCULANTE.
  • º - ATIVO REALIZAVEL A LONGO PRAZO.
  • º - ATIVO PERMANENTE.

Existem vários tipos de passivos, de acordo com o setor e tipo de obrigações que eles se relacionam.

  • Passivos circulantes.
  • Passivos não circulantes.
  • Ambientais.
  • Passivos a descoberto.
  • Passivos permanentes.
  • Operacionais.
  • Passivos flutuantes.

Na hora de estruturar o balanço patrimonial do seu negócio, os ativos devem ser alocados no lado esquerdo, enquanto os passivos e o patrimônio líquido, no lado direito.

O balanço patrimonial é dividido em duas categorias principais, Balanço Patrimonial Ativo e Balanço Patrimonial Passivo. Os ativos enumeram bens, aos direitos e aplicações de recursos controlados pela empresa.

Os passivos podem ser classificados como exigíveis e não exigíveis. Os exigíveis, que depois se dividem entre circulante e não circulante, levam em consideração apenas os valores do negócio. Já os passivos não exigíveis consideram, além do patrimônio líquido da empresa, o capital social dos seus sócios.

Resumidamente, temos quatro técnicas: escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e análise das demonstrações contábeis.

Contas patrimoniais são divididas em dois grandes grupos: contas patrimoniais propriamente ditas (ativo, passivo e patrimônio líquido) e contas de resultado (receitas, custos e despesas). Ali estarão expressos os grupos de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, custos e, finalmente, despesas.

Como fazer um balanço patrimonial?

  1. Definir o período que será analisado (12 meses, por exemplo)
  2. Reunir os registros de ativos do negócio;
  3. Elencar também os passivos, com os devidos registros;
  4. Realizar o levantamento do valor que é o patrimônio líquido do negócio;
  5. Inserir as informações no balanço patrimonial.

Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências. Esse controle é essencial para garantir a saúde financeira de qualquer negócio.

Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.

O que é ser passivo:
Passivo é um adjetivo atribuído a algo ou alguém que sofre ou é alvo de uma ação provocada por outra pessoa. Ele está relacionado com o fato de uma pessoa não realizar ou fazer coisas por si mesma, deixando para que outras pessoas façam isso por elas.

Já os passivos são os números que registram as dívidas e obrigações da empresa com terceiros, sejam eles parceiros de negócio, bancos ou governo. Pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e obrigações fiscais e sociais são exemplos de passivos.